.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Que sinal fazes para que vejamos e creiamos?-Claretianos

TERÇA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2015
Nereu, Aquiles, Pancrácio
Atos16,22-34: Crê no Senhor Jesus e te salvarás
Salmo 137: Quando te invoquei, me escutaste, Senhor
João 6,30-35: Que sinal fazes para que vejamos e creiamos?
30 Perguntaram eles: Que milagre fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Qual é a tua obra? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, segundo o que está escrito: Deu-lhes de comer o pão vindo do céu (Sl 77,24). 32 Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu; 33porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 Disseram-lhe: Senhor, dá-nos sempre deste pão! 35 Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.
COMENTÁRIO
O milagre da multiplicação dos pães foi um acontecimento de tal profundidade que se constituiu para o evangelista em um verdadeiro exemplo de leitura simbólica. Entre os muitos ensinamentos que João tira deste milagre está o que serve para atualizar nossa memória histórica. Os personagens e conteúdo da história de nada servem se sua memória não é atualizada, isto é, se eles não respondem às nossas necessidades vitais atuais. Isto é o que Jesus ensinou aos judeus ao reler, a partir de sua própria perspectiva, a figura de Moisés, a do maná e a do tempo do deserto. Jesus não entra em conflito com seus interlocutores; simplesmente conecta sua proposta coma tradição do êxodo com a libertação. O maná no deserto é muito mais que uma resposta ao homem do povo; é a manifestação do próprio Deus que se faz pão para fortalecer o povo em seu processo de libertação. Jesus atualiza essa tradição dizendo que ele é o pão de vida, ele e sua palavra são o novo alimento, o definitivo para a salvação da humanidade.
Coloquemos nas mãos de Deus a vida de nossas famílias e comunidades eclesiais, para que nunca falte em nossa existência a presença de Jesus ressuscitado. Ele, que é alimento e luz, saberá acompanhar-nos em nossos esforços para construir outro mundo possível onde reinem a justiça, a paz e a solidariedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário