.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A cabeça de João Batista-Helena Serpa

05/02/2016 - 6ª. feira  IV semana comum - Eclesiástico 47, 2-13 –“ o louvor de Davi ”
Apesar das suas fraquezas e dos seus deslizes, a confiança no poder e na misericórdia de Deus foi quem motivou Davi a fazer grandes proezas e a realizar boas obras. Foi um homem vitorioso e sempre aclamado pelo seu povo distinguindo-se entre os demais pelas suas atitudes. O seu grande segredo era o louvor que mantinha sempre nos seus lábios. Não tinha vergonha de glorificar a Deus e, por isso, foi também glorificado e aplaudido pelo seu povo.  Assim, Deus estendeu as suas bênçãos a toda a sua geração. Precisamos, pois ter em mente que as nossas boas obras também se perpetuam nos nossos descendentes através das bênçãos do Senhor e todo louvor e ação de graças que oferecermos ao nosso Deus, repercutirão pelos séculos vindouros em todas as nossas gerações. O louvor liberta a nossa alma e nos tira de nós mesmos (as), das nossas preocupações. O louvor nos faz sair do centro para dar a Deus o lugar principal no ranking da nossa vida. Como Davi nós também devemos dar graças a Deus por todas as Suas obras com palavras de louvor, de todo o coração, mostrando ao mundo que Ele é o nosso Amado Amigo e Senhor. Em todas as ocasiões precisamos celebrar o Santo Nome do Senhor enchendo o nosso coração que é santuário de Deus, desde a aurora, isto é, desde cedo, de alegria, de canto e de júbilo. O nosso reconhecimento da grandeza de Deus e do nosso ser pecador nos abrirá as portas para o perdão dos nossos pecados. Deus quer firmar conosco uma aliança de amor e de misericórdia, e, mesmo, que não necessite do nosso louvor, Ele se compraz e se alegra  com a nossa adoração e reverência. Quando louvamos a nossa alma se dilata e o nosso ser encontra o verdadeiro sentido para o qual fomos criados: amar, louvar e servir a Deus, nosso Criador. – Você também já se acostumou a louvar o Senhor? – Você sabe que louvar é falar bem de alguém? – O que você tem a dizer de Deus? – Quais são os predicados de Deus? – Você já percebeu que a natureza é um grande motivo para que se louve ao seu Criador? – Pois faça isto, agora: louve o Senhor pela Sua criação e você terá encontrado a chave do segredo para a vitória!


Salmo 17 – “ Louvado seja Deus, meu salvador!”

O salmista nos conscientiza de que a Palavra de Deus é provada pelo fogo, isto é, na nossa vida, nos momentos de sofrimento e dificuldade.  Por isso, ele afirma que os  caminhos do Senhor são perfeitos e todos nós que Nele confiamos temos um escudo poderoso para nos livrar nas horas tormentosas. Portanto, todos nós que já experimentamos na vida o amparo e a proteção de Deus, também podemos afirmar: “Viva o Senhor! Bendito seja o meu rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador!”


Evangelho – Marcos 6, 14-29 – “A cabeça de João Batista”

Herodes confundia Jesus com João Batista, a quem mandara matar porque o remorso pela sua insensatez talvez lhe tirasse a capacidade de enxergar a verdade. Porque não quis escutar os conselhos de João Batista, na sua fraqueza, na sua miséria ele foi até as últimas consequências mandando decapitá-lo para sustentar uma promessa feita à filha da sua amante. Nós também confundimos a imagem de Jesus com a nossa própria imagem e medimos a Sua capacidade de acordo com a nossa fraqueza e debilidade.  Algumas vezes também nós agimos como Herodes: para sustentar a palavra empenhada nós chegamos até a mandar cortar a cabeça de pessoas, porque elas nos atrapalham. Cortar a cabeça de alguém poderá ser também, tirar a pessoa da nossa vista, cortar relações, cortar a vez, tirar as pretensões de alguém ou fazê-lo desaparecer para ficar livre. Queremos ver realizados os nossos projetos e para isso, fazemos qualquer coisa. Cometemos crimes dos quais levamos o peso na consciência, e, por isso, caímos no medo. Nós também só gostamos de escutar o que nos agrada. A Palavra de Deus que alguém nos ensina agrada ao nosso coração até o momento em que ela coincide com os nossos interesses. Quando a Palavra vem de encontro à nossa mentalidade, nós a matamos, a deixamos de lado e simplesmente a ignoramos. Sofremos, pois, as consequências e não vivemos em paz. A pessoa de Jesus ainda hoje é manipulada de acordo com os interesses e os temores. Fazemos de Jesus um fantasma a mercê da nossa imaginação. Uns, achamos que Ele veio para nos condenar por causa das nossas culpas, outros ainda achamos que Ele foi apenas um homem bom que veio aqui para nos dar bons exemplos. E a maioria de nós não confia verdadeiramente que Ele é o Filho de Deus que tem poder para nos livrar de toda e qualquer situação em que nos encontremos.   Jesus tem uma identidade própria. Ele é o nosso Salvador e ressuscitou para que tenhamos uma vida nova, coerente com a nossa dignidade de filhos e filhas de Deus. Portanto, não podemos mais nos confundir quando nos perguntarem quem Ele é.   – Quem é Jesus para você: Salvador ou algoz? – Você tem a consciência pesada por alguma cabeça que você mandou cortar? – Há alguém que atrapalha os seus planos? – O que você deseja para ele? - Qual é a sua reação quando alguém lhe adverte e mostra o seu pecado? - Você acolhe de coração toda a mensagem da Palavra de Deus, mesmo quando vem de encontro ao seu modo de enxergar as coisas? O que não lhe agrada?



Nenhum comentário:

Postar um comentário