.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Intimidade com o Mestre-Helena Serpa


19/06/2016 - 12º DOMINGO Tempo Comum ( ANO C)- 1ª Leitura - Zacarias 12,10-11;13,1  – “o profeta fala em nome de Deus”
A missão do profeta de Deus é exortar, admoestar, denunciar e, principalmente, animar, consolar e dar esperança ao Seu povo. Por isso, o profeta falando em nome de Deus não desiste de nós, mesmo quando somos infiéis e traímos a confiança. As promessas do Senhor através dos profetas do Antigo Testamento ainda hoje têm validade, pois ainda somos o Seu povo que peca se arrepende e recebe a graça do perdão. Nesta leitura, o profeta Zacarias nos anima com as palavras do Senhor que assume conosco um compromisso de derramar sobre nós, “casa de Davi e habitantes de Jerusalém, um espírito de graça e de oração” a fim de que nos voltemos para Ele. O espírito de graça que o Senhor derrama sobre nós nos é dado não somente para que, arrependidos, voltemos para Ele e recebamos o Seu perdão, mas também para que sejamos levados a nos aproximar daqueles a quem ofendemos e ferimos, demonstrando a nossa contrição e arrependimento pelo que fizemos. Não é bastante o reconhecimento do nosso pecado, mas o nosso pesar expressado por meio do nosso lamento que é um gesto concreto de reconciliação. Dessa forma somos purificados e poderemos continuar a nossa caminhada para a casa de Deus.  Precisamos levar a sério as promessas do Senhor e nos apossar das bênçãos e graças derramadas sobre nós para que, recebendo o perdão, saibamos também perdoar. A sinceridade do nosso coração arrependido é a chave que abre a porta do céu desde já, aqui na terra. O arrependimento é uma reação que deveria pautar os nossos relacionamentos em família, em comunidade, na Igreja e no mundo todo. Assim haveria mais acolhimento, fraternidade e compreensão entre os homens, de quem Deus nunca irá desistir. – Você tem acolhido o espírito de graça e de oração que o Senhor lhe tem dado? Você também se aproxima de Deus para pedir perdão?  – Quando, arrependido recebe o perdão de Deus você também se aproxima de quem ofendeu? – Você tem bons relacionamentos com as pessoas?


  Salmo 62 – “A minha alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus”

Realmente a nossa alma é como terra sedenta e sem água que busca o amor de Deus ansiosamente todos os dias. Não há mais nada que possa saciar a nossa sede do que contemplar a face de Deus e a Ele elevar o louvor. Quando louvamos ao Pai o nosso coração se alegra e nos sentimos fartos e satisfeitos, pois sabemos que somente Ele tem o alimento para a nossa alma. O Seu amor vale mais do que a vida por isso, nossos lábios O louvam.

   2ª. Leitura – Gálatas 3, 26-29 – “ Em Cristo somos um só!  ”
Nada pode dividir aqueles que são batizados em Jesus Cristo. Não importando a nacionalidade, espécie e sexo todos nós que cremos em Jesus Cristo somos filhos de Deus. A fé em Jesus une todas as raças numa só nação. Somos descendentes de Abraão e herdeiros das promessas de Deus. Nunca devemos desprezar os cristãos de outras denominações porque eles também receberam a graça da filiação pela fé em Jesus. Devemos reconhecer que todos nós podemos nos apossar das bênçãos que o Pai concede aos Seus filhos. No entanto, mesmo tendo recebido a graça do Batismo, muitos cristãos vivem aqui na terra como se fossem obra do acaso, por isso, são inseguros e não encontraram ainda o sentido da vida. Apoiam-se nas pessoas e esperam delas o auxílio para as suas carências e por isso, se decepcionam com Deus. São Paulo nos exorta a abraçar a nossa condição de filhos e filhas de Deus, adotados (as) por Jesus Cristo, não importando a nossa origem para que tenhamos uma vida digna de herdeiros do reino. Assim como Abraão não devemos duvidar, mas confiando em Deus, precisamos deixar a terra em que vivemos, isto é, o espírito de medo e intranquilidade para entrar na Terra Prometida que é o reino dos céus acontecendo desde já. – Você foi batizado (a) em Jesus Cristo? – Você já se apossou da graça de ser filho do Pai de Jesus? – Você tem acolhido as graças que Deus derrama sobre os Seus filhos? – Você já decidiu sair da terra do medo e ir em busca da Terra prometida? – Você faz discriminação entre os que são cristãos de outras Igrejas?

Evangelho   – Lucas 9, 18-24 – “intimidade com o Mestre”

Na medida em que caminhava com os discípulos Jesus ia, aos poucos se revelando a fim de que percebessem a Sua identidade de Filho de Deus, e a Sua missão de Salvador da humanidade. Aproveitava e os conduzia a lugares retirados rezando ao Pai diante deles. Acompanhando todos os passos de Jesus os discípulos iam aprofundando com Ele uma intimidade e amizade. Jesus, então, os interrogava sobre a Sua pessoa a fim de sondar até que ponto eles já haviam apreendido tudo o que Ele lhes ensinara.
Ao se dirigir aos Seus discípulos perguntando o que “os outros” diziam Dele, Jesus usou apenas de um pretexto para tocar no assunto. O Seu desejo era que os Seus seguidores tivessem consciência de quem Ele era e aprendessem a expor a sua opinião de uma forma consciente e concreta.  Nós também, na medida em que caminhamos mais perto de Jesus e vamos com Ele a um lugar recolhido para escutá-Lo e dialogar com Ele vamos apreendendo mais sobre a Sua pessoa e Sua missão e consequentemente ficamos mais cheios de fé e de esperança nos planos do Pai. Quando estamos a sós com Jesus podemos, com confiança, abrir nosso coração para compreender coisas que de outra forma nunca alcançaríamos. Jesus não está interessado na opinião do outro, mas quer saber de cada um, pessoalmente, o grau de confiança que temos Nele.  Ele deseja que busquemos um conhecimento mais aprofundado da Sua pessoa, para que, como Pedro, nós tenhamos a convicção do Espírito para também poder afirmar: “Tu és o Cristo de Deus!”  Em outras palavras, Jesus quer que O conheçamos e, ao mesmo tempo, no auto avaliemos.  Por isso, Ele também nos exercita nesse sentido, pois, saber quem é Jesus e conhecê-Lo intimamente, nos garante a possibilidade para que também nos conheçamos e, aos pouquinhos, percebamos o plano de Deus para nós e do que é preciso para que a vontade do Pai se realize na nossa vida.    Assim sendo, teremos a esperança e a confiança plena de que, depois do sofrimento e, mesmo da morte, nós também, como Ele, seremos ressuscitados. -   Você tem buscado ficar sozinho (a) com Jesus? -  Quem é Jesus para você?-   Quem é você para você mesmo (a)?-   Você tem dúvidas em relação à sua intimidade com Jesus? - Você, também, como Pedro, pode afirmar que Jesus é o Cristo de Deus, isto é, que Jesus é o seu Salvador? Pense um pouquinho sobre isso.


3 comentários:

  1. A cada dia fico mais envolvido pela palavra que é Jesus o caminho a verdade e a vida. Obrigado Senhor porque escolhestes bem os seus servos.

    ResponderExcluir
  2. A cada dia fico mais envolvido pela palavra que é Jesus o caminho a verdade e a vida. Obrigado Senhor porque escolhestes bem os seus servos.

    ResponderExcluir
  3. SENHOR MUITO OBRIGADO POR TEU AMOR PARA COM TODOS,JESUS EU CREIO MAIS AUMENTAI A MINHA FE,SENHOR OBRIGADO POR TUA PACIENCIA PARA CONSCO ,ESTA MAIS DO QUE PROVADO QUE NOS AMA,MAIS TEMOS CABEÇA DURA E ESTAMOS AINDA ENGATINHANDO NA FE ,TEM MIZERICORDIA DE NOS.

    ResponderExcluir