.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Somos soldados de Cristo-Helena Serpa


18/07/2015 - Sábado XV semana comum  –  Êxodo 12, 37-42 – “Noite de vigília”
Finalmente, depois de quatrocentos e trinta anos vivendo no Egito, os filhos de Israel, conseguiram sair de lá iniciando a primeira etapa de uma viagem de retorno à terra prometida por Deus a Abraão, Isaac e Jacó.  Sob o olhar vigilante de Moisés e do Senhor eles caminhavam a pé como uma multidão. Subiam  passo a passo sem provisões de alimento, mas confiantes e livres do jugo do faraó. Era realmente uma noite memorável e inesquecível. Uma noite de vigília! Nós também, assim como o povo de Israel, caminhamos em busca da Terra Prometida por Deus, por isso precisamos viver esta vigília sabendo que o Senhor Deus está adiante nos livrando do inimigo. Nós também depois de termos vivido presos ao pecado passando por momentos de opressão e escuridão na nossa vida, experimentamos a liberdade do povo de Deus. Mas precisamos estar vigilantes para não achar que agora tudo está resolvido e que podemos caminhar com as nossas próprias pernas. Damos até os primeiros passos, mas na primeira dificuldade podemos pensar em voltar e retroceder. A nossa caminhada espiritual ttem estas mesmas características. Quando descobrimos Deus e encontramos a salvação de Jesus nós nos sentimos libertos do jugo do pecado porque experimentamos a Sua misericórdia. No entanto, precisamos ter consciência de que nem tudo está resolvido e, como o povo de Israel, nós precisamos da assistência e da guarda do Senhor através daquelas pessoas que Ele Ele colocou para nos dirigir. A nossa vida é uma constante noite de vigília, não podemos dormir, achando que já estamos perfeitos e fortes. Se continuarmos palmilhando a caminhada do povo de Deus pelo deserto nós iremos comprovar tudo isto. A perseverança e a confiança nos planos de Deus são as armas mais eficazes para que possamos caminhar sem desanimar. Somos libertos do pecado, mas teremos que estar sempre vigilantes para não nos deixarmos retornar à vida velha. – Você já experimentou a sensação de estar livre de algum jugo? – Você consegue caminhar sozinho (a) sem ajuda de ninguém? – Você acha que Deus está atento aos seus passos? – Você já saiu do Egito?


Salmo 135 – “Eterna é a sua misericórdia!”
O amor de Deus é eterno porque se manifesta em todos os momentos da nossa vida, desde antes do nosso nascimento. As Suas obras em nosso favor se fazem conhecer a cada instante na medida da nossa necessidade. Da mesma forma que Ele agiu para tirar o Seu povo da escravidão do Egito Ele também age para nos retirar da servidão do pecado. Assim sendo, Ele também “fere os primogênitos do Egito” que surgem na nossa vida, e afasta de nós os inimigos que nos tentam, abrindo para nós o “mar Vermelho” que é o novo caminho, nova mentalidade, nova maneira de viver. Por isso, demos graças ao Senhor e nos apossemos do Seu Amor Eterno, agora.

Evangelho – Mateus 12, 14-21 – “somos soldados de Cristo”

Naquele tempo, o próprio Jesus reconhecia os acontecimentos que lhe eram desfavoráveis como provas de que a vontade de Deus estava se realizando.  Até o fato de ser perseguido e de ser objeto da ira dos fariseus que não entendiam as manifestações dos Seus milagres e prodígios no meio das multidões, dava-lhe o entendimento de que tudo caminhava assim como fora anunciado pelos profetas. Todo o Antigo Testamento é um prenúncio da missão de Jesus Cristo, Redentor dos homens. Ele é a figura central de toda a Sagrada Escritura e Nele as profecias se cumpriram.  Por isso, Jesus sempre se reportava às Escrituras e falava dele mesmo dizendo: “Ele não discutirá nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças”. Jesus tinha plena consciência de que seria rejeitado pelos homens e teria que passar pelo sofrimento por causa dos seus pecados. Porém, Ele esclarecia, denunciava e anunciava o reino de amor revelando ao mundo a Face de Deus Pai. Assim também precisamos entender a perseguição e a humilhação que possamos sofrer no seguimento de Cristo. Os sofrimentos e as perseguições são para nós sinais de que estamos fazendo a vontade do Pai. Por isso, não precisamos reagir nem tampouco nos ofender e discutir. Muito pelo contrário, devemos colocar a nossa esperança e cultivar o ardor, o zelo e o entusiasmo, porque estamos sendo soldados de Cristo. Mesmo injustiçado Jesus não desistia de prosseguir o Seu caminho para conquistar a salvação da humanidade. – E você como tem enfrentado as dificuldades de ser um cristão autêntico? – Você costuma discutir com as pessoas que ainda não conhecem o caminho, a verdade e a vida? – Em quem você tem colocado a sua esperança?

Um comentário: