.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 14 de abril de 2015

-A PAZ ESTEJA CONVOSCO-José Salviano

3º DOMINGO DA PÁSCOA

Evangelho - Lc 24,35-48


19 de Abril de 2015
Ano B
PRIMEIRA LEITURA

         Pedro, em seu enérgico sermão, acusa os judeus pela morte de um inocente, O Filho de Deus que só fez o bem, que veio ao mundo para nos salvar, e não para nos condenar.   Pilatos até soltaria Jesus. Mas os judeus insuflados pelos líderes religiosos, gritavam: Crucifica-o! Crucifica-o!
         Os judeus com as mentes programadas pela elite judaica, preferiu que se soltasse um assassino,  e  condenasse a morte o Santo, o Justo!
         Meus irmãos, minhas irmãs.  Isso acontece nos nossos dias. Quantos que lesam os direitos do contribuinte que se apoderam do dinheiro público e logo estão soltos, e ninguém fala mais nisso? Acompanhe os noticiários e você verá e entenderá, que os inocentes estão sendo condenados à morte ( nos assaltos ), condenados ao descaso, à falta de moradia, de água, de eletricidade a preço justo, enquanto os mesmos, desfrutam de regalias para si e para seus familiares. O catequista não pode se calar diante de tanta vergonha, de tanto desmando, de tanta injustiça!
SALMO
         Clamemos ao Senhor nosso Deus, porque somente Ele pode nos aliviar dos nossos sofrimentos e aflições. Clamemos ao Deus todo poderoso e misericordioso, pois Ele não se alegra com o nosso sofrer.  Entregamos a nossa vida nas mãos de Deus, e confiemos na sua proteção. Pois somente Ele pode nos livrar das mãos dos malfeitores.

SEGUNDA LEITURA
         Paulo nos recomenda a não pecar.  Aqui vamos lembrar um "pecadão" que nos passa despercebido pois o consideramos um "pecadinho",  e para o qual ficamos despreocupados,  achando mesmo que nem estamos pecando. Estamos falando do PECADO POR OMISSÃO.  O pecado daquele que não é contra nem a favor, daquela que não questiona a realidade e afirma que não quer fazer fofoca, mas na verdade não quer é se envolver com os problemas, sociais: Do país, do estado, do município, da sua cidade, do seu bairro, da sua rua e da sua  própria família.  Fofoca é uma coisa, denunciar é outra bem diferente e necessária a todos aqueles que querem consertar a convivência aqueles que querem ser imitadores de Cristo.
         O pecado por omissão é muito grave e envolve muita gente santa. Pois com a intenção de  não cometer pecado,  o cristão a cristã atuante acaba não agindo de forma adequada na transformação social. Pois não toma nenhuma posição, não denuncia as injustiças, não testemunha a favor do bem, não ajuda e não atrapalha o desenrolar das mazelas humanas, não querem nem saber do que vai pelo mundo, não estão nem aí, não são contra nem a favor, muito pelo contrário. 
         Tais pessoas que se consideram santas, na verdade, estão agindo como OS INDIFERENTES.  Não são quentes nem frios, são mornos. Isso é um grande perigo! Isso não é do arado de Deus!
         Qual seria a solução? Quais os conselhos que poderíamos aqui dar a esses nossos irmãos?
Primeiro: Estar diariamente sintonizados aos noticiários.
Segundo: Interessar-se pelos problemas sociais. Os problemas dos sem terras, dos sem tetos, daqueles que são excluídos, pois eles são nossos irmãos. Lembrete: "Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo".  É se ligar também nos problemas dos irmãos que sofrem injustiças,
Terceiro: Pelo amor de Deus e dos irmãos! LEIAM O TEXTO BÁSICO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE!  Através dele, você, catequista, passará a ser melhor informado sobre os problemas da nossa existência, os problemas da nossa realidade social, nos quais estão ocorrendo muita falta de amor ao próximo, muita injustiça! Porque, prezado catequista,  você não pode estar ALHEIO aos problemas que estão em sua volta, e que podem atingi-lo, atingi-la de frente a qualquer momento, como é o caso da saidinha de banco, das invasões de residência entre outros. Você passará a saber que o nosso país é o maior consumidor de drogas, especialmente o CRACK.  Aquele que está alheio, está alienado, está indiferente!  E isso é a pior praga, o pior vírus que pode afetar, ou infectar a nossa mente!
         E por que os jovens buscam o delírio nas drogas? É porque não  sabem que o melhor delírio é a experiência com Deus! E eles  não sabem disso porque ninguém veio lhe dizer.  Ninguém se interessou a ir até a periferia, até as favelas, até os indígenas, aos pescadores, os quilombolas, para lhes contar quão é maravilhosos viver com Cristo! Estamos omitindo, estamos deixando de fazer o que deveríamos fazer, que seria, dar a nossa contribuição para um mundo melhor.
         Portanto, somos culpados pelo destino do mundo atual. Somos responsáveis de tanta desgraça, de tanta loucura, de tanta violência. Porque somos PECADORES POR OMISSÃO!
         Desculpem até parecem que estamos julgando os omissos! Nada disso.  Somos todos irmãos. e precisamos sair do nosso conforto e ir à periferia, e falar na linguagem daqueles nossos irmãos. CHORAR COM OS QUE CHORAM, E RIR COM OS QUE RIREM. (CF. 2015).
         Meus irmãos. Veja o DVD da CF. 2015, se por acaso vocês ainda não fizeram isso. Se já o fizeram parabéns. Vejam de novo. Ele é riquíssimo...    

EVANGELHO 



         Exatamente como Jesus prometeu, ele cumpriu: "Assim está escrito: o Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia".
         E foi então que os dois discípulos estavam contando aos demais o que havia acontecido no caminho, relatando a experiência com o ressuscitado, e enquanto isso, o Próprio Jesus apareceu no meio deles, dizendo:  A paz esteja convosco!
         Meus irmãos e irmãs. É exatamente esta paz, a paz de Cristo, que estamos precisando nos momentos históricos em que estamos vivendo! Como se não bastasse a violência espalhada no meio de nós, nas ruas , nas nossas casas, temos de conviver com uma disputa pelo poder.  Temos de vivenciar uma condenação semelhante à condenação de Jesus que defendeu os pobres, os excluídos, os famintos, porém, não agradou a elite judaica. E infelizmente essa luta pelo poder nunca vai acabar. Porque quem está lá tem de sair para dar lugar a outros que se dizem mais justos, mais competentes... Acontece que para acabar com a corrupção social com os "lava a jatos" da vida, devemos lançar mãos da FORMAÇÃO MORAL E ÉTICA as quais deveriam começar pela família e ter sua continuidade na escola. Pelo menos isso. Porque em respeito ao laicismo, não podemos priorizar o ensino religioso de nenhuma religião nas escolas públicas.
         Mais infelizmente, por que isso não acontece, a solução das crises políticas e da injustiça social, da corrupção,  será sempre adiada porque se aqueles que estão no comando não são pelos menos a favor da moral e da ética, a gestão social sofrerá pois fica difícil diante de tanto dinheiro, e de tanta influência de outros experientes, manter-se honesto.
         Jesus ao ver os discípulos assustados,  disse: "Por que estais preocupados,  e porque tendes dúvidas no coração?"  Jesus enquanto Deus sabia que as dúvidas não acontecem no coração mas sim, no cérebro. Porém, Jesus num processo de inculturação,  usando uma forma de falar a mesma linguagem do povo, usou a palavra coração.  Do mesmo modo em que Ele respeitando a cultura daquela gente que acreditava que as doenças eram causadas por demônios e pelos pecados, concordava em afirmar que estava expulsando os demônios, (pois muitos dos demônios que Jesus expulsou, não eram demônios na acepção da palavra, mas sim epilepsia). Foi por isso que Ele disse ao paralítico: "Teus pecados estão perdoados" . Respeitando a cultura local e para provocar os líderes judaicos que se encontravam ali naquele momento.
OBJETIVOS DA APARIÇÃO DE JESUS
Poderíamos perguntar: Por que Jesus apareceu aos discípulos? Para assustá-los?  Jesus estava de brincadeira com seus amigos?
A REAÇÃO DOS DISCÍPULOS
         No primeiro momento, a reação dos amigos de Jesus, parece algo natural. Imagine que alguém da sua família que acabou de ser enterrado aparecesse a você!  Qual seria o impacto dessa experiência?   É sem dúvida um fantasma, um defunto, uma alma do outro mundo?
         Ao aparecer diante dos discípulos, Jesus tinha como objetivo acabar com as dúvidas sobre a sua ressurreição.  "Vede minhas mãos e meus pés. Tocai em mim. Fantasma não têm carne  e nem ossos  como estais vendo que eu tenho."
Jesus queria confirmar que Ele cumpriu com sucesso o plano do Pai, que foi anunciado pelos profetas, sobre a sua paixão , morte e RESSURREIÇÃO.
Jesus mostrou que a sua missão não acabaria com a sua experiência de morte, mas que ela deveria ter continuidade pelos discípulos, e por isso deu-lhe o poder de perdoar os pecados em seu nome.
Jesus declara que os discípulos e apóstolos a partir daquele momento, se tornariam testemunhas de tudo o que viu, e viveu. Mostrando ao mundo que Jesus não está morto, mas sim, está vivo e no meio de nós.
Caríssimos. Essa é a nossa meta, a nossa missão:  Sair pelo mundo anunciando o Evangelho a todas as criaturas. E nem sempre é preciso sair de sua cadeira, pois temos os recursos da Internet. 

Bom domingo. José Salviano.

4 comentários:

  1. PRECISAMOS NOS MEXER, E FAZER PREVALECER A PALAVRA DE DEUS E INCOMODAR OS PODEROSOS!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, muitas injustiças acontecem pela nossa omissão. Vemos tudo acontecer e nada fazemos justamente pela nossa fala de fé. Somos tal qual discipulos que veem mas não enxergam.

    ResponderExcluir