.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Os mandamentos são o caminho que nos levam a possuir a eternidade-Helena Serpa

15/08/2016 - 2ª. Feira – XX semana do tempo comum -    Ezequiel  24, 15-24 – “sinal de firmeza, de fé, de fortaleza”
Deus usa os acontecimentos da nossa vida para nos abrir os olhos e nos fazer  reconhecer a Sua ação salvadora, apesar de que eles, muitas vezes, sejam uma consequência dos nossos atos. Das nossas ações surgirão consequências que são permitidas pelo Senhor, visando o nosso arrependimento e conversão.  O Senhor tomou o profeta Ezequiel como exemplo quando retirou sua mulher e recomendou-lhe um comportamento especial como testemunho para o povo de Israel. Não se lamentar, não chorar, gemer em silêncio, não fazer luto, cobrir a cabeça e pôr sandália aos pés.  Assim, também, Ele prevenia à casa de Israel a destruição do templo que era objeto de seu orgulho, o alento das suas vidas e exortava a que tivesse o mesmo comportamento do profeta Ezequiel. Deus sabia o que iria acontecer com aquele povo e o motivo pelo qual teria que passar pela destruição. E abria-lhes os olhos para que enxergassem as suas más ações.  Também, muitas vezes, Ele nos escolhe para dar testemunho de firmeza, de fé, de fortaleza, de acolhida à sua vontade, quando permite que também passemos pelos sofrimentos: “ geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos”.  Nestes momentos podemos sofrer e entristecer-nos, porém, confiando Nele, teremos o coração apascentado e serviremos de sinal para a edificação dos nossos irmãos. – Como você se comporta nas horas de sofrimento, de perda, de tribulação? – Você fica com o coração em paz? – Você consegue sentir o amor de Deus na hora da dor? – Qual o testemunho que você deixará para seus descendentes? 
Salmo – Deuteronômio  32 – “Esqueceram o Deus que os gerou!”
Esta oração nos lembra de quanto somos infiéis com Deus e nos esquecemos Dele e de Suas obras na nossa vida. Precisamos estar sempre conscientes desse nosso estado vulnerável de homem pecador e ficarmos alertas, invocando sempre o auxílio do Senhor para que a nossa iniquidade não recaia sobre nós.

Evangelho – Mateus 19, 16-22 – “os mandamentos são o caminho que nos levam a possuir a eternidade.”
O Senhor nos deixou a Sua Lei para que, cumprindo-a possamos viver, desde já, o reino dos céus, a vida eterna. Os mandamentos de Deus, portanto, nos são dados para que tenhamos aqui uma vida feliz, entregues à providência divina.  Por isso, Jesus é afirmativo quando nos avisa que não chegaremos ao céu pelo que fizermos de bom, porque só Deus é Bom. Mas nos orienta: “Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”.  Portanto, os mandamentos são o caminho que nos levam a possuir a eternidade.  A vida eterna começa aqui, por isso, atingir a perfeição do céu implica em desapegarmo-nos de tudo o quanto nos prende aqui na terra, projetos pessoais, vontade própria, ideias humanas, bens materiais e colocá-los à disposição de Deus em favor de alguém. Todas as nossas ações devem ter um motivo, uma razão de ser e um objetivo dentro do que Deus nos propõe.   O jovem da parábola, cheio de tristeza, afastou-se de Jesus, porque era muito rico. Ele não percebeu que o apego à sua riqueza estava tirando dele o direito de perseguir a perfeição seguindo a Jesus. Que Jesus é o único que pode nos salvar, e com Ele,  não precisaremos das riquezas aqui da terra, pois o nosso tesouro está guardado no céu, para onde caminhamos.  Com efeito, crer em Jesus e seguir a Sua Lei é o passaporte que nos levará a uma vida plena na casa do Pai. – Você é uma pessoa apegada ao que você possui? – Você também fica triste com esta palavra de Jesus? – O que mais prende você aqui na terra? – Para você o que significa a vida eterna?



3 comentários:

  1. SENHOR A TUA PALAVRA NOS ENCORAJA NOS MOTIVA A CONTINUAR A NOSSA LUTA QUE E DIARIA E ALGO TENTA NOS COLOCAR QUE NAO VALE APENA CAMINHAR CERTO E QUE FAZER O BEM E COISA FORA DE MODA,MAS SABEMOS SENHOR QUE DEVEMOS INSISTIR E NAO LEVAR A SERIO O QUE AS VEZES NOS OFERECE, AUMENTAI NOSSA FE SENHOR AMEM.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento15 de agosto de 2016 às 06:36

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te ilumine e te proteja.

    ResponderExcluir