.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A bem aventurada-Helena Serpa


10/10/2015 - sábado XXVII semana comum -  1ª. leitura -  Joel 4, 12-21 – “viver com vigilância cada momento da nossa vida”
Através do profeta Joel Deus dá um recado a toda a humanidade, alertando para o grande dia da Decisão, isto é, o dia em que todos nós seremos julgados (as). Todos os povos, em todos os tempos, serão conclamados a se por em marcha “rumo ao vale de Josafá”, à espera do Senhor.  Isso significa que precisamos viver com vigilância cada momento da nossa vida, certos de que haveremos de prestar contas das nossas ações. “Tomai a foice, pois a colheita está madura”, “o dia do Senhor está próximo”. Estas exortações do profeta na leitura de hoje abrem os nossos olhos para a realidade da nossa vida em todos os nossos dias. Nas suas palavras há, pois, um ultimato para que não sejamos pegos de surpresa.  No entanto, percebemos também uma mensagem de otimismo e esperança para todos nós que nos consideramos “filhos de Israel”, isto é, povo de Deus cujo pensamento e atenção estão voltados para os Seus ensinamentos, quando diz, “mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel “. O Egito e a Iduméia, são figuras que nos lembram do pecado e da escravidão ao inimigo de Deus.  Portanto, precisamos ter consciência de que o tempo em que estamos vivendo é precioso porque “a colheita está madura”.  Não podemos permanecer passivamente apreciando o desenrolar dos acontecimentos, pois o Senhor já está habitando em Sião, isto é, em cada um de nós. Não precisamos mais esperar porque esse é o tempo da conversão. - Você vive cada dia da sua vida como se fosse o último?- O que você tem feito dos seus dias e das suas noites?- O que os motiva a trabalhar e lutar na vida?- Você já está pronto (a) para o Dia da Decisão?

Salmo 96 – “Ó justos, alegrai-vos no Senhor!”
A alegria no Senhor é um privilégio dos justos, isto é, daqueles que vivem segundo os planos de Deus. Todos aqueles (as) que se apoiam na justiça do Senhor e vivem conforme os Seus ensinamentos tendo sua vida de acordo com os desígnios de Deus desfrutam da luz e da alegria.

Evangelho - Lucas 11, 27-28 –  “A bem aventurada”
Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em  prática.” Dessa forma Jesus proclamou  que sua Mãe era  feliz não por tê-Lo criado e amamentado, mas porque soube  ouvir a  palavra de Deus e a pô-la em prática. Jesus então,  nos dá  a receita para que também sejamos felizes aqui na terra, conservando a alegria no coração.   Maria é aquela a  quem as escrituras apontavam como a cheia de graças,  e soube  reconhecer isso quando proclamou no Magnificat: Por isto, desde  agora me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.”  Podemos então concluir que ser bem aventurado (a) é ser feliz e, assim, exultar de alegria no Senhor reconhecendo-se, completamente dependente e abandonado(a) à Sua vontade.  Maria é, portanto, o nosso Modelo de mulher feliz e repleta de alegria. Maria a primeira discípula do próprio Filho e “modelo da Igreja na ordem da fé, da  caridade e da união perfeita com Cristo” (LG 63) – Você também é feliz como Maria? – Você proclama isso? – Qual a influência que a palavra de Deus tem tido na sua vida? – Você costuma louvar o Senhor pelas maravilhas que fez  na sua vida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário