.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

JOÃO, O MAIOR DOS PROFETAS – Maria de Lourdes Cury Macedo

Sábado, 29 de agosto de 2015.
Evangelho de Mc 6,17-29

São João Batista, o corajoso Precursor do Messias, abandonou o deserto, onde levou uma vida de grande austeridade desde a juventude e foi para o Rio Jordão pregar para às multidões, pregava aos homens e mulheres dizendo palavras duras, mas verdadeiras. A todos convidava ao arrependimento dos seus pecados, a fim de receberem o batismo de penitência, preparando assim o povo para receber os novos ensinamentos do Salvador Jesus que estava para chegar. 
Abusos e vícios detestáveis tinham tomado conta da sociedade Judaica e  João os censurava energicamente. À frente do governo estava o rei Herodes Antipas, filho daquele outro Herodes, por cuja ordem, foram assassinados os inocentes de Belém.
Censurou publicamente o comportamento pecaminoso e escandaloso de Herodes Antipas e da cunhada Herodíades, esposa de seu irmão Felipe, uma relação ilegítima o que lhe custou a dura prisão em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto e mais tarde a morte triste por degolação.
Essa união ilícita era um mau exemplo e grave escândalo para a nação inteira, mas ninguém ousava censurar o monarca temendo as terríveis consequências. João não podia ver tal escândalo de braços cruzados, pois pregava a conversão do coração e com a coragem de profeta denunciava o erro.
Herodes se sentiu atraído pela personalidade extraordinária  do Batista,  e  com agrado ouvia as suas instruções, respeitava ou temia João, por sua condição “sagrada” (Mc 6,20). Quando Herodes o ouvia, ficava muito admirado, indeciso, mas escutava-o de bom grado, pois o considerava um homem santo ou um profeta.
João disse a Herodes com toda a franqueza: "Não te é lícito viver com a mulher do teu irmão". Herodes recebeu muito mal as palavras do profeta. Mas naquele dia não fez nada com João, sabendo que ele era homem justo, santo e protegia-o  porque temia o povo, que dedicava a João grande veneração.
Herodíades se sentiu muito ofendida e tanto fez, tanto instigou Herodes, o qual decidiu encarcerar o santo Precursor, prender a ferros na prisão. Herodíades sentia rancor de João e queria dar-lhe a morte, mas não podia, não tinha esse direito, poder. Chegou o dia oportuno de Herodíades se vingar de João por causa das acusações de seus pecados. Herodes comemorava o seu aniversário em clima de festa. Era ocasião de fazer benefícios e conceder perdão.  Herodes ofereceu um banquete aos grandes da corte, aos oficiais e aos principais da Galileia para comemorar o seu aniversário.
Fazia parte do programa uma dança oriental executada pela filha de Herodíades chamada Salomé. A filha de Herodíades, Salomé, instigada pela ardilosa e perversa mãe, dançou para o rei e seus convidados. A bela moça era uma exímia dançarina e tinha a exuberância da juventude. Tendo entrado e dançado, a filha de Herodíades, agradou a Herodes e aos convidados, pois proporcionou a todos, um magnífico espetáculo. Deu um verdadeiro show de agilidade e sensualidade na dança, com isso entusiasmou Herodes. 
O rei encantado por Salomé disse à jovem: «Pede-me o que quiseres e eu te darei». E acrescentou, jurando: “Dar-te-ei tudo o que me pedires, nem que seja metade do meu reino”. Salomé ficou tão admirada, tão espantada diante dessa inesperada proposta de Herodes que saiu e perguntou à mãe para saber o que ela lhe aconselhava o que pedir. Herodíades achou chegado o momento de livrar-se do odiado profeta, e não hesitou. "Vai – disse à filha decididamente – e pede a cabeça de João Batista".
Sem pensar a leviana dançarina transmitiu a ordem da mãe ao Rei e disse-lhe em voz alta, para que todos pudessem ouvir: "Quero que sem demora me dês, a cabeça de João Batista".
Ao ouvir um pedido tão bárbaro e sem piedade, Herodes apavorou-se, ficou muito triste, porque apesar de tudo ele o admirava muito. Mas não querendo desapontar a moça e lembrando-se do juramento que fizera, consentiu e mandou o algoz ao cárcere onde João se achava. A ordem de decapitá-lo foi cumprida imediatamente e poucos momentos depois, Salomé teve satisfeito o seu desejo: a cabeça de João Batista, apresentada num prato que lhe foi entregue e Salomé deu-a a mãe.
            Assim que os discípulos de João souberam do crime, retiraram o corpo do querido mestre do cárcere e depositaram-no num sepulcro.
  João, precursor e profeta do Altíssimo, era um homem de coragem, enfrentou as autoridades e os poderosos, denunciando seus erros e injustiças. Hoje, lembrando do martírio desse grande santo, podemos afirmar que é muito atual a pregação dele. Nós devemos ser outro João Batista nos nossos dias.
Precisamos fazer o mesmo que João fez, chamar o povo à conversão: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. E todo homem verá a salvação de Deus.” (Lc 3, 4-6)
 João nos convida a mudarmos de vida, a direcioná-la conforme os valores do Reino de Deus: partilhar o que temos, nossos bens, nossos dons. Ser fraternos, misericordiosos, perdoar, amar... São João Batista nos chama à conversão com a sua palavra, com o seu exemplo de vida austera, com o seu sangue derramado ele toca as nossas consciências, para nos arrependermos dos nossos pecados e voltarmos para Deus.
 Assim como João tombou na luta pela justiça e pela verdade, peçamos que nos ajude a lutar corajosamente para testemunhar a Palavra de Deus. A salvação divina se concretiza na medida em que o Reino de Deus se realiza: na vivência da fraternidade, na prática da justiça, na defesa da vida, na promoção da dignidade humana, no resgate dos direitos dos pobres e excluídos.
 Por isso a mensagem de São João Batista se faz atual, incisiva e decisiva. Ela convida todos a se empenharem na construção de uma nova sociedade, sem violência, sem miséria, uma sociedade que ofereça condições de vida digna para todos.
São João Batista doou a sua vida e recebeu como recompensa a vida eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus. Bela vida do precursor de Jesus, maior profeta e mártir, toda consagrada a Deus e a verdade.

São João Batista, rogai por nós, hoje e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário