.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A voz que vem do céu-Helena Serpa



06/08/2015 – 5ª. feira – TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR - Daniel 7,9-10.13-14 – “a beleza do céu”   -  
A realeza e o poder de Jesus Cristo são descritos aqui segundo a visão de Daniel na qual podemos contemplar a glória e a majestade de Deus diante das nações. Jesus Cristo, o “filho de homem”, aparece aqui como figura central desta visualização que define para nós a supremacia e o poder de Cristo, Salvador e Senhor de todas as nações, glorificado nos céus ao lado de Deus Pai. Podemos também perceber os mistérios de Deus pelo significado de “Tronos, ancião de muitos dias, veste branca, cabelos como lã, chamas de fogo, rios de fogo”, elementos que identificam a beleza do céu. A glória de Deus, então, se manifesta na nossa vida numa dimensão sobrenatural que transcende à nossa inteligência humana e o nosso raciocínio.  O reino dos céus acontece dentro do nosso coração. Olhando para dentro de nós mesmos (as) também poderemos contemplar esses mistérios e experimentar desde já a visão beatífica do céu, onde Jesus é o Senhor que está sentado à direita do Pai e nos faz também permanecer Nele, participando da Sua glória.   Esta visão é interior e pode ser também vivida por nós, por meio do Espírito Santo que nos dá a percepção das coisas espirituais.    Refletir sobre este cenário é, de alguma forma, trazer o céu para a terra e já se alegrar com a visão feliz da eternidade, onde Cristo ressuscitado vive e reina para sempre.  – Você acredita que já participa da glória do céu, onde Jesus está assentado? – Que simbolismos têm para você estas figuras de que Daniel fala: ancião, trono, veste branca, chamas, fogo, tribunal, livros abertos, etc? – Reflita sobre isso! 

Salmo 96 – “Deus é rei, é o Altíssimo, muito acima do universo”
O salmista nos convida a exultar de alegria pela realeza do nosso Deus que tem poder sobre toda a terra. Deus é rei e é real! Esta é uma realidade que nós devemos a todo o momento acolher a fim de darmos a Ele o louvor e o reconhecimento, devidos. Ante a face do Senhor todos os povos se curvam e até as montanhas se derretem numa comprovação de que o Senhor, nosso Criador é o Rei Altíssimo.  Quando olhamos o mundo e as coisas criadas nós nos admiramos e, por isso, louvamos o Senhor, no entanto, Ele está muito acima de tudo isso e por muito mais deveríamos exaltá-Lo! Ele se apoia na justiça e no direito, por isso, todos os povos podem ver a sua glória e ninguém é discriminado. 

Evangelho – Marcos 9, 2-10 – “a voz que vem do céu”
Ao se transfigurar diante de Pedro, Tiago e João, Jesus deu a eles   oportunidade única de contemplarem a beleza do céu e ouvir a voz do próprio Pai que do céu lhes apontava o Seu Filho amado. O relato da transfiguração de Jesus nos leva a deduzir que também somos convidados e escolhidos por Jesus para seguir com Ele a um lugar à parte na montanha para ter com Ele uma experiência da glória do céu escutando o que Ele nos diz. As roupas brilhantes e brancas de Jesus representam a veste e a glória que Deus Pai quer destinar a todos nós os Seus filhos muito amados. Pedro, Tiago e João, somos cada um de nós a quem Jesus também escolhe para ter com Ele uma experiência com o Amor do Pai pelo poder do Espírito Santo. Jesus transfigurado nos dá também o entendimento de que Deus nos prepara no Tabor, isto é, na oração e no recolhimento para que possamos depois descer do monte para enfrentar a luta da vida de uma maneira toda nova. Mesmo sendo homens e mulheres nós podemos ser transformados e ter a nossa alma e o nosso corpo purificados pelo poder do Espírito Santo. A intimidade com o Pai muda a nossa aparência. E é pela oração que  podemos ter um conhecimento real de Deus e manter com Ele um diálogo como fez Jesus com Moisés e Elias. Subir a montanha é elevar o coração a Deus. Quando nos retiramos para um momento de oração o Pai também nos fala e revela algo sobre Jesus: “Esse é o meu filho amado,....Escutai-o!”  Na oração nós temos contato com o Pai e recebemos Dele as instruções para enfrentarmos os desafios da nossa vida. Na oração, nós obedecemos ao Pai e escutamos a Jesus. – Você já subiu com Jesus ao Monte Tabor? – A sua oração pessoal tem lhe ajudado a se transfigurar diante de Jesus, ou ver Jesus transfigurado diante de você? – Qual será a diferença entre as duas situações?


Um comentário: