.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Bendita entre as mulheres-Helena Serpa


16/08/2015  – Domingo - Festa da Assunção de Nossa Senhora

 “O Dogma da Assunção da Virgem Santíssima foi proclamado, solenemente, pelo Papa Pio XII no dia 1º de novembro de 1950 e sua festa é celebrada no dia 15 de agosto. Quando o Papa o decretou por meio da Constituição Apostólica “Munificientissimus Deus” foi uma verdadeira apoteose, tanto na Praça de São Pedro em Roma, como nas outras cidades do mundo católico. Nesse documento disse o Papa: Cristo, com Sua morte, venceu o pecado e a morte e sobre esta e sobre aquele alcançará também vitória pelos merecimentos de Cristo quem for regenerado sobrenaturalmente pelo batismo. Mas por lei natural Deus não quer conceder aos justos o completo efeito dessa vitória sobre a morte, senão quando chegar o fim dos tempos. Por isso os corpos dos justos se dissolvem depois da morte, e somente no último dia tornarão a unir-se, cada um com sua própria alma gloriosa. Mas desta lei geral Deus quis excetuar a Bem-Aventurada Virgem Maria. Ela, por um privilégio todo singular venceu o pecado; por sua Imaculada Conceição, não estando por isso sujeita à lei natural de ficar na corrupção do sepulcro, não foi preciso que esperasse até o fim do mundo para obter a ressurreição do corpo”. Trecho Retirado do site - http://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/dogma/assuncao-de-nossa-senhora-ao-ceu/

1ª. Leitura  – Apocalipse 11,19;12,1.3-6.10 – “O sinal no céu”
No Livro das Revelações São João descreve a visão que teve de um grande sinal no céu: a figura de uma mulher vestida de sol, com uma coroa de doze estrelas, sendo perseguida por um dragão. Esta figura representa para nós Maria a Mãe de Jesus que é também a Mãe da Igreja e o dragão, o inimigo de Deus que persegue a Igreja de Jesus Cristo. Esta revelação nos mostra também como Maria foi preservada por Deus que lhe preparou um lugar na Sua glória, como afirma a Tradição da Igreja, sendo ela assunta ao céu pelos merecimentos do Seu Filho Jesus Cristo.

 A mulher vestida de sol.
“O Apocalipse é o livro bíblico que contém a Revelação de Jesus
Cristo dirigida à Sua Igreja perseguida. Também, nesta visão celeste dada ao apóstolo João, focaliza-se a Mulher resplandecente, o Dragão e as duas Bestas, os diversos flagelos, o castigo dos perseguidores, o triunfo da Igreja e, finalmente, a consumação do Juízo final e a Jerusalém Nova dos Eleitos. A mulher, concretamente histórica tanto quanto seu Filho, é Maria, mãe de Jesus; mas dada também como mãe ao Discípulo João, representa a Mãe da Igreja de Jesus Cristo. Assim ela, Maria Santíssima, é elevada à categoria de sinal. Um grandioso sinal que aparece no céu, para que todos vejam. Um sinal a todos os povos por meio de todas as suas aparições que ocorrem em diversos locais no mundo inteiro.”
“Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.”
(APOCALIPSE. 12, 1)
“Vestida com a luz de Deus, a luz do Espírito Santo, a qual é representada pelo sol; com os pés sobre a lua, simbolizando estar acima dos instintos inferiores humanos, e portando uma coroa de doze estrelas, que simbolicamente remetem às doze tribos de Israel, Maria é colocada por Deus numa posição destacada de qualquer outra criatura no momento em que passa a ser a comandante na batalha decisiva contra satanás.
(Trecho retirado do site http://www.mariamaedaigreja.net/AMulherVestidaDeSol.html)

Salmo 44 – “À vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir”.
O salmo canta a figura da rainha que se encontra à direita do rei,  “tal se nos mostra Maria na glória celestial  É a mesma glória que envolve o Filho e a Mãe! Ele nos aparece tão belo! E ela como se nos apresenta suave e terna em seu sorriso de Mãe, estendendo-nos os braços, num convite amoroso, para que vamos a Ela e possamos um dia partilhar de sua bem-aventurança!” (trecho retiro do site).

2ª. leitura - ! Cor 15, 2s0-27 – “Os que pertencem a Cristo ressuscitarão”
  Em Adão todos morrem, em Cristo todos reviverão! Esta é uma verdade que nos garante a Ressurreição daqueles que acreditam em Jesus Cristo o primeiro a ressuscitar dos mortos. Deus já concedeu a vitória ao Seu Filho e com Ele nós também somos vitoriosos. Por isso, também acreditamos no privilégio de que Maria não passou pela morte, ela apenas adormeceu e foi assunta ao céu pelo poder de Deus.

Evangelho – Lucas 1, 39-56 – Bendita entre as mulheres”
Meditando sobre a visita de Maria a sua prima Isabel quando ela canta o Magnificat, nós podemos perceber a sua grande humildade e submissão à vontade do Pai. Mesmo reconhecendo a sua pequenez, Maria assumiu a missão de Mãe do Salvador, e não ficou nos lauréis que o título lhe conferia.  Por isso, não reteve nada para si! Entregue ao Espírito Santo ela se determinou a servir a Deus. Não perdeu tempo e, se oferecendo para ser serva do Senhor, correu para ajudar Isabel, sua prima, que precisava da sua ajuda. O Espírito Santo confirmou-a como mãe do Senhor quando João Batista pulou no ventre de Isabel e esta exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”  E completou, dizendo: “Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.     Como para confirmar toda a graça que recebeu de Deus Pai e inspirada nos livros do Antigo Testamento Maria cantou o Magnificat assumindo ser bem aventurada pelos prodígios que nela aconteciam. Por isso, afirmou: “doravante todas as gerações me chamarão bem aventuradas, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor” .   Com Maria, somos também bem aventurados, porque acreditamos nas promessas do Senhor e cheios (as) do Espírito Santo sentimos a presença de Jesus que nos motiva a ir ao encontro das Isabel que hoje estão à nossa espera. Nossa Senhora é nosso modelo, por isso, agradecidos, nós também dizemos quando  rezamos o rosário: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” – Você acredita que Nossa Senhora está no céu ao lado de Jesus   e que intercede por nós? – Você tem Nossa Senhora também como sua mãe? – Como é a sua devoção para com Maria? – Você costuma rezar o terço e pedir a sua benção? – Ore hoje com Maria e sinta o carinho e a ternura dela, como sua mãe, rainha do céu e da terra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário