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quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Por dentro estão cheios de roubo e malícia-Claretianos

Terça-feira, 13 de Outubro de 2015
Romanos 1,16-25: Não deram nem glória nem graças a Deus
Salmo 18: Os céus proclamam a glória de Deus
Lucas 11,37-41: Por dentro estão cheios de roubo e malícia
Enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa.38Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer.39Disse-lhe o Senhor: Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade!40Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo?41Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas.

Comentário

Em muitos grupos religiosos da época de Jesus se praticava, de maneira mais ou menos aberta, a chamada “teologia da retribuição”. Esta propunha uma relação com Deus baseada na “misericórdia”, isto é, nos supostos méritos e no interesse pessoal: “eu faço isto e aquilo por Deus, para que ele me abençoe”. Jesus, no entanto, desafiava abertamente essa mentalidade através de três grandes fatores negativos. O primeiro é que essa distorção limita por completo a experiência que podemos ter de Deus. Já não podemos experimentá-lo em sua gratuidade e livre manifestação, mas passa a ser vinculado a benefícios e prebendas que esperamos obter como recompensa por nossas ações. O segundo fator negativo está em que essa conduta vicia a relação com Deus e a converte em uma pretensão de intercâmbio de ritos por benefícios. Porém, o terceiro e mais preocupante resultado desse estilo de “truque” é que leva ao desprezo de quem sofre e se encontram na miséria, porque sua situação seria consequência de uma falta de méritos, quando na maioria das vezes ou dos casos obedece a causas alheias e à vontade individual das pessoas. A proposta de Jesus convida a romper com essa absurda maneira de pensar e de praticar a solidariedade, a misericórdia e a ternura o único vínculo religioso com ele e com o próximo. Por esta razão, o ensinamento de hoje termina com um convite para dar em oferta aos pobres tudo o que leva a envaidecer o coração humano.



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