.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de outubro de 2016

--E para quem ficará o que tu acumulaste?-José Salviano

17 de Outubro de 2016-Ano C

Evangelho - Lc 12,13-21



 Então aquele homem ambicioso trabalhou, e trabalhou, não fez outra coisa na vida além de acumular riquezas. Se especializou em fazer isso de tal forma, que foi considerado um campeão em gerar riquezas. Não se importou com a sua saúde, com a família, muito menos com o amor aos filhos, porque para ele tudo se reduzia a um grande comércio, e todas as relações entre as pessoas se resumia em um constante TOMA LÁ DÁ CÁ. Afeto, carinho, fraternidade, são coisas sem a menor importância. O respeito, apenas o respeito a Deus para ele, é uma coisa até importante. Porém, isso não deve atrapalhar a corrida louca e insana pela busca de mais lucros e rendimentos.
Fábricas, lojas, navios, iates, muitos imóveis em sua cidade e também em outras, shoppings, empresas de transportes. Sua riqueza se multiplicou de forma assustadora, e, ao contrário do que se possa pensar, o seu sono não era uma pausa repousante, pois vivia aterrorizado com a possibilidade de estar sendo lesado pelos seus gerentes espalhados pelas suas múltiplas empresas.  Não era um homem tranqüilo, sereno, muito menos feliz. Vivia atormentado por vários tipos de medo: Medo de ser sequestrado, ou de ter um filho nas mãos de bandidos exploradores exigindo resgate, medo de possíveis crises econômicas, medo de não poder contar com a confiança de seus empregados, medo daqueles que poderiam lhe pedir doações, esmolas, e algum tipo de ajuda. Por isso, vivia praticamente isolado, nem se vestia tão bem quanto o podia, para não chamar a atenção, não gostava de festas, evitava todo tipo de desperdício, economizava em tudo na maior mesquinharia, só era gentil e "amoroso" com quem lhe poderia proporcionar algum tipo de lucro. Em suma, aquele homem, gênio, uma verdadeira máquina de acumular riquezas, não viveu a vida. Não desfrutou sua existência, nem mesmo quando era jovem.  Porque diversão significava desperdício de tempo e dinheiro, duas coisas que para ele eram inaceitáveis. 

            E PARA QUEM FICARÁ O QUE TU ACUMULASTE?

E assim, suas vistas se escureceram, e o final de sua vida chegou... Com os movimentos limitados pela artrose, pela artrite, vistas cansadas, surdez de um dos ouvidos, esclerose, mau humor, irritabilidade com todos, só uma coisa ele tinha em abundância: DINHEIRO! MUITO DINHEIRO. Depois de uma certa idade, ele acreditava poder COMPRAR TUDO COM O DINHEIRO! E tentou recuperar o tempo perdido nos vários anos de uma corrida louca em busca da riqueza! Mas como isso não é possível, constantemente ficava muito irritado quando era recusado quando fazia algumas de  suas propostas indecentes...

A essa altura os seus filhos, herdeiros naturais, não paravam de brigar pela divisão da herança. Cada um pretendia ficar com a mais rendosa parte, com a melhor fatia do grande bolo.  A divisão deveria ser igual para todos mesmo para um dos filhos que era um vagabundo e boêmio total.  Quanta fortuna, gerando tanta infelicidade entre um família que via a cada dia, o seu grande afortunado indo embora, e deixando tudo para aqueles que não trabalharam para acumular tanto valor...

Tomai cuidado contra todo tipo de ganância!

Foi exatamente por causa disso, por causa das consequências da usura exacerbada, que Jesus fez essa advertência.  Riqueza, ao contrário do que pensam os pobres, nem sempre é motivo de tranquilidade, de paz e de felicidade.  E a pior coisa, é que a ganância quase sempre tira o ser humano do caminho da salvação eterna. "Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus.

 " Descansa, come, bebe, aproveita!' Mas Deus lhe disse: 'Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?"


            A riqueza em sim não é má. Ela pode e deve ser usada para o progresso, é preciso que hajam ricos que toquem fábricas pois sem elas não existe crescimento da economia, nem  empregos para os pobres...  O problema do acúmulo da riqueza consiste no que ela pode fazer no psiquismo, ou na cabeça do dono dela. Aquele que levou sua vida toda acumulando riqueza de forma egoísta, e às custas da exploração dos menos favorecidos pela sorte, e nada aplicou dessa sua fortuna pelo bem da humanidade, muito menos para aliviar o sofrimento daqueles que vivem na miséria parcial e total, agiu como um loco, como disse Jesus: ": 'Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?"
 Ele acumulou uma fortuna somente para ele, mais não poderá desfrutar dela, e o principal motivo é que morrerá e deixará tudo aí para os outros.


            Porque a nossa vida não se resume em acumular riquezas."A VIDA DE UM HOMEM NÃO CONSISTE NA ABUNDÂNCIA DE BENS."
Cuidado com a ganância. José Salviano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário