.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dar aos pobres é não viver só para si-Helena Serpa


11/10/2015 - XXVIII domingo comum – Sabedoria 7, 7-11 – “ A sabedoria é a fonte de todos os bens”
A sabedoria é um dom infuso que recebemos no nosso Batismo o qual nos leva a enxergar as coisas na perspectiva de Deus. É o olhar supremo de Deus, que comunica a sua graça a uma simples criatura. Por isso, este dom não se refere à sabedoria no modo habitual como falamos, isto é, no sentido de alguém ter muita cultura, ciência ou erudição. Segundo os critérios do mundo as pessoas consideradas sábias nas coisas do mundo, na maioria das vezes, dizem-se ateias.  Pelo contrário o dom da sabedoria nos leva ao amor de Deus!  Pelo dom da sabedoria, a alma passa a saborear todas as coisas com o coração de Deus e vive de amor. Há, portanto, estreita ligação entre a sabedoria com que  contemplamos as perfeições divinas e o amor que nos une sempre mais a Deus. Para os que buscam a sabedoria pelo conhecimento de Deus toda beleza, toda a verdade e todo amor que encontra são canais que conduzem ao oceano infinito de amor, verdade e beleza.  Dessa profunda convivência de amor com Deus brotam uma paz inabalável e profunda segurança na providência divina que tudo abrange. Com a sabedoria nós podemos conquistar todos os bens, pois a luz que dela emana nos conduz nos caminhos do Senhor.  – Você costuma orar pedindo a sabedoria? – Você tem saboreado e contemplado este Amor que vem do céu? – O que você mais tem pedido a Deus: emprego, riqueza, sucesso, prosperidade ou apenas sabedoria?                                                                                                                                                                                                          

Salmo 89 – “Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, e exultaremos de alegria!”
O amor de Deus vivendo em nós é a fonte de alegria e felicidade que nos abastece em todos os dias da nossa vida. Pedir sabedoria é suplicar a Deus para que o Seu Amor, agindo em nós, nos faça vivenciarmos os dons que recebemos tornando fecundo o nosso trabalho aqui na terra.

2ª. Leitura – Hebreus 4, 12-13 – “A Palavra de Deus nos reconstrói”
Quando vivenciada a Palavra de Deus é eficaz, porque, produz em nós mudanças reais de mentalidade e de comportamento nos levando a agir de uma maneira completamente nova. Ela penetra mais do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, porque separa não a alma do corpo, mas aquilo que é fruto da alma, emoções sentimentos, fruto do espírito, presença de Deus, intuição, consciência e fruto da carne, vontade própria, desejos desenfreados, prazeres, incoerências, nos levando a perceber tudo aquilo que nos escraviza. Ela nos revela o que precisamos  fazer para nos tornarmos livres de nós mesmos (as) e das nossas inclinações perversas. Atinge também a divisão das juntas e medulas e vem de uma forma muito concreta de encontro à nossa maneira de pensar, da nossa mentalidade de homens e mulheres velhos.  A Palavra é o próprio Deus que nos conhece, nos sonda, penetra em nós e discerne o que é justo e o que é injusto para a nossa caminhada em busca da santidade.  Ninguém poderá ocultar-se diante de Deus quando medita a Sua Palavra, pois Ela rasga o nosso coração, mostra as nossas entranhas e coloca tudo a descoberto.  Através da Sua Palavra Deus nos reconstrói e arruma o que em nós está desarrumado. – Você tem levado a sério a Palavra de Deus? – Em que a Palavra de Deus lhe tem ajudado: no seu autoconhecimento, no amor ao próximo, no conhecimento do outro, no reconhecimento do seu ser pecador?

Evangelho Marcos 10, 17-30 – “Dar aos pobres é não viver só para si”
vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu!” Com estas palavras Jesus nos ensina como poderemos perseguir a perfeição e assim, acumular um tesouro no céu. Por mais pecadores que sejamos todos nós temos desejo de santidade e ansiamos progredir no caminho da perfeição. O exemplo do jovem rico é uma confirmação disso. Viver apenas os mandamentos não nos basta. Cumprir a lei é pouco diante do anseio que temos de perfeição, de liberdade, de sairmos de nós mesmos (as) e alçar o livre arrebatamento dos filhos de Deus criados à Sua imagem e semelhança.  Jesus falou para o jovem rico que ele precisaria vender tudo o que tinha. E nós? O que será preciso vender? Podemos começar admitindo que primeiramente, precisamos sair de nós mesmos e nos descartar de tudo que nos aprisiona, escraviza e nos impede de voar para fora da mesmice da nossa vidinha medíocre de “cumprir a obrigação” e amealhar, depositando sobre nós uma carga pesada e levar uma bagagem difícil de carregar dificultando a viagem que empreendemos. Jesus veio nos salvar do pecado e da morte eterna, por isso, Ele tem em Si todos os atributos de que precisamos para o nosso fortalecimento. Quando Ele nos recomenda, vender tudo para dar aos pobres, é porque sabe que quanto mais nos apegarmos a nós mesmos e às nossa mentalidade egoísta, mais ranzinzas e infelizes seremos. O rico é aquele que é apegado às suas conveniências e não consegue perceber a necessidade dos outros. ou levando uma bagagem difcarga pesada que nosvrisiona, que nosDar aos pobres é não viver só para si, é deixar de olhar apenas os próprios interesses para alcançar os interesses de Deus e fazer a Sua vontade. - É difícil para você também vender tudo o que você possui e dar aos pobres? – O que é que você possui de tão importante a ponto de tornar impossível a sua entrada no reino do céu? – O que você está amealhando? – O que você já conseguiu deixar para seguir Jesus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário