.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de maio de 2016

-Quem não é contra nós é a nosso favor-José Salviano

18 de Maio de 2016

Evangelho - Mc 9,38-40


Na primeira leitura encontramos esta frase: Com efeito, não passais de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece.
É uma referência à nossa vida curta, nossa vida passageira.
Minhas irmãs, meus irmãos.  Não percamos muito tempo, nem gastemos tanto esforço no acúmulo de bens materiais, pois logo, logo, e sem menos esperarmos, nós partiremos para o além. É. Para aqueles que não acreditam, e nem se preparam, a outra vida, chama-se ALÉM. É assim que eles falam. Aqueles que ignoram Deus em suas vidas, e buscam resolver tudo pelos seus próprios recursos, e por isso, são presas fáceis do diabo, que os domina e orienta a fazer tudo pela malícia, pela corrupção, pela maldade disfarçada de gentilezas, pelos golpes sujos e assim por diante.
Não sejamos nós assim. Façamos o bem e evitemos o mal. Pois quem não fizer o bem que se podia fazer, pagará por isso, pois pecou por omissão.

EVANGELHO.
“João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. Em outras palavras, ele não é do nosso meio, não é um dos nossos, não é do nosso nível...
Seria isso mesmo que João estaria pensando? Será que ele ficou com ciúmes ou inveja?
Será que hoje acontecem coisas desse tipo? Será que quando um leigo devidamente preparado se apresenta diante da assembleia explicando a palavra de forma bem melhor que os ministros ordenados, não terá sua ação dificultada? Ou mesmo proibida?
Ora, está no Catecismo que  Os leigos podem também sentir-se chamados ou vir a ser chamados para colaborar com os próprios pastores no serviço da comunidade eclesial, para o crescimento e a vida da mesma...
Portanto, caríssimos, a atitude de Jesus diante da afirmação de João referente àquele leigo que não pertencia ao grupo seleto de Jesus e que estava fazendo milagres por sua conta, pode ser a sua mesma atitude diante das exclusões que ocorrem dentro das comunidades.  Pois Jesus disse: ”Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome
para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor”.

Os ministros ordenados e os de vida consagrada, têm a autoridade enviada por Deus para evangelizar.
§951 A comunhão dos carismas. Na comunhão da Igreja, o Espirito Santo" distribui também entre os fiéis de todas as ordens as graças especiais" para a edificação da Igreja. Ora, "cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos" (1Cor 12,7).

Porém, por absoluta falta de tempo para leitura do Catecismo da Igreja Católica, seus sermões nem sempre são fortes o suficiente para converter a quem os ouve. Infelizmente essa é uma grande verdade que não podemos fechar os olhos. Muitas vezes são discursos sem o devido preparo, muito fracos, que ouvimos com atenção e respeito única e exclusivamente por uma questão de caridade. Ouvimos rezando a Deus para nos enviar mais pastores, pois o rebanho está sedento de uma palavra que nos atinja mais profundamente.
Então, com o devido respeito e obediência aos pastores da nossa Igreja, os leigos inspirados e de boa vontade, devem e podem ser acolhidos, para colaborar na divulgação da palavra e construção do Reino de Deus na Terra.
Quando aparece na comunidade paroquial um leigo extrovertido, falando bem, e demonstrando boa vontade, são duas as reações dos demais.
Quem é ele?
1-Um enviado de Deus?


2- Ou um aproveitador que quer se promover às custas da exploração da ingenuidade dos fiéis? Como por exemplo, fazer o seu nome e depois dar o golpe se candidatando a vereador!

Caríssimas e caríssimas. Jesus disse: sede prudentes como a serpente e simples como a pomba.
Desse modo, precisamos tomar muito cuidado sim, pois o novato pode ser um tipo de infiltrado, e se lhe dermos poder logo de início, poderá ser difícil fazer isso mais tarde.
Porém, escutemos a voz de Jesus novamente: Quem não é contra nós é a nosso favor”.
Precisamos confiar mais em Jesus que nos garantiu: “As portas dos infernos não se prevalecerão contra ela (minha Igreja)”!
Então, após observar, daremos um voto de confiança ao novato ou novata de boa vontade, porém, com um pé lá e outro cá, confiar desconfiando, mas sem exageros excludentes, e acima de tudo SEM CIÚMES OU INVEJA das suas qualidades, que foram dadas por Deus! Viu?

José Salviano.
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário