.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Amor e fé, herança do Senhor-Helena Serpa

18/11/2015– 4ª.feira XXXIII semana comum – 2 Macabeus 7,1.20-31   – “uma mãe cheia de fé”
Exemplo de fé e confiança absoluta em Deus foi a firmeza daquela mãe que, num só dia, viu morrer sete filhos suportando  tudo  valorosamente por causa da esperança que depositava no Senhor. Mesmo diante da proposta do rei em fazer rico e feliz o seu último filho, aquela mãe se conservou fiel aos ensinamentos da sua religião e incentivou ao filho para aceitar morrer e assim, ser digno dos seus irmãos. Fazendo um paralelo com a nossa vida, podemos também avaliar se estamos sendo fiéis ao que a Palavra de Deus nos orienta ou se, por pouco mais, ou quase nada, nos deixamos seduzir aos acenos de vida fácil. Aquela mãe estava diante da perspectiva de ter o seu filho salvo da morte, mas não se curvou diante das promessas do tirano. Perante o quadro exposto precisamos refletir sobre o fato de que também estamos sujeitos a passar por situações parecidas e qual seria nosso comportamento. Seria de fidelidade ou, dependendo dos apelos nos deixaríamos levar na conversa do tirano? Podemos nos vender, às vezes, por um cargo, um emprego ou algum outro benefício para nós ou nossos “filhos e filhas”.  No entanto, se estivéssemos mais atentos aos ensinamentos de Deus, talvez  não caíssemos em muitos “contos de fada” que são verdadeiros testemunhos de falta de fé e confiança nos planos de Deus para nós. Não podemos viver somente para esta vida, precisamos “contemplar o céu” e perceber que Deus está atento a tudo o que nos acontece e nem mesmo a morte impedirá que o Seu plano aconteça na nossa vida. Muitas vezes, nos esquecemos de que existe Alguém que é mais poderoso do que os “reis Antíocos” de hoje e que vale a pena enfrentar até “a morte” para Lhe ser fiel. – A história dessa mãe o (a)  surpreendeu? – O que você teria feito no lugar dela? –  Em alguma situação na sua vida você precisou escolher entre Deus ou o mundo? – Faça uma reflexão sobre isso.


Salmo 16 – “Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor!”
O Senhor conhece a sinceridade do nosso coração, por isso, Ele escuta o clamor dos nossos lábios. Quando confiamos nisso, nós não tememos enfrentar os desafios da nossa vida. Enquanto aqui caminhamos estamos sujeitos a grandes combates, no entanto, nunca podemos esquecer de que o Senhor firma os nossos passos na estrada e nos protege com as suas asas. E que, um dia nos saciaremos da Sua presença. É isso que a nossa alma espera!  
Evangelho – Lucas 19,11-28 – “Amor e fé, herança do Senhor”.


Sabendo que pouco templo lhe restava, Jesus aproveitou a oportunidade quando subia para Jerusalém a fim de conscientizar aos seus discípulos do valor dos bens que Ele deixava para cada um deles. Deste modo, Ele os alertava sobre o perigo da infidelidade e da displicência exortando a que aproveitassem o tempo que teriam aqui na terra para fazer multiplicar os talentos recebidos. Nós também, como os discípulos, recebemos de Jesus, pelo poder do Espírito Santo, as moedas com as quais precisamos negociar. Jesus vai voltar coroado como Rei e olhará para cada um de nós a procura do que Ele deixou como herança para que fosse usado, multiplicado e espalhado, por nós. Primeiramente, Jesus Cristo nos deixou o Seu Amor que, com suas consequências e sofrimentos é uma fonte jorrando perene no nosso coração, de onde derivam todas as graças que necessitamos. Cada um de nós recebeu a sua quota para o proveito comum. Esta parábola, também nos leva a questionar sobre o nosso compromisso com o Senhor em relação ao dom da fé. Assim como cada um dos empregados do homem nobre recebeu igualmente cem moedas, nós todos também recebemos igualmente o dom da fé. Dependendo das nossas ações, este dom nos renderá bens incalculáveis que podem ser colocados à disposição do reino de Deus. A fé, nós a recebemos no nosso Batismo e quanto mais a exercitamos mais estaremos encontrando o sentido para a nossa vida e mais prosperamos. Quando desconfiamos do amor de Deus por nós, quando não experimentamos a caridade estamos escondendo a fé e terminamos por ter uma existência apagada e sem frutos.   – Como está a sua fé? – Você a tem exercitado praticando atos de amor? - O que você está fazendo com o Amor que recebeu para multiplicar?- O que você considera o verdadeiro bem da sua vida?-Que herança Jesus deixou para você? Você a tem usado e espalhado?

Um comentário:

  1. Helena sempre surpreendendo nas suas reflexões, DEUS é infinitamente bondoso ao nos conceder talentos e vc tem tantos que até dividem conosco, continue assim que cada vez mais sua vida será iluminada de bençãos e graças!!!

    ResponderExcluir