.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

A perseverança, a fé e a confiança na resposta do Pai-Helena Serpa


24/07/2016 - XVII Domingo do tempo comum -  1ª. Leitura -  Gênesis 18, 20-32 – “Deus ouve o clamor do Seu  povo”

O clamor que subia aos céus contra as cidades de Sodoma e Gomorra crescera por causa do pecado que se agravara a ponto de que o próprio Deus, por meio dos Seus anjos, descesse para verificar as obras daquele povo. Abraão, então diante de Deus intercedia em favor dos justos que pudessem existir naquelas cidades e obteve a promessa de que, por causa de pelo menos dez justos, aquelas cidades não seriam destruídas. Todos nós sabemos, no entanto, que Sodoma e Gomorra foram aniquiladas com enxofre e fogo salvando-se apenas Ló e suas duas filhas, não escapando nem a sua mulher. Diante desse quadro nós podemos avaliar a situação do mundo em que vivemos! Será que ainda haverá um homem justo? Podemos imaginar, com convicção, que hoje também, o clamor sobe aos céus, por meio de pessoas inocentes que são assassinadas a cada dia por causa da violência, pela miséria que existe na maior parte do planeta, do terrorismo, da corrupção, da prostituição, das uniões ilícitas, da libertinagem, das práticas que homens e mulheres vivenciam com sinais evidentes de que não estão nem aí para o que Deus deixou como ensinamento. Percebemos isto também, pelos atos pecaminosos e arbitrários contra a própria natureza criada por Deus.  Hoje também se escarnece da Palavra de Deus que é posta de lado dando lugar aos prognósticos e mensagens de divindades criadas pela mente humana que vaticina inverdades e faz com que mesmo os que se dizem cristãos acreditem. Hoje, mais do que nunca chegou o tempo em que os que ainda oram e suplicam ao Senhor pela libertação do Seu povo, deem testemunho de fé e de firmeza diante das “portas escancaradas” para o pecado. Precisamos sair da passividade e da anestesia que nos deixam conformados com muitas situações que se passam diante dos nossos próprios olhos. Orar, pedir e suplicar são ações primordiais, porém, a vivência do amor em todas as circunstâncias, é o passo mais seguro que podemos dar para convencer ao mundo de que Deus tem poder para salvar toda a humanidade. Somos colaboradores no projeto de Deus para a salvação das “Sodoma e Gomorra” de hoje. – Você se angustia diante das desgraças do mundo de hoje? – O que você faz para reverter esse quadro? – Você tem orado pela conversão dos pecadores? – Você tem feito exame de consciência das suas ações? – Como você está diante de Deus?  

Salmo 137 – “Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!”

O Senhor escuta o clamor do Seu povo, por isso todo aquele que O busca de coração e a Ele presta culto tem a alma revigorada para enfrentar as perseguições próprias do existir. Mesmo que andemos no meio da desgraça, sujeitos às intempéries da existência, podemos ter confiança de que Ele nos fará tornar à vida novamente e nos mostrará o caminho a seguir. Somos, pois, uma obra inacabada, e a nossa caminhada aqui na terra é um tempo propício para que Deus aja em nós, conforme os Seus projetos.

2ª. Leitura – Colossenses 2, 12-14 – “a alegria de quem já foi perdoado

Por meio desta carta São Paulo nos dá consciência de que já não somos mais devedores diante de Deus ao escrever: “existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz”. Às vezes, estamos caminhando na vida como se fôssemos eternos devedores e o sentimento de culpa nos persegue, deixando-nos tristes e acabrunhados. No entanto, isso é uma tentação do inimigo que além de mentiroso é acusador e sente prazer em fazer intriga entre nós e Deus. Quando nos acusa e nos sugestiona a não esquecermos as nossas faltas, mesmo quando estas já foram confessadas, ele o faz com a finalidade de que não tenhamos em nós a alegria de quem já foi perdoado. A escravidão ao pecado era a dívida que havia sido contraída com Deus por nossos pais, quando, no paraíso, eles desobedeceram ao Criador e preferiram seguir as sugestões da serpente. Com efeito, todos nós, fomos afastados da graça santificante e estávamos fadados a uma morte eterna. No entanto, o próprio Deus que é cheio de misericórdia e de amor, deu um jeito de nos livrar da condenação e veio até nós, na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo, para nos tornar livres da culpa original, resgatando a nossa dívida. A partir daí, podemos entender que no Batismo nós nos apossamos da carta de alforria que nos foi entregue por Jesus como se fosse a liquidação de uma promissória de altíssimo valor, a qual nunca poderíamos ter pago. Entretanto, só teremos acesso a esse documento autenticado, mediante a Fé no poder de Deus que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Em Jesus Cristo nós fomos sepultados e com Ele também fomos ressuscitados. A certeza de que, com Jesus Cristo nós fomos sepultados e ressuscitados no nosso Batismo, nos dá a garantia de que estamos livres da escravidão do pecado. Agora, nenhuma culpa pesa sobre nós e o nosso corpo já foi circuncidado com a Cruz de Jesus que nos trouxe para a vida. Não há, portanto, mais motivo para que fiquemos atados e submissos ao pecado. Em Jesus somos mais que vencedores, por isso, podemos andar de cabeça erguida cantando hinos de louvor ao Senhor. – Você já tem consciência disso? – Você já se apossou da carta de alforria que Jesus assinou com o Seu Sangue? – Você é uma pessoa alegre, apesar de pecador ou é uma pessoa triste, apesar do perdão de Deus? – Você se sente devedor de alguém? – Entregue as suas dúvidas a Jesus.

Evangelho – Lucas 11, 1-13 – “a perseverança, a fé e a confiança na resposta do Pai

Neste Evangelho Jesus nos ensina a oração do Pai Nosso e nos motiva a pedir ao Pai o reino do céu, o pão de cada dia e o perdão das nossas dívidas, na mesma proporção que perdoamos aos nossos devedores. Também nos ensina a pedir a graça de não cair na tentação e de sermos livrados do mal, que é o pecado. Dessa forma, a oração que Jesus nos ensinou contém os requisitos imprescindíveis para que sejamos atendidos nas nossas necessidades, quais sejam: a perseverança, a fé e a confiança na resposta do Pai. Por isso, Jesus conta a história de alguém que foi procurar um amigo fora de hora e pediu com insistência que lhe emprestasse o pão de que estava precisando para aquele momento, sendo atendido por causa da sua persistência. Depois, Jesus mais uma vez nos fala de perseverança, de fé e confiança, quando nos diz que, na medida em que pedimos, procuramos e batemos na Porta do Pai, nós receberemos o Espírito Santo que é Aquele que nos ensina a orar como convém.  Pedir o Espírito Santo é, portanto, o que devemos fazer a cada momento em que nos dirigimos ao Pai, deixando que Ele seja o agente e administrador da nossa oração. Somente o Espírito Santo de Deus conhece a verdade do nosso coração e as suas reais intenções, por isso, tem a ciência exata das nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais. Somente Ele poderá nos ajudar a cumprir a parte que nos cabe quando rezamos o Pai Nosso que é perdoar àqueles que nos ofenderam e não cair nas tentações a que estamos sujeitos todos os dias. É Ele também que se dirige ao Pai e intercede para que sejamos fiéis à nossa oração pessoal quando temos a chance de escutar Suas confidencias e os Seus desígnios para cada momento da nossa vida.  – Você tem pedido que o Espírito Santo dirija a sua oração? – Você tem perseverado na oração do Pai Nosso? – Qual é o pão que você tem pedido ao Pai? – Você tem cumprido com a promessa de perdoar a quem lhe tem ofendido?  – Você percebe qual a vontade do Pai para a sua vida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário