.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 17 de setembro de 2016

Comentários Prof.Fernando

Comentários Prof.Fernando* Dinheiro pra que Dinheiro
(25ºDomTpoComum) 18 setembro 2016
Dinheiro pra que dinheiro/Se ela não me dá bola
Em casa de batuqueiro/ Só quem fala alto é viola (Martinho da Vila)

·                    Um certo gerente de empresa antes de ser despedido chamou os credores do patrão e fez com eles um arranjo, diminuindo o valor de seus débitos e alterando os registros contábeis. Assim conquistou novos amigos para quando estivesse desempregado. O Mestre de Nazaré queria ensinar a desonestidade e corrupção ?
·                    O foco da parábola não é a imoralidade do administrador que esquece os credores e se alia aos devedores, mas o contraste de sua esperteza com nosso desprezo pelo cuidado da Fé. A moral da história em Lucas 16 é: não podemos servir a dois senhores, a Deus e a Mamon. O original traz o aramaico mammónas (que tem a ver com o hebraico ‘aman = confiar). O termo indica riquezas, dinheiro, propriedades, etc. e se define com “aquele tesouro no qual uma pessoa coloca toda sua confiança”.

Escolher e decidir-e
·                    O Dinheiro não é aquilo que devemos servir, mas aquilo de que nos devemos servir para encontrar Deus. Os versos 9 e 11 do texto falam de nos tornar dignos de confiança usando o Dinheiro enganador (Mamón). A questão, diz o teólogo Domergue, é sempre a mesma: afinal, o que nós procuramos exatamente? Idolatria na Bíblia é colocar Dinheiro (ou qualquer recurso) ocupando o lugar de Deus. Para onde nos leva nosso desejo fundamental? Que é “servir a Deus”?
·                    A aceitação do anúncio da Boa Nova, tema da vida e morte do Mestre de Nazaré, é dar a vida pela vida dos outros. E a opção entre “servir a Deus ou ao Dinheiro” é colocar toda sua confiança num ou noutro. Não se trata de força de vontade nem de moralização, mas de abandonar-se nas mãos de um Outro. Como sempre, é a Fé que está em questão. A Fé não consiste em acreditar em coisas, em dogmas, doutrinas ou ideologias, mas em colocar sua confiança em alguém. Até o fim da vida o Cristo dizia: Em tuas mãos entrego o meu espírito. O meu corpo, a minha vida. Não se trata de obediência a uma lei, mas de relação de amor com aquele que nos amou primeiro. Continuará havendo coisas na vida, lutos, sofrimentos a suportar, conflito a enfrentar, escolhas a fazer, mas tudo estará irrigado, penetrado, inserido num valor infinito por Ele, aquele que nos habita e que nós habitamos.

Nosso mundo
·                    Domergue, no comentário da parábola de hoje, lembra que a primeira leitura é a descrição de um mundo que estranhamente se parece com o nosso. Com efeito, Amós é o primeiro dos profetas a refletir sobre a incongruência de uma religião e de uma fé (incompatível) com a injustiça social que divide riqueza acumulada de um lado, e explorados, do outro lado. A escravidão não tem mais este nome, tomou outras formas. A Escritura, sobretudo o evangelista João, chama este quadro histórico de “mundo”, que não conhece Deus e pelo qual Cristo não intercede (João 17,9).
·                    Este mundo, destinado a desaparecer completamente, nos envolve e nos impregnou de sua poluição e de seu veneno. E, portanto, não nos surpreendemos quando não fazemos a boa escolha, não escutamos Amós gritando contra as injustiças em nossas sociedades ou quando nos fechamos em nosso mundinho, social ou religioso, esquecidos de que Deus quer que todos os seres humanos sejam salvos (segunda leitura da carta a Timóteo). Este mundo é destinado a desaparecer, não os que o habitam. Nós, inclusive.
Interceder
·                    Continuo pedindo a oração de cada um pelos dois amigos a que me referi no domingo passado. Nossa amiga superou os traumas e cirurgias depois do acidente. O outro amigo começou as terapias contra o câncer. Para que ele e familiares não abandonem a confiança na misteriosa presença daquele a quem desejamos servir. E os médicos, como administradores das ciências e técnicas da medicina alcancem seus objetivos de cuidado e cura.

ooooooooooo ( * ) Prof. (Edu/Teo/Fil,1975-2012) fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário