.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de maio de 2015

A Palavra de Jesus tem força-Helena Serpa

05 de Maio - Terça - Evangelho - Jo 14,27-31a

Atos 14, 19-28 – “abrindo portas da fé ”
 Ancorados no poder do Espírito Santo e, entregues à graça de Deus, os discípulos de Jesus continuavam a Sua pregação, mesmo no meio de cadeias e tribulações. Deste modo, eles se ajudavam mutuamente e exortavam uns aos outros para que permanecessem firmes na fé conscientes de que para entrar no reino de Deus teriam que passar por muitos sofrimentos.   A experiência com Jesus ressuscitado fez com que Paulo e os outros discípulos atravessassem as maiores dificuldades a fim de anunciar o reino de Deus sem desanimar diante dos obstáculos. Eles se amparavam e, para proteger um ao outro, usavam de estratégias as mais diversas. A solidariedade entre eles se revelava nos perigos que enfrentavam para socorrerem uns aos outros, encorajando-se mutuamente com palavras de alento, pois tinham consciência do chamado de Jesus para cada um: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus”.  As suas grandes armas eram a confiança em Jesus, a oração e o jejum. Eles estavam sempre reunidos, em comunidade, partilhando de tudo o que Deus realizava por meio de cada um na missão que desempenhavam. Assim sendo, a Igreja crescia e as portas da fé eram abertas para os pagãos. A experiência dos discípulos serve de modelo para nós, hoje, na missão que temos de levar o Nome de Jesus a todas as nações. Nós precisamos estar muito convictos de que nunca teremos a paz à moda que o mundo dá. A paz que o mundo dá é convite à acomodação, à boa vida, às coisas fáceis e nós somos chamados (as) a nos desinstalar, a nos despojar, a orar, jejuar, porque somente assim as portas da fé se abrirão também para a nossa família, os nossos amigos e todos àqueles (as) a quem pretendemos e precisamos evangelizar. - Qual o exemplo que Paulo e os outros discípulos deram a você hoje nesta leitura? – Você prestou atenção à solidariedade dos discípulos? – Você é uma pessoa solidária? – Você é capaz de correr risco porá ajudar a alguém? – Qual tem sido a sua grande arma para anunciar Jesus? – Qual a característica primeira de um bom evangelizador? – Como você tem evangelizado? 
Salmo 144 -  “Ó Senhor, vossos amigos anunciam vosso reino glorioso”
 Evangelizar é espalhar os prodígios de Deus entre os homens a fim de que todos percebam que o reino de Deus é para sempre e que nós podemos experimentá-lo desde já. A boca que canta a glória do Senhor transmite a graça de Deus de geração em geração. Você sabia que quando você canta louvores ao Senhor você espalha a glória de Deus fazendo com que ela alcance àqueles (as) que já se foram e os (as) que ainda virão?
Evangelho – João 14, 27-31 – “A Palavra de Jesus tem força”
 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo”! A paz que Jesus nos prometeu é real, pois Ele o fez com o poder da Sua Palavra que é muito diferente das palavras sem consistência dos homens.   A Palavra de Jesus tem força e se realiza em cada momento em que é proclamada com Fé. Por isso, precisamos estar bem cientes de que Jesus veio nos dar a paz real e não apenas a paz de palavras vazias. No mundo a nossa concepção de paz se fundamenta apenas por meio de sugestões que são divulgadas em slogans, palavras soltas, discursos políticos, demagogia, mas que nem sempre acontece. Jesus foi muito claro e não enganou a seus discípulos nem os deixou temerosos  com palavras de esperança : “Vou, mas voltarei a vós.” Assim também Ele faz conosco e através da Sua Palavra nós podemos assumir uma mensagem de otimismo e de esperança. “Se me amásseis ficaríeis alegres porque vou para o Pai.” Aprendendo com Jesus nós também podemos transmitir por meio da nossa boca palavra de conforto e de paz para as pessoas com as quais nós nos encontramos. Há, porém, uma necessidade de que as nossas palavras também sejam uma  expressão do que o nosso coração deseja para que sejam consideradas verdadeiras. Nunca poderemos em Nome de Jesus enganar os nossos irmãos e fingir que estamos lhes desejando paz quando no nosso coração rumina o ódio. Se, porém, cultivarmos dentro de nós sentimentos verdadeiros, nós também conseguiremos levar esperança para o nosso próximo e estamos fazendo com que a paz de Jesus, que é real,  aconteça na sua vida.    - Você tem conseguido viver em paz? – Você transmite aos outros a paz que você possui no coração? – Você tem transmitido esperança para as pessoas   – Você vive a paz de Jesus ou na paz do mundo?


Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário