.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sou totalmente humilde de coração-Claretianos

Quinta-feira, 16 de Julho de 2015
Nossa Senhora do Carmo
Êxodo 3,13-20; Sou o que sou
Salmo 104: O Senhor se lembra eternamente de sua aliança
Mateus 11,28-30: Sou totalmente humilde de coração.
 28 Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. 29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. 30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.
COMENTÁRIO
Temos o terceito e último tema do capítulo 11 de Mateus. Há um contraste muito forte que às vezes não somos capazes de captar sua genialidade. Ante a proposta e vivência do judaísmo, com suas leis, regras e “mandamentos”, que se convertem em um peso para o povo que os assume ou em um impossível para os pobres e pecadores, Jesus lança uma nova proposta: “Venham a mim os que estão cansados e angustiados”. Se é certo que o caminho de Jesus é difícil e implica sacrifício, entrega, perseguição e martírio, também é certo que este se oferece como alívio, consolo, esperança para os que assumiram com radicalidade a cruz. Propõe a mansidão e a humildade como critérios essenciais para o seguimento. Sem estes dois elementos, o sofrimento que compota seguir a Jesus se converte em arrogância, ressentimento ou soberba. Porém, isto não significa que Jesus proponha uma atitude de resignação passiva ante o sofrimento. A dor e o sofrimento não são ideais de vida. Ao contrário, podem ser considerados como ativadores. Porém, a proposta do Mestre é um convite a encher de sentido salvífico e libertador o sofrimento humano, sobretudo o que advém do anúncio do Evangelho. Assim o demonstraram os mártires, confessores e testemunhas ao longo da história, em especial da nossa América Latina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário