.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de abril de 2016

-Por que Jesus foi morto?- José Salviano

22 de Abril de 2016

Evangelho - Jo 14,1-6



PRIMEIRA LEITURA

         Lendo os Atos dos apóstolos, estamos diante dos fundadores da nossa fé. E neste texto Paulo nos esclarece, as causas da morte de Jesus. Os judeus se uniram aos invasores romanos, negociando com eles. Em troca de liberdade religiosa, deram o seu apoio aos invasores, ora de forma oculta, ora de forma que muitos ou todos puderam notar.
Desse modo, seus interesses econômicos foram preservados. Pois eles usavam do Templo e da ingenuidade dos humildes para se enriquecerem cada vez mais.
Por outro lado, os romanos não pensavam em outra coisa senão em dominar, e sugar todo dinheiro que pudesse dos dominados.
Diante disso, estamos em plena rede de interesses econômicos.
Os judeus não encontraram nenhum crime em Jesus, mas conseguiram jogá-lo contra os poderosos e dominadores romanos, ali então instalados.
Do ponto de vista religioso, Jesus era um impostor que atrapalhava os negócios dos judeus. Jesus defendendo os pobres, impedia que os judeus continuassem a explorá-los. O Templo era mais um centro comercial do que um ponto de encontro com Deus. Isso por que os líderes judaicos desviaram, desvirtuaram a religião de Moisés, visando interesses econômicos.
Portanto, a causa principal da condenação de Jesus foi interesses econômicos.
Quanta guerra vemos hoje em dia, cujos soldados dão suas vidas por verdadeiro patriotismo, mais no fundo se trata de uma briga entres poderosos que parecidos com os cachorros, brigam pela posse do osso?

EVANGELHO
         Aí vem Jesus e nos diz: “Não se perturbe o vosso coração.
Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas”
- Não se perturbe o vosso coração – Jesus quis dizer, não perturbe vossa mente. Como não estar perturbados, diante de tanta insegurança? Mesmo que tenhamos fé, mesmo que rezemos, diante de tanta incerteza política e social, é praticamente impossível andar na rua despreocupado. Aliás, os ladrões escolhem os distraídos nos seus atos predatórios.
- Tendes fé em Deus, tende fé em mim também – mesmo que tudo esteja por água a baixo, mesmo que a tempestade elétrica nos ameace a vida, tenhamos confiança e fé em Deus que nunca nos desampara. Seguremos nas mãos de Deus, que é a nossa única esperança, a nossa única proteção.
- Na casa de meu Pai há muitas moradas – Irmãs e irmãos. Parece que Jesus está nos avisando que a morada eterna é a nossa única esperança mesmo. Por que nesta vida não teremos sossego.
         Ricos e pobres vivem em constantes atritos. Os ricos desprezam e exploram os pobres, e por sua vez os pobres acabam por acumular uma energia negativa contra os poderosos.
         Porém, um não pode viver sem o outro. O pobre precisa do rico. Pois é ele quem gera o emprego para o sustento do pobre.  Por outro lado, o rico também precisa do pobre. O que seria do rico sem o pobre? Quem lavaria suas privadas? Quem construiria suas casas? Quem botaria a mão na sujeira construindo esgotos para conduzir suas fezes para o oceano?
         Um depende do outro, embora muitas vezes se esquecendo que somos todos filhos de Deus, eles não se suportam e entram em atritos.
Politicamente falando, a tendência é o rico deter o poder.  Porém, para tal ele precisa do voto do pobre. Por outro lado, o pobre que possui talento, liderança e ganhando o poder pelo apoio da maioria pobre, não consegue governar independentemente do rico. Ele vai precisar de alianças, e nessas delegações de poderes, é que acontecem as infiltrações, as traições e a sua perdição. Por outro lado, o rico quando está no poder, a menos que a sociedade seja de maioria de ricos, como nos Estados Unidos, não terá sossego por que os pobres os perturbam fazendo uma severa oposição.     
         Essa é a situação dos países pobres, ou de maioria de pobres. A instabilidade política está sempre presente, e volta e meia o exército tem de intervir, par acalmar os ânimos, e acaba gostando do poder, o qual ele o exerce com mãos de ferro. O problema, é que sem jogo de cintura, os militares acabam por ferir os direitos e garantias individuais, e aborrecendo a ambas as partes da população, os ricos e os pobres, que embora com a boca amordaçada, acabam se unindo contra o governo ditatorial, o governo pela força, e nova ebulição política está instalada.
         Escutemos aquele que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” . Jesus é o caminho para chegarmos ao Pai. Jesus é a nossa única solução. Só com Ele e através dele teremos a solução dos nossos problemas e o encontro da Paz tão desejada!

José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário