.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ganhando no Grito--Diac. José da Cruz

QUINTA FEIRA DA 8ª SEMANA DO TEMPO COMUM 28/05/2015
1ª Leitura Eclesiástico 45, 15-26
Evangelho Marcos 10, 46-52

                                                      “Ganhando no Grito”
Certamente vocês já ouviram esta expressão, quando quer dizer que a pessoa apenas ganhou algo, porque falou mais alto. Mas no caso desse cego de Jericó, a afirmativa é verdadeira, se ele ficasse apenas gemendo a sua sina de ser cego, chorando á beira do caminho, enquanto Jesus passava, para quem sabe comovê-lo...estaria por lá até hoje pedindo esmolas. O texto afirma que ele “Gritou” E não deve ter gritado apenas uma ou duas vezes. A gritaria do cego Bartimeu, Filho de Timeu, que antes de Jesus passar por ali, era um Zé Ninguém, e que agora tem até um nome e uma filiação, incomodou a comunidade que seguia Jesus e alguém o mandou calar a boca. Mas o nosso ceguinho tinha uma Fé grandiosa, e havia decidido que naquele dia sua Vida seria transformada por aquele homem chamado Jesus, por isso, não se intimidou com os que lhe pediram para que se calasse, e gritou mais alto ainda.
O texto fala que Jesus parou e mandou-o chamar. E na mesma comunidade onde alguns o ignoraram e até mandaram-lhe calar a boca, de outro grupo veio o incentivo “Levanta-se, coragem. Ele te chama!”. Nossas comunidades cristãs não podem ficar indiferentes ou se fazer de surdas, diante do clamor de quem está sofrendo, de quem é desprezado, de quem é marginalizado e está a beira do caminho de um sistema pecaminoso, que só privilegia quem produz. Devem ter sempre a reação do segundo grupo, encorajar as pessoas, ajuda-las a ficar em pé para terem suas vidas transformadas pela Graça Santificante que Jesus nos dá.
Para assumir esta Vida Nova é preciso a conversão, é preciso romper com o pecado da falsa segurança que o mundo nos oferece, é preciso renunciar e desapegar-se de tudo para aceitar Jesus como o único Senhor da nossa Vida, por isso o Cego desfez-se rapidamente da sua capa (única coisa que possuía) e dando um pulo foi até Jesus.
A pergunta de Jesus já deu margem até a anedotas “O que queres que te faças?”. O que poderia pedir aquele pobre cego? Quem sabe um cão guia? Uma bengala para poder se locomover? Não ! Ao chama-lo de Rabôni, que quer dizer Mestre, o Cego manifesta a sua vontade, o seu desejo, aquilo que ele mais queria: passar a Ver!
Então Jesus disse “Vai, a tua Fé te salvou!” . Por que a pergunta de Jesus? Claro que o cego queria mesmo era enxergar para ter a sua vida mudada! É que a Salvação não nos é imposta, é preciso que nós queiramos nos Salvar, é preciso que tenhamos esse desejo sincero, e nos disponhamos a isso, tornando-nos seguidores de Jesus nesta vida. Deus manifestado em Jesus, não nos salva contra a nossa vontade. Neste mundo há muitas pessoas que, como este cego, grita, desfaz-se do que tem, dá pulos ,e incentivado pelas Comunidades cristãs, se esforça para mudar sua vida a partir desse encontro especial com Jesus, mas há muitos que in felizmente, preferem acomodar-se nas coisas que o mundo oferecer, e não vislumbrando nada de especial na Salvação oferecida em Jesus, ficam a vida inteira “mendigando” a beira do caminho, fazendo das cegueira espiritual um pretexto para não Crer. Quem coloca toda sua esperança nesta Vida Terrena, sem vislumbrar algo de novo e Eterno, que Jesus nos oferece, realmente vive de esmolas.... (Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP – E-mail cruzsm@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário