.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

O Homem que não queria arriscar-se indo além--Diac. José da Cruz

SEGUNDA FEIRA DA 8ª  SEMANA DO TEMPO COMUM 25/05/2015
1ª Leitura  Eclesiástico 17, 20-28
Salmo 31/32 “Ó Justos, alegrai-vos e regozijai-vos no Senhor”
Evangelho Marcos 10, 17-27

                                       " O Homem que não queria arriscar-se indo além..."
Os evangelhos sinóticos estão repletos de passagens onde os ouvintes são estimulados a irem além ao seu testemunho cristão. Podemos citar comparações simples que nos ajudarão nessa reflexão. A pesca na beira mar é muito divertida, certa vez na praia, eu até fiz essa experiência, mas é muito difícil de fisgar um peixe grande, seria pura sorte. Pescador que não gosta de se arriscar e permanece ali na beira mar, nunca vai pegar grandes peixes, certa ocasião Jesus disse aos pescadores da Galiléia para jogarem as redes em águas mais profundas, isso significa avançar para o meio do mar, lá onde o vento sopra mais forte e quando vêm as tempestades e as ondas bravias, o frágil barquinho parece que vai afundar.
No evangelho de hoje encontramos esse homem, que não sabemos se é jovem ou adulto, mas é alguém que queria ir além e cheio de entusiasmo procurou a Jesus, na certeza de que ele tinha algo novo nesse sentido. Esse homem tinha um grande desejo e vontade, alcançar a Vida Eterna, podemos dizer que ele buscava as coisas do alto.... Estava no caminho certo e buscou a pessoa certa.... Jesus Cristo. Só que havia um pequeno problema, ele tinha uma segurança nos bens materiais. Deus o abençoara com a prosperidade que lhe fazia muito bem e lhe dava grandes alegrias.....
Primeiro Jesus lhe coloca o cumprimento da Lei como um primeiro caminho, podemos pensar que naquele momento o homem se alegrou e talvez até tenha pensado "Essa eu tiro de letra". Hoje em dia temos muitos cristãos que pensam assim, que está tirando de letra o seu trabalho pastoral, nas suas obrigações para com a Santa Igreja, em uma conduta moral irrepreensível, em uma integridade que chega a dar orgulho. É difícil falar alguma coisa de pessoas assim...e tem que vasculhar muito a vida delas, para se achar um pecado, mas o bem que fazem e o jeito que vivem é tão perfeito que nem dá para se considerar este ou aquele pecado que venham a cometer lá de vez em quando.
Estava tudo muito bem, lindo e maravilhoso, o homem seguia com seriedade todos os mandamentos e fazia todas as suas obrigações. Jesus agora o iria confirmar como alguém que praticamente já têm a Vida Eterna, já conquistou o seu Galardão, o passaporte para o céu....Mas eis que vem o balde de água gelada....."Só te falta uma coisa, vai, vende tudo o que tens, dê tudo aos pobres e depois vem e segue-me....."
Um detalhe importante, o homem fora sincero com Jesus, ele de fato queria algo mais, ir além... e Jesus também não teve a intenção de magoá-lo, quando lhe fez essa proposta, o texto inclusive fala que Jesus o olhou e o amou, pois viu naquele homem que queria algo mais, um futuro discípulo....
Não são as riquezas e bens materiais que nos põe a perder, mas o modo de como nos relacionamos com elas. Hoje em dia, vencer na vida significa ser bem sucedido em uma carreira ou negócio, deixar de ser um assalariado e ter um ganho extraordinário, viver de maneira confortável e luxuosa. Junto com isso vem o poder, a fama e o prestígio e toda uma bola de neve para colocar o homem no Top Model onde, só é mesmo feliz nesta vida quem faz parte da lista dos mais ricos do planeta.
E como um homem vai poder confiar totalmente em Deus, e partilhar a sua vida e seus bens com os irmãos e irmãs empobrecidos? Não seria mais fácil continuar sendo rico e talvez aumentar o valor do seu dízimo, fazer gordas e generosas contribuições para as causas sociais? Deus não quer a nossa riqueza ou qualquer bem material, ele quer o nosso coração, a doação de valores ou de bens materiais é só uma consequência do que somos.
Para ser assim só há um caminho, irmos além de um cristão cumpridor de seus deveres, e só quando alargamos o nosso coração e colocamos nossa total segurança em Deus, é que estamos preparados para ser discípulos. Quem não gosta de se arriscar na doação e no amor aos pobres, colocando limites até onde pode chegar, não deixa de ser amado por Deus, como este homem, mas não está preparado para ser Discípulo...

Diácono José da Cruz
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário