.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

A cabeça como prêmio-Helena Serpa

29/08/2015 – sábado - Martírio de São João Batista  1ª. leitura – Jeremias 1, 17-19 –“ Deus cuida de nós!
O Senhor usa a voz do profeta para nos exortar, nos consolar, nos animar e nos preparar para enfrentar as lutas da nossa vida.  Assim sendo, na Palavra de Deus nós podemos nos fortificar quando estivermos debilitados (as) e sem coragem. Nesta leitura por meio do profeta Jeremias o Senhor também nos diz palavras que nos trazem alegria e vigor: “Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te... não tenhas medo...” Dessa forma Ele nos incentiva a estar sempre prontos (as)  para enfrentar  os desafios na nossa caminhada, confiando Nele que tem o poder de transformar-nos em “cidade fortificada, coluna de ferro, muro de bronze”, figuras que representam o homem preparado para a luta. “Eu estou contigo para defender-te”, isto é o que diz o Senhor a cada um de nós. Ancorados (as) nesta verdade todos nós poderemos sem medo prosseguir adiante na nossa missão de vida, mesmo enfrentando reis e príncipes do mundo que farão guerra contra nós e não prevalecerão. Deus cuida de nós! –  Como você está se sentindo ultimamente: desanimado(a), sem esperança, ou confiante? – Você confia que esta palavra é dirigida para você, hoje, neste momento? – Você conhece alguém mais que está precisando ser incentivado (a) também com uma palavra como essa? – Fale com ela!

Salmo 70 – “Minha boca anunciará vossa justiça”
Nós fomos criados para amar, louvar e servir a Deus. Portanto, que a nossa boca confesse e anuncie as Suas obras  maravilhosas! O Salmo nos ensina a assim fazermos desde a nossa juventude e até o fim da nossa vida. Cantar as maravilhas de Deus é cantar a nossa vida, a nossa história e experiências.

Evangelho – Marcos 6, 17-29 -  “ a cabeça como prêmio”
Para satisfazer os apetites de Herodíades, sua amante Herodes foi até as últimas consequências mandando degolar João Batista, homem justo, que dizia apenas a verdade.  Apesar de ser censurado por João Batista por causa do seu pecado de adultério, Herodes gostava de escutá-lo falar e o admirava. Porém na sua fraqueza e miséria deixou-se levar pela inclinação do mal e entregou como prêmio a cabeça daquele que o surpreendia. A voz da nossa carne, do orgulho, da vaidade e da soberba é poderosa quando nos afastamos dos caminhos de Deus.  Por isso, podemos perceber que quando somos escravos do pecado, apesar de invejados os homens santos se tornam para nós um empecilho à realização dos nossos planos e projetos. Não gostamos de escutar deles as palavras que apontam as nossas transgressões e abrem os nossos olhos para enxergar o erro, a despeito de que, no íntimo, reconheçamos que não estamos no caminho certo.  Só gostamos de escutar o que nos agrada. Quando a Palavra de Deus vem de encontro à nossa mentalidade, nós a matamos e a deixamos de lado ou simplesmente a ignoramos. Vale tudo também quando nós queremos ganhar um jogo de conquista de poder e de prazer, até entregar a cabeça de gente inocente como prêmio.  A consequência disso é que nunca conseguiremos ter paz.   – Do que você precisa para como João Batista ser fiel a Lei de Deus?  – O que você teria feito no lugar de Herodes, que queria agradar à filha da sua amante? - Qual é a sua reação quando alguém lhe adverte e mostra o seu pecado? - Você acolhe de coração toda a mensagem da Palavra de Deus, mesmo quando vem de encontro ao seu modo de enxergar as coisas? O que não lhe agrada?


Um comentário: