.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de junho de 2016

-LARGO TUDO PRA TE SEGUIR-José Salviano

13º DOMINGO TEMPO COMUM



26 de Junho de 2016

1ª Leitura - 1Rs 19,16b.19-21

Salmo - Sl 15

2ª Leitura - Gl 5,1.13-18

Evangelho - Lc 9,51-62





PRIMEIRA LEIURA
Na primeira leitura, vemos o chamamento de Eliseu para substituir o profeta Elias.
E foi assim: Eliseu estava em seu trabalho rotineiro, e eis que de repente chega o Profeta Elias, e o convida para a missão de profeta, jogando sobre ele o seu manto.
Este gesto significava que Elias delegava seus poderes ao novo profeta.
Eliseu sem fazer nenhum questionamento, aceita o convite de Elias, que no fundo era o chamamento ou convite de Deus, e só pede para ir despedir-se dos seus pais.
Eliseu largou tudo para seguir Elias, para seguir a Deus. O gesto de matar uma junta de bois e de desmontar o arado para servir de lenha do churrasco do banquete que fez para os familiares, significou o rompimento definitivo dele com sua vida profissional, significou o rompimento com seus pais, e significou a despedida da sua família, para seguir o profeta Elias, para seguir a Deus.
Conheço um padre que em sua biografia revelou que sentiu muita saudade dos seus pais, do seu irmão, logo nos primeiros dias em que entrou para o seminário. Depois tudo passou, depois se acostumou, pois o poder de Deus é maior do que qualquer apego familiar.  Pois “aquele que deixar mulher e filhos para me seguir, terá cem vezes mais nessa vida e mais a vida eterna...”.
Prezados seminaristas. Vocês estão sentindo saudades da família? Saudades dos amigos? Isso é normal. Não significa que vocês não vão conseguir romper com tudo para se entregarem ao serviço do Reino de Deus! Sabe por que? PORQUE DEUS É MAIS!  Mas Ele é muito mais mesmo!  Só Deus nos basta. Aqueles que têm tudo, dinheiro, vida familiar, festas, lazer a vontade, nem sempre estão plenos, completos, totalmente satisfeitos. Sabem por que? Por que lhes faltam a união com Deus, lhes faltam uma vida de dedicação ao plano de Deus, falta-lhes o afago, o cainho e o toque do Pai.
Prezados jovens. Deus não precisa de nós. Mas Ele quis precisar da nossa ajuda para através de nós, agir no mundo. Antes eram os profetas, hoje são vocês, que largando tudo para seguir Jesus, estão iniciando uma vida nova, uma vida de experiência com Deus, uma vida de dedicação total ao serviço do Reino, uma vida de contribuição para a transformação de um mundo decadente!
Está difícil desapegar da família e mergulhar de cabeça nessa missão? É assim mesmo! Mas, CORAGEM! VOCÊS VÃO CONSEGUIR, PORQUE DEUS ESTARÁ COM VOCÊS ATÉ OS FINS DOS TEMPOS!

SALMO
“Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refúgio! Digo ao Senhor: Somente vós sois meu Senhor: nenhum bem eu posso achar fora de vós!”
Nem a riqueza, nem o prazer, nem a harmonia da vida conjugal é melhor ou maior do que uma vida na presença de Deus. Uma vida ofertada a Deus, por Deus e para Deus! 
Por que tudo nessa vida está repleto de ilusões, decepções, tragédias e outros desprazeres. Mas, somente Deus nos completa, Deus nos basta!

SEGUNDA LEITURA

Prezados seminaristas. Algumas pessoas irão lhes dizer que a vida de sacerdócio não tem liberdade. Irão lhes dizer que os leigos são livres, e que os padres não o são.
Por incrível que pareça, A VERDADEIRA LIBERDADE É SEGUIR A DEUS! A liberdade consiste em proceder segundo o espírito, e não segundo a carne. Pois a carne nos puxa para longe da espiritualidade, a carne é inimiga do nosso espírito. Porém, se vivemos segundo o espírito, teremos a força disponível de Deus que nos liberta da escravidão da carne.
Há uma oposição visível entre carne e espiritualidade. E é por isso que quando fraquejamos, fazemos coisas que não queremos. Coisas que nos trazem a depressão, a dor na consciência, a falta de liberdade com Deus.
Porém, se nos esforcemos para viver conduzidos pelo Espírito de Deus, se buscando sempre o Reino de Deus em primeiro lugar, com toda certeza não ficaremos órfãos, não seremos abandonados pelo nosso Pai, e então teremos forças o suficiente para nos livrar da escravidão do pecado, e poder servir a Deus.
O padre Marcelo Rossi fez uma linda canção na qual ele diz:
Largo tudo pra te seguir... ...entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas feridas... me ensina a ter santidade, eu quero amar somente a ti. Por que O Senhor é o meu bem maior, faz um milagre em mim.

EFANGELHO

Samaritanos e judeus viviam em constantes atritos. Por isso Jesus não foi bem recebido naquele lugar. Os discípulos propuseram uma resposta de crueldade, porém foram repreendidos por Jesus, que nunca usou de violência para reprimir nenhuma injustiça.
“As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”.
Veja! O Dono do mundo, aquele que pode tudo, se desprendeu de se si mesmo, se desapegou de todos e de tudo, por causa do Reino dos céus, pela salvação da humanidade!
É por isso que a vida dos sacerdotes se assemelham a vida de Cristo, pois os sacerdotes são continuadores da missão de Jesus. 
Todo sacerdote se desapega de tudo. Ele DEIXA TUDO PARA SEGUIR JESUS.  O sacerdote não fica olhando para trás, para sua família, para sua herança que ficou com os demais irmãos, nem para as garotas...
Os padres que largam tudo para seguir Jesus na sua missão na periferia, na sua missão na África, e em até em zonas de conflitos, esses padres abdicam, largam tudo, deixam de lado o conforto, a boa alimentação, e o laser saudável, pois estão firmes na decisão de seguir e servir a Deus.
Os discípulos uma vez perguntaram a Jesus mais ou menos assim: nós deixamos tudo par ti seguir. O que vamos ganhar comisso?           
Jesus respondeu: “todo aquele que deixar mulher e filhos para me seguir, terá cem vezes mais nessa vida e mais a vida eterna...”.
Você que é uma leiga um leigo engajado na pastoral, muitas vezes tem de deixar muitas coisas do seu agrado, para estar presente em reuniões na sua paróquia. Quanta coisa você tem deixado de lado, para dar seguimento ao seu compromisso com Cristo em sua comunidade!
Mas você tem feito tudo isso com bom senso. Você não é como algumas pessoas que larga completamente os seus afazeres domésticos, para permanecer na igreja o dia todo. Isso não faz sentido. Por que o próprio Jesus vai lhe dizer: “ame a Deus com todas as tuas forças e segundo o tem entendimento, e ao próximo como a ti mesmo” .
Jesus está nos dizendo que temos de nos dedicar a Deus, e também ao próximo. O marido e os filhos são nossos próximos também. Não podemos largá-los completamente, com a desculpa de estar servindo a Igreja.
O que pretendemos explicar, é que não precisa exagerar. A dona de casa, a esposa, o marido, precisa ter um bom senso, avaliar sua vida, com sinceridade e decidir o que pode e o que não pode conciliar, os compromissos que podem e os que não podem assumir de acordo com a sua idade, sua saúde.   
Então o que fazer? Deus vai lhe dar um jeito de você conciliar as duas tarefas: a de servir a Deus em primeiro lugar, e a de servir a sua família como você serve ou cuida de si mesmo.
Largar riquezas, heranças, bens materiais, conforto, apegos e renunciar a própria sexualidade, largar tudo para seguir Jesus é só no caso do sacerdote, das freiras e de algumas leigas e leigos.
Porém, todos nós que pretendemos ser cristãos seguidores de Jesus Cristo, precisamos LARGAR TUDO PARA SEGUIR JESUS.
Precisamos largar o egoísmo, a vingança, a violência, o desvio da conduta sexual, apegos entre outras coisas, para poder seguir Jesus. Pois não dá para servir a dois senhores. Não dá para ser pedófilo e ser um sacerdote ao mesmo tempo. Ou um, ou outro. Se escolher o outro, arque com as consequências!

IMPOSSÍVEL OUVIR UMA VEZ SÓ...
Caríssimas e caríssimos. Esta música do Pe. Marcelo Rossi mexe com nossa estrutura, nos faz sentir Deus do nosso lado, nos abraçando. E sentimos isso pelos arrepios.  Experimente essa experiência com Deus agora mesmo! É só clicar aqui.



Bom domingo, José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário