.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Um jeito novo de ser e de viver-Helena Serpa


30/07/2015 - 5ª. feira  XVII semana comum  – Êxodo 40, 16-21.34-38 – “o sinal da presença de Deus”
Naquele tempo depois que Moisés fez tudo o que o Senhor lhe ordenara para construir  o santuário e  “a nuvem cobriu a tenda da reunião e a glória do Senhor encheu o santuário”. Era a glória do Senhor se manifestando no meio do Seu povo. Da mesma forma também hoje nós precisamos fazer para construir o santuário dentro do nosso coração. Quando seguimos as orientações do Senhor e vivemos segundo os Seus ensinamentos nós também construímos em nós um santuário para Deus habitar e o sinal da Sua presença se faz sentir.  É lá no nosso coração que o Senhor quer fazer morada e manifestar a Sua glória nos dando sinais que norteiam a nossa caminhada. Noite e dia são realidades vivenciadas por nós e é na Palavra de Deus que  descobrimos as sugestões do Espírito Santo que se traduzem em figuras como nuvem e fogo, proteção e calor. O Espírito Santo, por meio da Palavra nos dá o roteiro para que, de dia a nuvem repouse sobre nós e nos proteja e de noite o fogo nos ilumine e nos aqueça. O documento da Aliança para nós, hoje, é, portanto,  a Palavra de Deus que guardamos dentro do nosso coração.  O Espírito Santo é quem realiza conosco esta nova aliança de amor.  – Você já fez como Moisés e construiu uma tenda para o Senhor no seu coração? – Você sente também a glória do Senhor se manifestando na sua vida? – Em que ocasiões você tem provado da nuvem e do fogo de Deus? – Faça a experiência de reviver esses momentos e acolha novamente a manifestação do poder de Deus.

Salmo 83 – “Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!”
O salmo retrata o anseio da nossa alma que peregrina pelo mundo em busca de meios para conquistar a felicidade, no entanto nunca está satisfeita.  Há dentro de nós uma fome de Deus, entretanto, nós não temos consciência de que, realmente, nós sentimos saudade do paraíso, do infinito de onde viemos. Esta fome de felicidade só nos é saciada quando nós nos apossamos do reino do céu proposto por Jesus e entendemos que “um só dia no templo do Senhor vale mais do que milhares fora dele!”  Somos felizes quando habitamos na casa de Deus, isto é, vivemos os Seus ensinamentos e a Sua Palavra.

 Evangelho Mateus 13, 47-53 – “um jeito novo de ser e de viver ”
Ao comparar o reino dos céus com uma “rede lançada ao mar que apanha peixes de todo tipo” Jesus se dirigia especialmente  aos mestres da Lei  que não admitiam a revolução que Ele viera promover no meio do povo de Deus e se apegavam a Lei. Por isso, Ele diz também o que o mestre da Lei que se torna discípulo do reino é como um pai de família que tira do seu patrimônio as coisas velhas que se confundem com as novas. Mediante esta figura, nós também podemos entender o reino dos céus como uma proposta lançada por Jesus para todos nós, independentemente de quem somos. Com efeito, como fez aos mestres da Lei Jesus nos propõe hoje uma nova mentalidade. Precisamos ter consciência de que dentro de nós há o velho e o novo. Ele nos acena com um jeito novo de ser e de viver, em concordância com a vontade do Pai, dentro dos ensinamentos evangélicos que transformam paulatinamente a nossa mentalidade, e, consequentemente a qualidade da nossa existência.  Quando nós aderimos à proposta de Jesus nós nos um jeito novo de viver tornamos discípulos do reino dos céus e acontece em nós uma verdadeira metamorfose que depende também de um processo que exige paciência e maturidade. Somente o Pai que é o Oleiro e o Mestre é quem pode nos ajudar pelo poder do Espírito Santo a nos despojar do que é inútil, do que está apodrecendo em nós e fazer valer apenas, as coisas que são do coração de Deus e trazem para nós a felicidade tais como a concórdia, o amor.  É como uma intervenção cirúrgica que um especialista realiza para tirar imperfeições. A “cirurgia plástica” da nossa alma, porém, só quem a pode realizar é o Espírito Santo, pois Ele é o especialista na nossa matéria espiritual.  Dentro de nós há confusão, há dúvidas, porém antes que chegue o fim dos tempos nós poderemos nos deixar esclarecer pelo Espírito que há em nós a fim de, eternamente, participarmos do reino dos céus.   – Você tem buscado o auxílio de Deus para suas dificuldades? – Você percebe as coisas boas e más que estão dentro do seu coração? – Você acha que Deus tem poder para transformar você num vaso novo?  - Peça a Jesus que faça de você um homem, uma mulher nova.


3 comentários: