.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A ORDEM É VIGIAR E ORAR – Maria de Lourdes Cury Macedo.


            Sábado, 28 de novembro de 2015.
            Evangelho de São Lc 21, 34-36

Os Evangelhos do fim do ano litúrgico, nos falam do fim dos tempos com o objetivo de levar-nos a uma avaliação da nossa vida, avaliar nossas ações, nosso comportamento, nosso coração, como estamos vivendo e chegar a uma conclusão, se estão de acordo ou não com a vontade de Deus. Isso com a finalidade de nos levar à vigilância, à conversão, a mudança de vida para melhor.
Os textos da liturgia de hoje destacam a vigilância, chama-nos a atenção para as coisas e situações que podem desviar nossa atenção e nos impedir de perceber que Jesus existe e está no meio de nós. Muitos vivem como se Deus não existisse e como se nunca fosse encontrar Deus um dia. “O mundo oferece caminhos demais!” As coisas do mundo são muito fortes e arrastam as pessoas para tudo, que é mais fácil, mais cômodo, mais prazeroso, mais gostoso. Como a gula, a embriaguez, festas, passeios, etc. Quantos vivem muito preocupados com seus afazeres e se esquecem de Deus. Quantas pessoas da nossa comunidade que são chamadas para trabalhar para o Reino de Deus, que tem dons, mas nunca podem, não têm tempo, vivem focadas somente nos seus interesses pessoais esquecendo que pelo batismo temos a missão de ser sacerdote, profeta e rei-pastor. Pelo batismo somos missionários, devemos levar Cristo às pessoas e trazer às pessoas a Cristo. Temos a missão de ajudar evangelizar os irmãos no ambiente que vivemos. Como disse Jesus: “A messe é grande e os operários são poucos.”
Quem deixa que as preocupações da vida tomem conta do seu ser, se torna uma pessoa insensível e não percebe os sinais de Deus chamando, interpelando a todo momento, por intermédio de um irmão, de um acontecimento, de um fato.
Da mesma forma quem se envolve muito com os vícios, com as coisas mundanas, procedimentos inadequados, que não tem um equilíbrio entre a diversão e o recolhimento, são incapazes de perceber o chamamento de Jesus para uma vida santa, regrada, justa, amorosa, solidária. Por isso a liturgia do fim do tempo litúrgico vem insistentemente convidar todos para a vigilância, para conversão, para os valores cristãos, para entrarmos no ano novo litúrgico com o coração limpo, puro, sem lixo, sem pecado.
O que nos ajuda muito é a oração, o estudo da Palavra, a Eucaristia, a vontade de ser melhor, de ser como nos pede Jesus: “Sede perfeitos, como o Pai é perfeito”.  E ainda Jesus nos diz: “Ficai atentos e orai em todo momento, a fim de terdes força”. A oração nos fortalece e nos faz vigilantes, atentos ao nosso comportamento, ao nosso modo de viver. A oração prepara o nosso coração e a nossa vida para escutar Jesus, o que Ele tem para nos falar. No silêncio da oração podemos escutar a voz de Jesus nos pedindo algo, nos sugerindo alguma coisa. Ele coloca no nosso coração o que devemos fazer, sentimos, percebemos a voz de Deus colocando ideias em nós, Ele nos sugere muitas coisas... Basta nós nos abrirmos à ação do Espírito Santo que vamos sentir o que Ele quer de nós, o que quer que façamos.
Oração: Deus Pai, em nome de Jesus, nós lhe pedimos aumenta em nós a vigilância, a esperança, a fé para que possamos permanecer firmes na luta contra todo o mal. Amém!!

         Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário