.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

“Jesus ressuscitado é o Bom Pastor” (Côn. Celso)


Jesus ressuscitado é o Bom Pastor
(Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.)


4ª Semana da Páscoa – 17 de abril de 2016
Evangelho: Jo 10,27-30
 (Branco – Ofício do Dia)


A Jesus, não há entre nós título melhor do que este: Bom Pastor. Mesmo sem conviver com cabras e ovelhas, todos sabemos o que é um pastor e podemos imaginar como se desenvolve a sua atividade junto ao rebanho. Jesus se refere a si mesmo como pastor e a nós, os seus seguidores, como ovelhas.

O que é que ele diz? Em primeiro lugar, diz que as ovelhas escutam a sua voz. Elas escutam o que ele diz e identificam a sua voz. Ouvindo o som das palavras sabem se é a voz de Jesus ou não. 

Em seguida diz: “Eu as conheço”.

Jesus conhece as suas ovelhas, sabe quem são elas. Isto nos faz lembrar Santo Agostinho que perguntava: São todos os que estão e estão todos os que são? Ele se referia aos cristãos na Igreja. Todos os que estão na Igreja são discípulos de Jesus, e todos os que são verdadeiramente discípulos de Jesus estão na Igreja? Jesus sabe quem são seus verdadeiros discípulos.

Em seguida acrescenta: “Elas me seguem”. É este o verbo do discípulo, o verbo seguir. O discípulo é seguidor de Jesus, anda atrás de Jesus, segue Jesus em todos os seus caminhos.

Os seguidores têm a certeza de possuir a vida eterna.

Jesus faz com que a vida deles não termine e que sua ressurreição seja para a vida e não para a segunda morte, como se lê no Apocalipse. A segunda morte é a definitiva e significa separação eterna de Deus. Ninguém vai arrancar as ovelhas de Jesus de suas mãos.

Ninguém pode nos arrebatar das mãos de Jesus nem das mãos do Pai, porque Jesus e o Pai são um só.

Nossa vida muitas vezes se passa numa grande tribulação. Fome, sede, sol, calor, incompreensões, desavenças, traições, trapaças, tudo nos molesta e causa dor.

Necessitamos de um alívio, às vezes imediato, para não perecermos.

O Bom Pastor nos conduz às fontes da água viva, e Deus enxuga as lágrimas dos nossos olhos. Quem faz a bela experiência de conviver com o Bom Pastor leva até os confins da terra o anúncio de como isso é bom, de como vale a pena, se pena há, viver unido a Jesus e aos irmãos e a todos transmitir a bondade e a atenção do Bom Pastor.

Temos um Bom Pastor, Jesus Cristo, temos pastores na terra aos quais somos gratos pela sua dedicação ao rebanho e por eles rezamos.

Um grande poeta declamava prosa e poesia diante de um auditório extasiado. Um sacerdote que participava do evento perguntou ao poeta se ele conhecia o salmo 22, o salmo do Bom Pastor. Ele disse que sim. O padre pediu-lhe que o declamasse. Ele consentiu com a condição de que o padre o declamasse depois. O poeta sabia de cor o salmo e foi aplaudidíssimo. O padre o recitou tranquilamente, com expressão serena e feliz. Não arrancou aplausos. Quando terminou, fez-se um profundo silêncio.

O poeta então se levantou e dirigindo-se aos ouvintes lhes disse: Vocês perceberam o que aqui aconteceu? 

Eu conhecia bem o salmo do bom pastor e o declamei, mas o padre conhece o Pastor. E os aplausos se repetiram. Modelos do rebanho são os pastores que conhecem o Pastor.






Santo do Dia / Comemoração (Santo Aniceto):

Aniceto nasceu na Síria e foi sucessor do Papa São Pio I, em 155, no tempo em que Antônio era o imperador romano.

Além da perseguição do Império, o Papa Aniceto teve que enfrentar também cismas internos da igreja.

Todos eles formaram seitas paralelas dentro do catolicismo, dividindo e confundindo os fiéis e até colocando-os contra a autoridade do Papa. Seu maior desafio foi o herege Marcião, que pregava um espiritualismo vazio e histérico, e a questão da data para celebração da Páscoa.

Mas o Papa Aniceto tinha um auxiliar excepcional, o grande Policarpo, que o ajudou a enfrentar todas essas dificuldades.

Policarpo exerceu também um papel fundamental para que pagãos se convertessem, por testemunhar que a Igreja de Roma era igual à de Jerusalém.

Outro auxiliar foi Hegesipo, que escreveu um livro defendendo o Papa Aniceto e provando que ele, sim, seguia a doutrina cristã correta, e não os integrantes das seitas paralelas. 


O Papa Aniceto teve uma árdua missão durante os quase onze anos de seu pontificado, morrendo no ano 166, quase aniquilado pela luta diária em favor da Igreja. O seu corpo foi sepultado nas escavações que depois se transformaram nas catacumbas de São Calixto.  

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 REFLEXÃO 

Santo Aniceto como Santo Papa e Pastor Fiel do Povo de Deus, procurou através do ensino da Sã Doutrina encaminhar todos para a Verdade. Sua luta em favor de uma religião santa e livre de erros o levou a consumir seus dias pelo Reino de Deus.

Enfrentou heresias e ajudou a definir a data da celebração da Páscoa. Dele aprendemos a segurança e a alegria em servir Jesus Cristo através de sua Igreja. "Se a perfeita inteligência da Escritura, se a inocência e santidade de vida, se a glória do martírio, bastam, cada um de per si, para a imortalidade, o que devemos pensar do mérito de Santo Aniceto, que possuiu todos esses dons?"

ORAÇÃO 

Deus, nosso Pai, através da Igreja chegou até nós a vossa mensagem de salvação. É esta a razão de nossa alegria:

Fundados na fé recebida dos apóstolos e animados pelo testemunho de vossos santos, queremos tornar vivas em nós as palavras do apóstolo. Pelo exemplo de São Aniceto, revesti-nos de sentimentos de compaixão, de bondade, de humildade, mansidão. Por suas preces, guardai os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Santo Aniceto, rogai por nós.



Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário