.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Trabalhem por um alimento que produza vida eterna-Claretianos

20 de abril
SEGUNDA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2015
Sulpicio, Edgardo

Atos 6,8-15: Não conseguiam se contrapor à sua sabedoria
Salmo 118: Feliz de quem caminha na vontade do Senhor
João 6,22-29: Trabalhem por um alimento que produza vida eterna.

22 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar percebeu que Jesus não tinha subido com seus discípulos na única barca que lá estava, mas que eles tinham partido sozinhos. 23 Nesse meio tempo, outras barcas chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças. 24 E, reparando a multidão que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, entrou nas barcas e foi até Cafarnaum à sua procura. 25 Encontrando-o na outra margem do lago, perguntaram-lhe: Mestre, quando chegaste aqui? 26 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. 27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal. 28 Perguntaram-lhe: Que faremos para praticar as obras de Deus? 29 Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou.

COMENTÁRIO

Jesus e seus discípulos passam, dos arredores de Tiberíades, à cidade de Cafarnaum. Ao amanhecer o povo que havia participado da multiplicação dos pães, ao não encontra-los, vai busca-los. Jesus os questiona então o interesse em busca-lo: estavam mais preocupados pelo alimento que por seu ensinamento. E enfatiza: “A única obra que Deus quer é que creiam naquele que ele enviou”. Que significa para um judeu crer em Jesus, mais ainda, crer naquele que foi enviado por Deus? Crer em Deus Pai e seu enviado significava não esperar tudo dele em forma passiva, mas comprometer-se em união com outros a mudar a própria situação fazendo experiências de fraternidade.
Hoje, muitas instituições religiosas e sociais fazem com grande facilidade do assistencialismo a sua bandeira, deixando essa prática órfã de toda intenção superior.
A Palavra de Deus exige que revisemos se nossas práticas pastorais são dedicadas somente a resolver as necessidades imediatas, sem gerar processos organizativos e consciência crítica ante as causas da injustiça. A missão dos cristãos é chamada a gerar um equilíbrio entre assistência e formação, entre ajuda solidária e ação pela justiça. Somente assim ajudaremos o povo a recuperar a dignidade e sair das dependências a que ontem e hoje estiveram submetidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário