.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Os ensinamentos mais importantes de Jesus-Helena Serpa


25/08/2015 - 3ª. feira XXI semana comum – 1 Tessalonicenses 2, 1-8 – “coragem para enfrentar a missão”
Nesta carta São Paulo nos dá testemunho de como, em meio a grandes lutas e confiando em Deus, ele cumpria a sua missão de  anunciar o Evangelho de Cristo.  Usando como armas a ternura, o amor, a afeição, a coragem e o destemor Ele colocava à disposição do Senhor até a sua própria vida.  Assim sendo, ele também nos aponta um caminho seguro para agradar a Deus quando nos dispusermos a cumprir a nossa missão de vida no mundo: não procurar elogios humanos utilizando palavras de bajulação nem tampouco proceder movido pela ganância em busca de proveito próprio. Em virtude da nossa fragilidade humana, no entanto, muitas vezes confundimos a nossa incumbência e, ao invés de testemunhar Jesus acabamos por nos promover e angariar para nós o galardão da vitória. Às vezes, mesmo falando em Nome de Deus temos medo de desagradar as pessoas e por isso não somos coerentes com os Seus ensinamentos. Neste caso, então, a nossa pregação estará se baseando no erro e no equívoco e não dará frutos. Talvez seja esta causa pela qual não haja muitas conversões no meio de nós. Precisamos nos apossar da coragem que Deus nos concede para usar o espaço que nos é concedido na edificação do reino de Deus no mundo sem querer que os nossos interesses pessoais sejam correspondidos. O Senhor examina os nossos corações e conhece os nossos reais motivos. Façamos, portanto, uma autorreflexão para saber qual é a intenção do nosso coração quando nos dispomos a servir a Deus com a nossa missão de vida.  – Você gosta de falar em Nome de Jesus e anunciar ao mundo o Seu reino? – Qual tem sido a sua real intenção ao fazê-lo? – Você tem ensinado alguma coisa contrária à Lei de Deus somente para agradar as pessoas? – Você busca elogios pela sua pregação? – Você tem vivido o que tem pregado?

Salmo 138 – “Senhor, vós me sondais e conheceis!”
O salmo é um verdadeiro reconhecimento da nossa alma à presença de Deus que nos conhece por inteiro. É uma constatação de que em todos os momentos somos examinados por Deus, não para nos amedrontar, mas sim para nos auxiliar na caminhada. Ter a consciência de que o Senhor nos conhece e sabe de tudo a nosso respeito é motivo de grande alegria, pois nunca nos sentiremos abandonados. Ore com este salmo  e sinta a presença amorosa de Deus no seu coração.

Evangelho – Mateus 23, 23-26 – os ensinamentos mais importantes de Jesus”

Jesus nos aponta a justiça, a misericórdia e a fidelidade como os ensinamentos mais importantes da Lei de Deus. Assim, Ele nos chama a atenção para a sinceridade das nossas ações de caridade quando nos dispomos a pagar o dízimo ou a dar alguma esmola somente para sermos apreciados pelos homens. Quando praticamos o bem apenas com o intuito de aparecer e chamar a atenção nós desprezamos esses outros ensinamentos que Jesus veio nos apresentar. Sabemos que Deus sonda o nosso coração e por isso, conhece o que há de mais escondido dentro de nós! Podemos enganar a todos, mas a Ele, não! O Espírito Santo com muita sabedoria e propriedade denuncia o que há de oculto por debaixo das aparências das nossas ações. Baseado nisso, Jesus hoje também poderá nos chamar de “hipócritas”, se estivermos nos enaltecendo em vista das nossas “boas ações”.  Hoje, nós também podemos estar pagando o dízimo de todas as nossas receitas e até promovendo o bem comum, no entanto, ao mesmo tempo, podemos estar agindo como guias cegos, se as nossas atitudes de justiça, misericórdia e fidelidade não estiverem condizentes com a nossa “caridade”.  A nossa caridade, nesse caso, servirá para nada, não gerará frutos bons.   Muitas vezes nós aproveitamos  os momentos em que todos tomam conhecimento das nossas boas obras para fazer campanhas que têm como objetivo somente a nossa promoção pessoal. Podemos ter aparência de pessoas boas e, exteriormente, sermos irrepreensíveis, todavia o nosso interior está cheio de maldade. Jesus nos adverte enquanto é tempo: “limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”.   A justiça, a misericórdia e a fidelidade, portanto, se traduzem pelos nossos atos concretos de amor. Somos chamados a dar o dízimo e a fazer o bem, mas tudo isto, com um único intuito de TUDO FAZER POR AMOR a DEUS! – Com que finalidade você tem contribuído com o dízimo? – Você acha que Deus está vendo as suas ações de caridade? – Você tem sido fiel, justo (a) e misericordioso (a) com as pessoas com quem você convive? – Você faz alguma coisa para aparecer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário