.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Aprendendo com Jesus-Helena Serpa

06 de Maio - Quarta - Evangelho - Jo 15,1-8

Atos 15, 1-6 – “As mesmas dificuldades de

A circuncisão era um preceito judaico do Antigo Testamento, pelo qual era preciso que se marcasse o próprio corpo como um sinal de que se fazia parte do povo de Deus. Os judeus convertidos ao cristianismo queriam, então, impor aos pagãos as mesmas regras da religião judaica. Todavia, depois da entrega de Jesus na Cruz, não havia mais sentido em se cumprir essa regra. Como naquele tempo, hoje também existem aqueles (as) que são “zelosos (as)” da lei e das regras, mas esquecem de que o objetivo da Lei de Deus é que vivamos no SEU AMOR. À medida que a comunidade cresce, aparecem também as divergências, diferenças de opiniões e, por isso, também discussões e confusão.  Isto também nós observamos ainda hoje quando queremos impor ao outro o jugo a que fomos submetidos e nos esquecemos de que o Pai quer nos salvar e, por isso, mandou Jesus para que não sejamos mais escravos das regras e dos preconceitos.  Com grande sabedoria os apóstolos resolveram reunir-se para que o próprio Espírito Santo os conduzissem nas resoluções da comunidade cristã.  Deus deu ao homem inteligência e nos deu o Seu Espírito para que possamos iluminados por Ele chegar à unidade de pensamento, de ideal e de objetivo. Por isso, ao mesmo tempo em que eles divergiam também se alegravam com os prodígios e a conversão daqueles que nunca haviam ouvido falar de Jesus. Na nossa comunidade e na nossa família precisamos também agir assim e não nos inquietarmos com as divergências de opiniões e a diversidade de conceitos. Se nos reunirmos e colocarmos os nossos pensamentos e sentimentos à mostra de todos, sob a luz do Espírito Santo, com certeza, conseguiremos acertar as arestas, perceber o que é essencial e, baseados (as) na regra do Amor também chegaremos à unidade apesar das nossas diferenças.   -  Você se aflige quando há divergências na sua casa ou na comunidade? -  O que você tem feito quando elas acontecem? – Você tem enxergado os pontos positivos da sua família e da comunidade? – Você tem se alegrado com eles?

Salmo 121 – “ Que alegria quando ouvi que me disseram: vamos á casa do Senhor!”

Jerusalém é a cidade santa e significa para nós a Igreja que mesmo ainda caminhando tem um desígnio de santidade. Por isso, nós que nos consideramos Igreja ficamos alegres porque caminhamos para a casa do Senhor. Jerusalém também é cada um de nós que somos moradas do Senhor.



Evangelho – João 15, 1-8 – “aprendendo com Jesus”


O modo como Jesus ensinava aos Seus discípulos e a  pedagogia que aplicava, os induzia a compreender muito bem a Sua mensagem, pois Ele sempre se valia de figuras inerentes à vida cotidiana daquele povo, na maioria, agricultores e pescadores. Também hoje nós podemos usar a parábola da videira como mensagem para a nossa vida e para a nossa caminhada cristã. O Pai, o agricultor, Jesus, a árvore, nós, os ramos. Os ramos, ligados à árvore, recebem dela a seiva que os alimentam e os fazem dar flores e frutos. Quando os ramos caem da árvore, eles morrem.  O galho que não permanece preso à árvore é jogado fora. E os ramos que estão secos, feios, desarrumados, são podados, para que cresçam mais bonitos. Nós também somos como os ramos: se estivermos unidos a Jesus, seremos Seus discípulos e daremos os frutos de paz, de alegria, de concórdia, de fraternidade e principalmente, da caridade que é nossa maior necessidade na nossa vida diária comunitária e familiar. Se nos afastamos Dele deixamos de oferecer frutos bons e somos nos tornamos como ramos secos, tristes, angustiados (as), temerosos (as) e não teremos paz nem alegria.   Assim sendo, O Pai que é o Agricultor cuida de nós fará de tudo para que permaneçamos junto à árvore, pois quando não estamos em Jesus, unidos a Ele em espírito e em verdade,  nos tornamos galhos secos, sem utilidade vivendo a desesperança, a frustração, a tristeza, o desânimo e acabamos sós. Todavia, não podemos estar na árvore somente por estar, necessitamos crescer em beleza e utilidade. Quando estamos com aparência feia, isto é, quando exibimos as deficiências por causa do pecado, o Pai, então, como faz o agricultor, nos poda, nos purifica e lança fora tudo o que estava nos enfeando e nos impedindo de dar fruto. Por isso, muitas vezes nós necessitamos ser podados, isto é, aparados desbastados, purificados, para crescermos. Permanecer em Jesus é estar perto Dele na oração, na Palavra, nos Sacramentos, no Serviço ao irmão, tudo fazendo por amor a Ele. - Você se sente como um ramo  ligado à  árvore que é Jesus? – Você tem intimidade com Deus? – Os frutos que você tem oferecido ao mundo são frutos doces ou amargos? – O que precisa acontecer para que você dê frutos melhores? -  Você acha que tem permanecido em Jesus e Ele em você?


Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário