.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 12 de julho de 2015

“O FILHO DO HOMEM É SENHOR DO SÁBADO! - Olívia Coutinho

 

 Dia 17 de Julho  2015
 
 Evangelho Mt 12,1-8
 
 A nossa intimidade com Jesus, nos coloca  no coração do Pai! Pena que nem todos os nossos irmãos  vivenciam a alegria  do aconchego do coração do Pai, por estarem submetidos   a radicalidade religiosa  imposta pelos seus  líderes, que ao contrário do grande  líder, Jesus, passam para os  fieis, a imagem de um Deus vingativo, de um Deus que está sempre a espreita, pronto para nos pegar em algum deslize.
O medo do castigo e a observância exagerada de tantos preceitos, impede  muitos  irmãos de uma proximidade maior com  Deus! Ao invés de conduzir as pessoas para convívio do Pai, muitos líderes, acabam criando barreiras, impedindo-as de vivenciarem  uma intimidade de filho (a) com o Pai!
Todo aquele que fica preso na observância exagerada de regras, não consegue captar a mensagem principal de Jesus, que é o convite a vivermos o amor, numa intimidade profunda com o Pai!  Enquanto estamos presos  em pormenores, não  enxergamos a presença amorosa de Deus em nossa vida!
 Não podemos esquecer nunca de que somos filhos amados de Deus e que como Pai amoroso, Ele só quer nos amar  e não nos  castigar !
O evangelho de hoje nos fala de mais um conflito dos fariseus com Jesus, desta vez, a respeito da observância do sábado. Embora conhecedores das Escrituras, os fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus: o amor que gera vida!
As autoridades religiosas daquela época  impunham práticas religiosas ao povo,  que segundo eles, deveriam ser rigorosamente cumpridas como Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantas outras regras que eles mesmos criavam, e que na verdade tinham como pano de fundo, cegar o povo diante os seus direitos.
Ficou bem claro, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal, já que o fato dos  discípulos estarem apanhando espigas de trigo para saciar a fome, não lhes poderia ser atribuído  como roubo. Determinados a escandalizar Jesus,  os fariseus  procuraram outra forma para incriminá-los,  alegando que os discípulos estavam   infringido as leis, que proibia o trabalho em dia de sábado, desconsiderando  a sua necessidade  de sobrevivência.
Criticado pelos Fariseus em nome da Sagrada escritura, Jesus responde as criticas, usando a mesma: “Por acaso nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passara necessidade  e tiveram fome?...”Mc 2,25
Não é difícil perceber que até nos dias de hoje, presenciamos situações semelhantes. Na realidade, o legalismo  é um instrumento de alienação e opressão, que tem como maior objetivo desviar a atenção do  povo. Enquanto o povo está voltado para a observância  de tantas leis, tantos preceitos,  os donos do  poder,  ficam a vontade  para praticar suas atos  ilícitas.
As leis de organização social e religiosas só têm validade se forem elaboradas em favor da vida. E Jesus veio para libertar e fazer desabrochar a vida! Em todos os seus ensinamentos Ele   deixava  claro que a vida  deve estar  em primeiro lugar e  a necessidade de sobrevivência acima  de toda e qualquer  lei!
 Para um seguidor de Jesus, não deve existir hora nem dia para cuidar da vida!
Apanhando espigas de trigo para matar a fome, os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir  caminho para uma nova mentalidade, mostrando-nos  que a lei que deve nos reger é a lei do amor!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia 
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário