.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de outubro de 2016

"JESUS, MESTRE, TEM COMPAIXÃO DE NÓS!" - Olívia Coutinho

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 Dia 09 de Outubro de 2016

Evangelho de Lc 17,11-19
Jesus nos convida a sermos propagadores do amor de Deus, não somente com palavras, mas principalmente com as nossas ações do dia a dia! É com o nosso testemunho de vida, que motivamos o outro a  fazer a experiência do amor de Deus, no  encontro com Jesus!
Como seguidores de Jesus, comprometidos com o evangelho, não podemos ficar indiferentes  às inúmeras graças que recebemos de  Deus  e nem deixar que irmãos nossos desconheçam a verdade que liberta!
Muitas vezes, o que aflige o nosso irmão, não são os seus problemas em si, e sim, a falta de motivação para enfrentá-los, por não verem nenhuma perspectiva pela frente. 
São muitos, os que não conseguem sair de situações difíceis, por  falta  de motivação, por falta de  alguém  que  lhes mostre o Deus da vida, o Deus que é maior do que o seu problema.
Podemos até  ter fé, mas se não aplicarmos na nossa vida os ditos e feitos de Jesus, não daremos testemunho do seu amor,  portanto, o reino de Deus não acontecerá através de nós.
O Reino de Deus só acontece através de nós, quando, assim como Jesus, nos tornamos fonte de libertação para o outro, eliminando as trevas de sua vida!
A narrativa do evangelho deste Domingo, nos mostra o quanto é importante propagarmos o amor de Deus!  Foi graças a esta propagação, que dez leprosos se  libertaram de um mal que lhes causava, além das feridas no corpo, feridas profundas na alma.  
Condenados pela sociedade, a viverem excluídos do convívio social, sem o  contato  com a  família, estes dez homens,  sobreviviam nas periferias num total abandono. É neste abandono, que Jesus, caminhando para Jerusalém, os  encontra. Certamente, eles, já haviam ouvido falar do poder de Deus na pessoa de Jesus, isto é, o amor e  a  misericórdia de Jesus, já haviam sido propagados  naquelas redondezas, o que despertou neles, a esperança de serem curados por Jesus. Cientes de suas limitações, eles não ousaram  em aproximar de Jesus, mas de longe gritaram: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!”. Jesus é muito breve neste encontro, apenas ordena-os a irem até os sacerdotes, pois só eles, poderiam liberá-los para o convívio  social após constatar a sua cura, cura, que Jesus sabia que iria acontecer ao longo do caminho. 
(A lepra, hoje conhecida com  hanseníase,  era uma doença incurável, quem a contraia  era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar e quando alguém se livrava deste mal, a sua cura era considerada como obra exclusiva de Deus.)
Em obediência a Jesus, os leprosos, cheios de esperança,   tomam o caminho indicado por Ele, e, durante este percurso,  eles percebem  que estavam curados!  Um deles, logo que se viu livre da lepra, retorna  ao encontro do Sacerdote, o sacerdote Maior, aquele que lhe concedera a cura: Jesus!
Prostrado a seus pés, aquele homem, recebe também a cura interior, ou seja, a sua Salvação. Este, era um samaritano, inimigo dos judeus, o único,  que ao sentir tocado pela intervenção de Deus em seu corpo, quis também experimentá-la no seu interior. Uma atitude que podemos constatar  com a sua decisão de  retornar à Jesus!
Antes de receber a cura, este  samaritano gritou Jesus de longe, curado, ele toca em Jesus, numa atitude de reconhecimento de que Jesus era o próprio Deus! É este reconhecimento que o  levou a ficar totalmente livre de tudo  que o impedia de viver dignamente, tudo o que lhe  escravizava: doença, preconceito, abandono e principalmente o pecado. 
Mesmo vindo de um povo que não honrava a Deus, aquele samaritano, que havia recebido  a cura física, recebe também,  a cura  interior e simultaneamente a salvação! Já, os outros nove, que eram judeus, se contentaram somente com a cura física, com o externo, foram viver a vida deles sem Jesus.
Jesus questiona: “e os outros nove, onde estão?” Este  questionamento de Jesus,  não significa que Ele queria ouvir deles um agradecimento verbal, o  que  entristeceu Jesus,  foi o fato deles não se interessarem pela cura total!  Os nove,  perderam  a oportunidade  de experimentarem  a ação de Deus em suas vidas, a cura total!
A salvação é um presente que Deus concede a todo aquele que crê em Jesus e que se dispõe a  segui-lo.
E nós, com quem identificamos: com o Samaritano? Ou com os nove leprosos  que se contentaram somente com a cura física?
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário