.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Que sejam um como somos um-Claretianos

QUARTA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2015
Bernardino de Sena
Atos 20,28-38: Deus tem poder para edificar e dar-lhes parte na herança
Salmo 67: Cantemos a Deus um canto de louvor
João 17,11b-19: Que sejam um como somos um.
Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós. 12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, que me incumbiste de fazer conhecido. Conservei os que me deste, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 13 Mas, agora, vou para junto de ti. Dirijo-te esta oração enquanto estou no mundo para que eles tenham a plenitude da minha alegria. 14 Dei-lhes a tua palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. 15 Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. 17 Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade. 18 Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade.
COMENTÁRIO
Três temas aparecem nesta oração, em continuidade com os textos anteriormente comentados. Primeiro, a unidade: Jesus pede a unidade para seus seguidores. Porém, não qualquer tipo de unidade, mas que seja da mesma natureza daquela que existe entre ele e o Pai. Somente essa comunhão íntima, profunda, existencial, pode garantir a fidelidade. Sem dúvida, o pano de fundo do texto nos apresenta uma comunidade seriamente ameaçada por rivalidades e rupturas no seu interior. Daí a insistência do evangelista na unidade como dom divino. E o motivo da alegria: que procede do Espírito, isto é, a alegria de sentir-se filho de Deus tal e como o prometeu Jesus; alegria de sentir-se salvo, alegria de saber que se pode contar com a presença “defensora” do Espírito.

E, finalmente, a verdade: tema de grande relevância no evangelho de João. A verdade, não somente como claridade mental, mas como fidelidade e autenticidade de vida. Isto é o que nos oferece e nos pede o Senhor hoje: unidade, alegria, verdade e fidelidade. Em última instância, e ser testemunhas fiéis e alegres da verdade e da unidade, em um mundo de mentiras e egoísmo, tanto pessoal como estrutural e coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário