.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Mulher, por que choras?-Claretianos

Quarta-feira, 22 de Julho de 2015
Maria Madalena
Cântico dos cânticos 3,1-4a: Encontrarei o amor de minha alma
Salmo 62: Minha alma está sedenta de ti, Senhor
João 20,1-2.11-18: Mulher, por que choras?
1 No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro. 2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram! 11 Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro. 12 Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. 14 Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu. 15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem procuras? Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar. 16Disse-lhe Jesus: Maria! Voltando-se ela, exclamou em hebraico: Rabôni! (que quer dizer Mestre).17 Disse-lhe Jesus: Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. 18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.
COMENTÁRIO
Interrompemos a leitura do evangelho de Mateus para lembrar, em meio à continuidade do ano litúrgico, o tema central e mais importante de nossa fé: a ressurreição de Jesus. O motivo é a memória de Maria Madalena, a primeira testemunha da ressurreição e a primeira a anunciar essa Boa Notícia (ao menos nos relatos evangélicos, porque em nossa reflexão mariana atribuímos este posto a Maria, a Mãe de Jesus). Esta é uma festa cujo texto evangélico recolhe o verdadeiro sentido de todas as memórias que celebramos de nossos santos e santas: nós os celebramos e recordamos não pelo que foram, mas, antes de tudo, porque são testemunhas da ressurreição do Senhor. Maria Madalena é celebrada como discípula, convertida pela palavra que escutou do Mestre. Fiel até a cruz, atenta em cuidar de seu sepultamento, de madrugada vai visitar o túmulo e solícita em comunicar aos irmãos o que havia visto e ouvido. Como ela deixemo-nos converter pela palavra de Jesus, para que nos tornemos testemunhas da ressurreição do Senhor. Somente o testemunho de conversão e fidelidade pode convencer nosso mundo cético de que efetivamente o Senhor ressuscitou e nós somos testemunhas deste grande acontecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário