.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Houve um casamento em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá-Claretianos

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2015
Ester 5, 1b-2;2b-3 ? Ester revestiu-se com roupas de rainha e foi colocar-se ao lado do rei.
Salmo 44 ? Escutai, minha filha, escutai, ouvi isto: que o rei se encante com vossa beleza
Apocalipse 12,1.5.13ª.15-16ª ? Apareceu um grande sinal no céu, uma mulher vestida de sol, tendo a lua sob os pés.
João 2,1-11 ? Houve um casamento em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá.
Em Caná da Galileia, em uma festa de bodas, faltou vinho. A mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Comentário

Em outubro de 1717, três pescadores, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do Rio Paraíba, colheram a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A imagem foi levada para a casa da família de um deles: Filipe. No começo foi construído um pequeno oratório. O povo reunia-se para rezar o terço. Alguns sinais começaram a ocorrer, a devoção começou a se espalhar. Depois veio a basílica que hoje chamamos de basílica antiga e, mais recentemente, o grande santuário nacional de Aparecida. O evangelho das bodas aponta para o poder da intercessão. O texto é simbólico! As talhas vazias simbolizam a religião antiga, que perderam sua função. O vinho novo, de boa qualidade, é a mensagem de Jesus que traz vida nova e devolve a alegria à festa da vida. Maria, a mãe de Jesus, está presente nessa festa da vida e intercede, junto a Jesus, pois é dele que vem o poder renovador da vida. Que Maria, a padroeira do Brasil, interceda pelas necessidades da nossa nação. Nossa Senhora Aparecida, Rogai por nós.
COMENTARIO LITÚRGICO

O texto é uma narrativa do primeiro milagre de Jesus. Ele não o realizou no templo, mas em meio à festa e à celebração da vida, em dia de bodas. Este primeiro milagre consiste em acrescentar seiscentos litros de vinho em uma festa de casamento. O casamento de Caná já acena para o mistério da cruz, local onde se celebra o casamento entre Deus e a humanidade. Na bíblia, o casamento é o melhor símbolo da aliança para expressar o amor de Deus para com seu povo. No Antigo Testamento, Deus mesmo é o esposo, aquele que nos ama com amor eterno. Porém, esta aliança de Deus com os seres humanos foi muitas vezes traída. Bem o expressam os profetas, apontando inclusive as consequências desse rompimento. O fato de acabar o vinho significa o desgaste do judaísmo como religião que já não despertava a esperança de vida nos seus fiéis. As bodas de Caná apontam para uma nova e definitiva aliança de Deus para com a humanidade. Maria está como quem intercede, mas também aquela que aponta para Jesus e como esposa, totalmente entregue ao seu esposo, Ela representa o Israel fiel, a mulher que ama o Esposo, a filha de Sião que escuta a palavra e espera a sua realização. Que nossa vida seja uma atualização dos gestos de Jesus, que introduzia a alegria onde ela ia se acabando e onde a festa deveria continuar.
* Comentário baseado em “O Pão nosso de cada dia”, subsídio litúrgico-catequético mensal – Mês de Outubro, 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário