.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O que torna o homem impuro-Helena Serpa


30/08/2015 - XXII Domingo do tempo comum – 1ª. leitura – Deuteronômio 4, 1-2.6-8 -  “nos mandamentos do Senhor estão a nossa sabedoria e inteligência”
O que nos faz parecer sábios e inteligentes aos olhos das nações é a vivência das leis e dos decretos de Deus. Por isso, os mandamentos da Lei de Deus que Moisés entregou ao povo de Israel ainda hoje são para nós sinais que regulam a nossa vida, e nos levam a conquistar a felicidade de uma terra promissora.   Por mais que o mundo subestime a vida espiritual e as orientações de Deus, há sempre alguém a quem o nosso testemunho de fé, de fortaleza, de alegria e de paz chama a atenção.  Porquanto, não podemos acrescentar nem retirar nenhuma palavra dos decretos do Senhor que são justos e bons para nós.   Na medida em que apreendemos e vivenciamos o Evangelho nós podemos dar testemunho ao mundo de uma vida cheia de sabedoria e inteligência e mesmo no meio dos desafios nós estamos confiantes nas promessas de Deus. Podemos fazer esta experiência na nossa vida diária quando cumprimos os ensinamentos de Deus que a Sua Palavra nos propõe. - Você nota a diferença quando uma pessoa vive de acordo com a Lei de Deus? – Você é daquelas pessoas que questiona os mandamentos da Lei de Deus? – Você os conhece? Você os tem vivido?  - Você faz diferença no mundo?
Salmo 14 – “Senhor quem morará em vossa casa e no vosso monte santo habitará?”
Viver os mandamentos do Senhor nos leva a habitar na Sua casa e a sentir o Seu grande amor por nós. Nem todos conseguem sentir a presença de Deus no seu coração, porque o pecado é como uma barreira o qual impede que isso aconteça. O salmo faz referencia a coisas que o homem justo faz ou deixa de fazer e por isso consegue morar na casa de Deus, e desde já desfrutar da Sua companhia.

2a. leitura – Tiago 1, 17-18.21-22.27 – “praticantes e não somente ouvintes”
A Palavra de Deus criou o mundo e nos gerou como Suas criaturas e objetos do Seu amor. Por isso São Tiago nos esclarece que a Palavra de Deus é para nós, princípio de vida e de salvação. Foi Ela quem nos formou, portanto, é um dom que recebemos a fim de nos tirar da ignorância e dar sentido à nossa vida.  Ele nos conscientiza dizendo que todo dom que recebemos e toda dádiva perfeita descem do Pai das luzes, no qual não há mudanças nem variação!  Com efeito, se recebermos a Palavra de Deus com humildade e de coração aberto ela estará para sempre enraizada em nós e assim, poderemos vivencia-la em conformidade com a sua vontade soberana. Do contrário, se apenas a escutamos sem o desejo de encarná-La, estaremos nos enganando a nós mesmos e perdendo o nosso precioso tempo.  – Qual a influência que a Palavra de Deus tem tido na sua vida? – Você costuma discernir os seus questionamentos com Ela? –

Evangelho – Marcos 7, 1-8.14-15.21-23 – “o que torna o homem impuro”
Jesus vem nos conscientizar de que é do interior do nosso coração que saem as impurezas, más intenções e toda a maldade exteriorizada por meio das nossas ações. Assim então, Ele nos recomenda para que não nos valorizemos a partir das práticas convencionais e tradicionais nem sejamos enganados (as) pela falsidade das palavras. Todos nós temos a tendência de admirar e nos impressionar com as pessoas que se apresentam irrepreensíveis, no vestir, no falar, no comportar-se, no entanto, conseguem encobrir um espírito de maledicência, de julgamento e de orgulho. O mundo dita regras e etiquetas que desvirtuam completamente os pensamentos de Deus. O preceito de Deus é  Amor e quantas vezes nós esquecemos isso para seguir as regras e as tradições que o mundo conservador nos prega! Isto, antes daquilo; fazer deste jeito e não do outro; apegamo-nos com coisas banais que não se fundamentam no amor de Deus e agimos “bem”, aos olhos do mundo, superficialmente, quando no nosso interior nada está bom, é só fachada. Jesus nos instrui a fazermos tudo de coração e espírito contritos, com simplicidade e naturalidade. Até o louvor que sair da nossa boca deverá ser eco do que há dentro do nosso coração.  Do contrário, tudo que os nossos lábios entoarem será vão e desnecessário.  Ao invés de mãos e pés lavadas o nosso Deus prefere um coração limpo. – Você dá valor a formalidades e regras? – O que você fala é o mesmo o que pensa? -  Você dá muita importância à sua aparência e ao que as outras pessoas pensam de você? – Você tem um coração contrito?


Nenhum comentário:

Postar um comentário