.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Somos homens e mulheres fracos na fé-Helena Serpa.

04/08/2015 - - 3ª.feira –  XVIII semana comum – Números 12,1-13 – “A inveja é a raiz de muitos males”
A inveja é um dos sete pecados capitais e é a raiz de muitos dos males que atingem o homem e a mulher. Por causa da inveja muitas desavenças e intrigas acontecem ainda hoje. Maria e Aarão eram irmãos de Moisés por laços de sangue, no entanto, despeitados eles se ensoberbeceram e começaram a duvidar da sua unção e do seu privilégio diante do Senhor. Acontece também hoje com aqueles (as) que Deus escolhe para dirigir um povo, assim como também com os que Ele escolhe para serem governados.   Quantas vezes nós vemos acontecer no meio de nós dissensões e incompreensões da parte de alguém que já se “acha” preparado (a) para tomar o posto de quem está à frente! É o discípulo querendo ser mais que o mestre. Deus é sábio nas Suas propostas e nos Seus planos e sabe muito bem distinguir a competência de cada um de nós, pois é Ele mesmo quem nos capacita de acordo com a Missão que nos propõe.    No meio das famílias, na Igreja, nas  comunidades, no Governo, em todas as esferas nós assistimos e às vezes até participamos desta realidade. O relato do Livro dos Números, porém, nos revela que “Moisés era um homem muito humilde”, por isso, o próprio Deus o justificou pela sua fidelidade e declarou a sua primazia diante de todos os outros profetas. A humildade é uma expressão da verdade e todos os que são escolhidos por Deus para estarem à frente de alguma obra devem reconhecer e assumir a sua capacidade, assim como também a sua limitação com a consciência de que tudo o que têm pertence ao Senhor. E os que são comandados devem também conscientizar-se de que estão obedecendo a Deus e não a homens. A lepra que atingiu Maria, irmã de Moisés, foi em consequência da sua rebeldia e soberba e quando também nós, na nossa caminhada nos rebelamos e desprezamos a vontade de Deus as consequências nos são funestas. Em virtude da inveja há muita desarmonia e separação nas famílias, no entanto, a palavra é uma Luz que nos mostra as evidências das nossas intransigências e nunca é tarde para que nós também peçamos a Deus a cura para a nossa insensatez. – Você tem consciência de que o Senhor tem um lugar adequado para você atuar na vida? – Você inveja a posição de alguém e acha que poderia desempenhar melhor? - Em que a mensagem desta leitura poderá ajudá-lo (a)?

Salmo – 50 – “misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!”
Este salmo, denominado de “miserere” é um pedido de perdão a Deus pelo nosso ser pecador. Quando oramos com ele nós estamos reconhecendo que não somos pecadores porque cometemos pecados, mas que cometemos pecado porque somos pecadores. “Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente”, diz o salmista. Nós também precisamos ter consciência de que o pecado é como um germe crônico que foi inoculado dentro de nós e, por isso, nós nunca deixaremos de ser  pecadores, no entanto o Senhor pode criar em nós um coração puro e dá-nos um espírito decidido a não mais cair na armadilha do pecado. O Espírito Santo é quem nos ajuda nesta obra.

Evangelho  - Mateus 14,22-36 – “somos homens e mulheres fracos na fé.

Somente a Fé em Jesus nos fará caminhar sobre as águas. Naquele tempo quando despediu os Seus discípulos Jesus já imaginara que eles iriam passar por tribulações por causa do mar agitado. No entanto, Ele mesmo os mandou a frente a fim de que pudessem exercitar a sua fé. Assim, de longe Ele logo percebeu que eles estavam passando por dificuldades por causa da ventania que soprava sobre o seu barco sacudido pelas ondas do mar e aproximou-se deles andando sobre as águas a fim de salvá-los. A princípio, cheios de medo os discípulos não reconheceram Jesus, pois estavam apavorados. Cheio de dúvidas Pedro pediu-Lhe, então, uma prova. “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. Jesus o chamou e Pedro foi, no entanto, ao primeiro sopro do vento ele desviou os seus olhos e esmoreceu na fé, teve medo e não conseguiu ir adiante, no seu propósito.  Na nossa vida, quando estamos atravessando as tempestades isto também acontece conosco! Pedimos a Deus provas de coisas que só dependem da nossa fé para acontecerem. Queremos, mas não confiamos no poder de Deus; desejamos, mas não temos paciência para enfrentar as dificuldades próprias das coisas que queremos conquistar. Somos débeis, indecisos e, na verdade, somos homens e mulheres fracos na fé. Duvidamos das promessas do Senhor e somos condicionados a confiar na nossa própria fraqueza que não nos deixa caminhar sobre as dificuldades. Testamos a Deus, mas confiamos em nós. Todavia, sabedores de que não temos capacidade, nós naufragamos porque desistimos de lutar.   Contudo, o Senhor nos espera de mãos estendidas para nos ajudar. Jesus conhece as nossas fraquezas, por isso, Ele nos perdoa quando tentamos testá-Lo e O colocamos à prova. A única coisa que  precisamos fazer é reconhecer que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus e pode nos tirar de qualquer sufoco sem que seja preciso nos arriscar para avaliar a Sua força. - Você já percebeu que Jesus sabe das suas dificuldades e que Ele se aproxima de você de várias maneiras - Como você tem acolhido a aproximação  de Deus na sua vida? - Você também tem testado o poder de Deus na sua vida? -  Como Ele tem se manifestado?   Você tem  medo de Deus? Por que?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário