.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de maio de 2015

-ASCENSÃO-José Salviano

ASCENSÃO DO SENHOR

Evangelho - Mc 16,15-20




17 de Maio de 2015
Ano  B
PRIMEIRA LEITURA
         Durante quarenta dias após a sua ressurreição, Jesus se  MOSTROU VIVO por várias vezes aos amigos e às pessoas desconhecidas.  Jesus recomenda aos apóstolos para não se afastarem de Jerusalém, pois Ele irá enviar o BATISMO DO FOGO DO ESPÍRITO SANTO  em breve. E através desse BATISMO especial, Jesus promete que os apóstolos iriam receber o PODER DO ESPÍRITO SANTO, o qual desceria sobre eles, para que tivessem toda força e coragem necessária para testemunhar a pessoa do Filho de Deus,  Jesus Cristo.
         E enquanto os apóstolos assimilavam  o conteúdo e o significado daquelas palavras do ressuscitado, Ele, de repente foi elevado ao Céu diante dos apóstolos que viram e depois testemunharam este fato histórico por toda parte.                                 
         Podemos perceber o quanto é difícil para uma pessoa que vive hoje afastada da Igreja, aceitar, entender e mesmo acreditar nessa cena. Jesus sendo elevado ao Céu.  Porém, meus irmãos , minhas irmãs catequistas incansáveis, entendam que nós fazemos a nossa parte: Semeamos a palavra. Deus fará a sua parte que é a mais importante, que é a parte de fazer esta semente germinar nas mentes das pessoas. Essa semente irá germinar, crescer e dar frutos, apesar das torrentes e ventos contrários que sopram diariamente contra. E por que acreditando nas promessas do ressuscitado, é que não devemos desanimar nunca!  Coragem! O fogo, a Luz do Espírito Santo também está conosco.  "Estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos".     
SEGUNDA LEITURA
         Caríssimos. Que o Deus todo poderoso, nos revele a sua vontade, nos oriente por meio do Espírito Santo, para que na nossa caminhada terrestre possamos viver em comunhão com os nossos irmãos e na presença de Deus. Roguemos ao Pai onipotente que nos dê mais força para fazer o bem e evitar as ocasiões de queda. Que O Espírito Santo ilumine sempre as nossas mentes a fim de que possamos ouvir e entender o chamamento de Pai, e segui-lo, e cumprir a nossa missão continuadora do projeto de Jesus Cristo, e assim um dia participar da riqueza que os santos já saboreiam, que será a herança a que esperamos merecer também.
         O Deus todo poderoso manifestou ao mundo o imenso poder da sua força, no momento em que ressuscitou o seu Filho dos mortos, e o fez cabeça da sua Igreja, a qual é a presença viva da divindade Trina no mundo dos mortais. Presença pura por meio dos seus santos e pecadores escolhidos para veicular a sua palavra e a sua graça através dos sacramentos, presença viva da força e da graça de Deus Pai no meio de nós, pecadores carentes do seu perdão, principalmente por não vivermos como irmãos uns com os outros.

EVANGELHO
         Jesus após cumprir a sua missão terrena, subiu para o Pai, mas antes deixou aos apóstolos a missão de continuar o seu trabalho. E para isso deu-lhes poderes especiais, proteção, e prometeu a vinda do Espírito de Luz para os guiar e inspirar na evangelização. Porém, os poderes fornecidos por Jesus aos apóstolos, não eram destinados a sua glória pessoal, mas sim para que pudessem realizar com sucesso o seu trabalho de transformação do mundo.
         E Deus continua até hoje nos dando toda força que precisamos para mudar esse mundo para melhor.   "O Senhor glorioso, estabelecendo no poder, dá uma força incrível aos que pregam o seu nome (16,17b: cf.At.3)
         Amigos. A liturgia de hoje nos convida a vivermos uma vida comprometida com a justiça, com a caridade e com a evangelização.  Não podemos ser uns acomodados  diante de tanta corrupção, injustiça e desamor fraterno que acontecem diariamente ao nosso redor. Uma das nossas desculpas para não nos engajar no serviço do Reino, é dizer que não adianta tentar mudar as coisas, pois seria como remar contra a maré, pois as forças do mal avançam com muita energia e nós somos impotentes para enfrentá-las.
         Caríssimos. Não sejamos incrédulos, mas sim, vamos rever as palavras de Cristo. Vamos observar a transformação que aconteceu aos apóstolos após a virada dos acontecimentos pós ressurreição e principalmente após Pentecostes. Além do mais, o anúncio do Evangelho, nunca deixa as coisas como estão. Por mais difícil que possa nos parecer, como é o caso da situação dos nossos jovens, uma palavrinha em pitadas homeopáticas da palavra de Deus insistentemente, vai frutificar um dia. Não agora, mas depois do amadurecimento, da germinação da semente, da ação do Criador, depois que os jovens caírem na realidade, depois que crescerem e descobrirem que a vida não é somente ilusões, eles vão parar e pensar: Minha mãe estava certa, meu pai falava a verdade!  Por isso, meus irmãos, e irmãs, nunca desista. Mesmo que a plateia tenha cara de arrogante, que seja indiferente à mensagem do Evangelho, mesmo que muitos torçam o nariz quando você começa a sua palestra, não desanime. Continua, não liga para certas manifestação de frieza, de desprezo, de descontentamento com a sua presença, e manda ver! Concentre-se em Jesus, semeia a palavra e deixa que Deus faça o resto. Ele vai providenciar com toda certeza, a germinação mesmo que seja a longo prazo.  Faça isso e você perceberá a força de Deus agindo em seu favor, em sua colaboração, de modo que ficará admirado após realizar aquele tarefa que lhe parecia difícil, e até dirá consigo mesmo: Fui eu quem fiz isso?  Na verdade não foi. Pois foi a força de Deus operando em você. Acredite, e conseguirá. Pois o ressuscitado está sempre impulsionando você, está sempre providenciando tudo o que necessitar para realizar o seu trabalho de testemunhar e anunciar a palavra.
         A ascensão  de Jesus que foi a subida aos Céus do Filho de Deus  com sua humanidade glorificada, nos convida a não ficar olhando para o alto procurando por Jesus, mas a olharmos para o chão, para não tropeçar  nos buracos da  estrada, a olhar para essa sociedade injusta e sem Deus, a olhar para os nossos irmãos carentes com as mãos estendidas em nossa direção, e principalmente olhar para nós mesmo, para o nosso interior, para avaliar o quanto estamos precisamos melhorar, nos purificar, nos aproximar mais do Pai por meio de Jesus, o quanto somos necessitados de orações.  Precisamos, meus irmãos, e irmãs, avaliar diariamente, como vai a nossa ASCENÇÃO DIÁRIA em direção ao Céu. Avaliar o que estamos realmente fazendo pela salvação da nossa alma!  O que estamos fazendo para um dia, quando nossa alma se separar do nosso corpo, merecer subir para o Alto em vez de mergulhar nas profundezas dos infernos?

Se liga! Pois não sabeis o dia nem a hora da sua ascensão!


José Salviano.

Um comentário:

  1. AJUDA NOS MUITO NA PREGAÇAO DA HOMILIA DIARIA. MUITO BOM MESMO.
    FERNANDO GARCIA PAROQUIA N S AUXILIADORA EM PARA DE MINAS MG

    ResponderExcluir