.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de julho de 2015

-NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM-José Salviano

18º DOMINGO TEMPO COMUM

2 de Agosto de 2015

Ano  B

 

Evangelho - Jo 6,24-35

PRIMEIRA LEITURA

         Então, o povo decepcionado, e sem esperanças com medo do amanhã,   interrogou a Moisés, ao ver aquelas coisas no chão: 'Que é isto?' Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes:
'Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento.
 Moisés responde com toda confiança daquele que tem fé!  Daquele que está firme de pé diante de Deus.
         No deserto a vida é pouca pois onde não há água, não há vida.  O deserto é lugar de precauções, lugar de poucas opções, lugar assustador!   No deserto da nossa vida,  também é assim. Muitos que vivem só, se sentem solitários não por  causa do abandono, mas por que desistiram de Deus. Por que, muitos daqueles e daquelas que vivem na multidão, que buscaram o barulho da música, acompanhada da embriagues, estão muito mais solitários e deprimidos do que se estivessem em um deserto, mas  com Deus. 
         Em outras palavras, o que queremos aqui expressar, é que se você está na companhia de Deus, pode estar no maior deserto, pode estar morando só, nada disso lhe traz tristeza nem medo, nada disso lhe faz se sentir solitário! Deus está sempre ali do seu lado, lhe confortando, animando, lhe dando forças, proteção, e sempre falando com você. NÃO ACREDITA? ENTÃO EXPERIMENTE!    

SEGUNDA LEITURA
         Paulo nos aconselha a não levar uma vida sem sentido, como o fazem aqueles que estão fora do plano de Deus, e que naqueles tempos eram chamados de pagãos.  Porque não foi isso o que Cristo nos ensinou. Viver por viver, viver uma vida arredia, voltada para a realidade visível,  não nos leva a nada.  Precisamos renunciar ao apego exagerado às coisas do mundo, e voltar as nossas mentes para o nosso futuro, que é o fim último da nossa alma sedenta de Deus. E uma prova disso, uma prova da sede que nossa alma tem  de Deus, são as nossas insatisfações: Muitos têm tudo, têm todo o conforto, compram prazer a hora que bem quer, comem do bem e do melhor, vivem uma vida de causar inveja, porém lá no fundo, estão insatisfeitos, por que o essencial é invisível. Porque o que mais buscam não lhes plenifica.  Por que são insaciáveis, não se contentam com pouco, são solitários em plena multidão formada por aqueles que vivem em sua volta lhes bajulando por causa do seu poder político e econômico.
         Paulo nos aconselha a largar tudo isso, a deixar dessa vida que não leva a nada, a nada de bom para o futuro da nossa alma. Paulo nos sugere a renunciar a essa vida passada, e nos transformar  em um homem novo, uma mulher nova, um jovem novo,  uma jovem nova, deixando de lado aquelas paixões enganadoras, e mudando o nosso espírito, a nossa mentalidade, os nossos pensamentos. E como vamos fazer isso?  É simples:
         Sorrir como Jesus sorria, perdoar como Jesus perdoou, ter pena das pessoas que sofrem como Jesus teve pena daquela viúva cujo filho estava morto, ensinar como Jesus ensinou, sermos caridosos como Jesus o foi, amar como Jesus amou. Em fim, é só copiar Jesus, e assim seremos uma pessoa nova, em marcha para o Reino dos céus, em marcha para o fim dessa vida terrena, o que será inevitável para pobres e ricos. Ninguém escapa!


EVANGELHO

"Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará."
         O Mestre enquanto Deus e homem, conhecia as intenções e pensamentos das pessoas e logo entendeu que aquela pergunta evasiva que lhe fizeram, (Rabi, quando chegaste aqui?), queria dizer o seguinte: Quando o senhor irá multiplicar pães novamente, ou O Senhor vai multiplicar os pães hoje de novo?
         Jesus logo percebe que aquela gente estava a sua procura por causa do pão que haviam comido, por causa  do alimento do corpo. Então o Filho de Deus lhes fala que o mais importante é o alimento da alma, que é o seu próprio corpo que permanece para sempre.
         Na nossa luta pela sobrevivência, a qual damos valor principal, acima  de qualquer outra atividade, até mesmo de ir à missa, nos empenhamos com todas as nossas forças em busca do alimento para o corpo, em busca de outras fontes de alegria, em busca de tudo o que nos dê prazer, pois entendemos que é por aí que atingiremos a felicidade plena. E Jesus, aquele que disse: "Não vos preocupeis com o dia de amanhã", Está vendo tudo isso. Está percebendo a grande tolice que estamos fazendo, pois assim, estamos deixando de lado o principal alimento, aquele que é vindo do Céu, e que um dia nos conduzirá à vida eterna.  Damos muitas desculpas para não comparecer à missa: Tenho de trabalhar. Tenho de cuidar da família, tenho de ir  ao médico, e assim por diante. Agimos assim porque somos homens de pouca fé! Jesus disse:  " Busque o reino dos Céus em primeiro lugar e todo o resto te será dado de acréscimo".
         Mas para isso, precisamos depositar toda a nossa confiança em Deus todo poderoso. É claro que precisamos fazer a nossa parte, e confiar na parte que só Deus fará.
         Aquela gente, buscava  Jesus para lhes satisfazer suas necessidades materiais e não espirituais.  Nós também somos assim. Muitos correm atrás de Santo Antonio, para que ele lhes arrume um namorado, outros correm atrás de Santo Expedito para resolver o problema da doença do filho, ainda outros acendem velas para Santa Luzia por causa dos olhos doentes, e muita gente corem atrás de São Judas para conseguir um emprego.  Mas graças a Deus há aqueles que buscam viver na presença de Deus por meio de Jesus ressuscitado, aqueles que buscam o Jesus eucarístico, O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU!
         E Jesus?  O que Ele disse?  "Ninguém vai ao Pai senão por mim". Com todo respeito a todos os santos, dignos da nossa veneração, e de seguirmos os seus exemplos, o melhor mesmo é nos dirigir ao Pai, por intermédio de seu Filho Jesus. Perdemos muito tempo em busca de intermediários, e nos esquecemos do  que disse Jesus: "tudo o que pedires ao Pai em meu nome ele vos dará".  Rezar aos santos é importante, mas não exageremos! Não fiquemos só nisso! Não devemos reduzir a prática da nossa fé, ao apego restrito e exagerado ao santos, deixando o Pai de lado, passando horas diante de imagens, para que ninguém nos chame de idólatras.
         Relembremos a biografia dos santos, copiemos a piedade deles, e até pedimos a sua interseção. Mas somente a Deus louvemos e  adoramos! 
         Busquemos a Deus em primeiro lugar, com confiança, fazendo a sua vontade, e tudo nos será dado de acréscimo. Experimente fazer isso e você verá que nada lhe faltará.
         Minhas irmãs, e irmãos. Sabemos muito bem que as alegrias e prazeres dessa vida são passageiras e os bens materiais são perecíveis assim como o nosso corpo.  Então, por que nos apegamos tanto a eles ao ponto de colocar a busca de Deus em segundo ou terceiro plano?
         Vamos buscar com todas as nossas forças o alimento que nos satisfaz plenamente, Aquele alimento que ao comermos nunca mais teremos fome e nem sede!
         A multiplicação dos pães nos ensina que somente o amor e a partilha  produzem a verdadeira felicidade entre as pessoas.
         Infelizmente aquela multidão não entendeu quando Jesus lhes falou do verdadeiro alimento.  Muitos de nós também não conseguem entender, ou melhor, não conseguem acreditar  que a felicidade não está na beleza, na riqueza, na fama, no poder, etc. Mas sim, na alegria de estar com Deus, em Deus e por  Deus. Amém. 
Bom domingo, José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário