.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

A REJEIÇÃO À JESUS NÃO INTERROMPEU O ANÚNCIO DO REINO! - Olívia Coutinho


Dia 30 de Julho quinta-feira, de 2015

 
Evangelho de Mt 13,54-58
       
        O  evangelho que a liturgia de  hoje coloca diante de nós, nos trás uma amostra  dos desafios enfrentados pelos profetas de ontem,  e que os profetas de hoje continuam enfrentando.
A cruz é inevitável  no caminho do profeta, pois  são muitos os que tentam calar a sua voz, o que é impossível, pois nem a morte  consegue calar a voz de um profeta! É   justamente depois da morte do profeta, que a sua voz  ressoa com mais intensidade ainda no coração da humanidade! O profeta morre, mas as suas palavras ficam!
O texto nos fala  do retorno de Jesus a sua cidade de origem, lá, Ele experimentou  no corpo e na alma a dor da rejeição! Uma dor que certamente foi  mais profunda por aquela rejeição ter partido dos seus próprios conterrâneos, àqueles que deveriam ser os primeiros a acolhê-Lo. 
A admiração pelas palavras de Jesus, que a princípio encantou as pessoas,  caiu por terra, quando a identidade do Messias, anunciado pelos profetas do antigo testamento, se revelava  na pessoa de Jesus! Aqueles, que esperavam por um Messias triunfalista, milagreiro, que resolvesse todas as suas questões,  não quiseram aceitar um Messias de origem simples, alguém  que tinha o olhar voltado para os pequenos, os pobres, os marginalizados.
Julgando  conhecer Jesus, pela  sua condição social, aquele povo recusou  a aprofundar no mistério de Deus, ficando somente no superficial, o mais importante eles não quiseram enxergar: o Rosto humano do Pai, se revelando no filho de um carpinteiro!
Os compatriotas de Jesus tiveram nas mãos a chave da felicidade, mas não se deram conta desta preciosidade, por isto desperdiçaram a graça de Deus! Ali, Na sua terra, Jesus não pode realizar muitos  milagres, devido a falta de fé do povo. 
Será que nós também, não temos atitudes semelhantes as atitudes dos conterrâneos de Jesus? Será que estamos aceitando o recado de Deus, que chega até a nós por meio das pessoas simples?
Dificilmente reconhecemos  a sabedoria presente nas pessoas simples, temos uma forte tendência a acreditar somente nas palavras retóricas das pessoas de alto "nível intelectual", com isso, muitos de nós, deixamos escapar as mensagens que Deus quer nos passar através dos pequenos, esquecendo de que Jesus, o Mestre de todos os mestres, o profeta Maior de todos os tempos, serviu-se de meios humanos bem simples, para anunciar o reino de Deus!
A humanidade ainda continua dividida, uns acolhe a voz do profeta e se dispõe a mudar de vida, outros, ignoram a sua fala,  continuando na escravidão do pecado.

O caminho do profeta é um caminho marcado pela perseguição, pela rejeição, e até mesmo pela incompreensão das pessoas  que fazem parte do seu convívio! Como vemos no evangelho, até Jesus, o profeta Maior de todos os tempos, passou por esta experiência, além de rejeitado pelas autoridades políticas e religiosas, foi  rejeitado também, pelos seus próprios conterrâneos!

A rejeição a Jesus,  não interrompeu o anúncio do Reino, que continua através dos incansáveis profetas de hoje: homens e mulheres que se embrenham pelo caminho da cruz, dispostos a dar a vida se preciso for, pela causa do Reino.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

 Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário