.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

“COMO É DIFÍCIL PARA OS RICOS ENTRAR NO REINO DE DEUS!”- Olivia Coutinho

 
Dia 23 de Maio de 2016
 
Evangelho de Mc10,17-27

Vivemos numa cultura em que tudo gira em torno das coisas materiais, causa do vazio existencial de muitas pessoas, que apegada a seus bens terrenos, se esquecem dos verdadeiros valores, perdendo assim, o senso do amor, do valor da fé...
Se não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, corremos o risco de nos contaminar por esta mentalidade egoística e acabar nos distanciando de Deus!
Jesus, com o seu exemplo, nos convida  a dar um sentido novo à nossa existência,  a abrir mão dos nossos apegos para adquirirmos um tesouro no céu!
A vida de quem adere a proposta de Jesus, ganha um novo sentido, novos horizontes se abrem diante daquele que não se deixa corromper pelas trapaças do mundo!
É aqui na terra, que construímos a nossa morada no céu, construção esta, que chega a ser desafiadora, porque implica em renuncias, desapegos, em caminhar na contramão do mundo!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos adverte sobre o perigo da riqueza quando não partilhada!  A riqueza quando não partilhada, separa o homem de Deus!
O texto nos fala do encontro de um jovem rico com Jesus, um encontro, que tinha tudo para ser marcante e definitivo na vida daquele jovem, se não fosse a força do fascínio da riqueza que o puxou para trás, que o impediu de usufruir da riqueza maior que é fazer parte do reino de Deus!
No relato, nota-se que a tristeza tomou conta do jovem que esteve as portas da verdadeira felicidade, mas que a deixou escapar,  por não conseguir desapegar-se dos  bens matérias!
“É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!” Esta afirmação de Jesus, deixaram os discípulos apreensivos;  ora, se para os ricos, de acordo com   a mentalidade judaica,  eram vistos como favorecidos de Deus, era tão difícil entrar no reino de Deus, imagine para eles, (discípulos) que eram pobres? Os pobres, na cultura deles, eram vistos,  como infelizes, os não favorecidos de Deus!
A dificuldade dos discípulos,  em entender as palavras de Jesus, tinha como causa,  a imaturidade na fé.  Mesmo convivendo diretamente com Jesus, eles não haviam entendido o seu messianismo, continuavam presos a mentalidade do mundo!
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente para muitos de nós que tem “o espírito de rico”, que não partilha os bens materiais ou espirituais!
É importante conscientizarmos, de que Jesus não condena a riqueza em si, o que Ele condena, é o apego, o apego é o grande abismo entre o homem e Deus! O apego distancia o humano do humano e consequentemente, o humano de Deus!
Abrir mão dos nossos apegos, para nos colocar diante de Deus como servos, é acima de tudo, fazer a difícil viagem de sairmos de nós mesmo para ir ao encontro do outro!
A nossa riqueza maior é Jesus, Ele é o nosso verdadeiro tesouro, o presente de Deus, Aquele, que pagou com o seu sangue, o preço da nossa liberdade! Preservar esta liberdade conquistada por Jesus, é reconhecer a imensidão do seu amor, é dar a Ele uma resposta de amor!
Quem não se apega aos bens terrenos ,  investe nos bens celestes, este, é um rico  que preserva o coração pobre! 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. OLÍVIA É VERDADE: A NOSSA MAIOR RIQUEZA É JESUS.
    BELA MEDITAÇÃO. AMÉM

    ResponderExcluir