.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Peçam contas do sangue de todos os profetas-Padre Antonio Queiroz

15-        Quinta - Evangelho - Lc 11,47-54

Peçam contas do sangue de todos os profetas, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.
Neste Evangelho, Jesus continua fazendo críticas aos mestres religiosos do seu tempo. Críticas que valem também para nós, pois todos temos de prestar contas a Deus dos nossos atos.
O fato de os fariseus construírem túmulos para os profetas que os antepassados deles mataram, é como que a continuação do gesto criminoso dos antepassados.
Por outro lado, é uma hipocrisia porque agora, que os profetas estão mortos, são exaltados com belos túmulos, sendo que esta geração continuará o crime dos seus antepassados, matando o maior dos profetas, Jesus Cristo. É fácil exaltar um profeta que já morreu, porque não está aqui para nos cutucar e denunciar. Nós hoje continuamos essa pecado que, por exemplo, exaltamos os papas do passado e criticamos o atual; exaltamos os líderes antigos da nossa Comunidade e criticamos os atuais. O fato de construir belos túmulos para os profetas que foram assassinados no passado, mostra que os antepassados no fundo sabiam que o problema não estava nos profetas mas neles mesmos. Tanto que agora seus próprios filhos os exaltam, pintando seus túmulos.
Profetas são todos os que nos ensinam a Palavra de Deus, desde a catequista até o Papa.
O Antigo Testamento tinha grande veneração pelas três principais instituições que dirigiam o Povo de Deus: os profetas, os sacerdotes e os reis. Eles eram ministros de Deus no serviço de ensinar (profetas), de santificar (sacerdotes) e de governar (reis). Trabalhando em conjunto, essas três instituições deviam manter a Aliança com Deus.
A Bíblia enumera 104 profetas, dos quais 49 não são conhecidos pelo seu nome. Dezessete profetas deixaram-nos a sua mensagem por escrito. São os livros proféticos, entre os quais se destacam os livros dos quatro profetas chamados maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.
De modo geral, todos os profetas sofreram perseguições e vários foram mortos violentamente. O que os profetas mais denunciavam era a separação entre a fé e a vida. E eles “davam nomes aos bois”, a começar pelos chefes do povo. Isso, é claro, resultava na perseguição a eles.
Jesus pediu, várias vezes, para acolhermos bem os profetas, pois é o próprio Deus que no-los envia. “Quem vos recebe, é a mim que está recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Quem receber um profeta, por ele ser profeta, receberá a recompensa de profeta” (Mt 10,40-41).
“Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar.” Eles impediam porque explicavam as Escrituras de forma tão elevada e teórica que acabavam impedindo o povo de entender as Escrituras.
“Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal...” A reação foi negativa. Em vez de refletirem sobre as denúncias de Jesus, partiram logo para o ataque. E ainda um ataque covarde: Armando ciladas para pegar Jesus de surpresa. É sempre assim, as pessoas não ficam neutras diante de Jesus. Quem não está do seu lado, passa a lutar contra ele. E é bom lembrar que Jesus está presente hoje na sua Igreja, que é una, santa, católica e apostólica.
Hoje nós celebramos a memória de Santa Teresa D’Ávila. Ela nasceu em Ávila, Espanha, em 1515. A educação que recebeu em casa foi sólida e cristã católica. Acostumada desde pequena à leitura de bons livros, a menina não conhecia maior encanto que a vida dos santos.
Aos vinte anos de idade, ingressou no carmelo de Ávila. Bonita, inteligente e comunicativa, Irmã Teresa se destacava entre as co-irmãs. Entretanto, aquela carmelo vivia em um grande relaxamento. As meninas não obedeciam à superiora e não seguiam o regulamento. Um dia, Irmã Teresa estava olhando para o crucifixo e resolveu mudar de vida. Aquele momento ela chamou, mais tarde, de sua conversão. A partir daí, Teresa deu início a uma obra gigantesca, que envolveu toda a sua vida: a reforma dos carmelos. Juntou-se a ela S. João da Cruz, que fazia o mesmo nos carmelos masculinos.
Apesar da intensa atividade, Teresa escreveu diversos e importantes livros sobre espiritualidade, e nunca se desviou da vida contemplativa. Segundo ela, o caminho da santidade consiste em buscar a união cada vez mais íntima com Deus, formando uma espécie de matrimônio com ele.
Além do árduo trabalho de reforma, Madre Teresa conseguiu fundar mais trinta e dois mosteiros. O Papa Paulo VI concedeu-lhe o título de doutora da Igreja.
Santa Teresa inspirou-se em Maria Santíssima, no cumprimento de sua vocação profética. Que elas nos ajudem a ser bons profetas e profetizas do Senhor.
Peçam contas do sangue de todos os profetas, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário