.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

-Joga a rede do outro lado-José Salviano

10 de abril- sexta-feira
João 21,1-14

         Estamos em plena celebração dos tempos pascais, o Evangelho nos mostra mais uma prova da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos refletir sobre três pontos:
a-Jesus prova que voltou a vida;
b-A pesca representa a luta pela sobrevivência;
c-E  Jesus os ordena a lançar a rede novamente, do lado direito.
         Jesus antes de subir ao Pai, provou por várias vezes que Ele havia voltado à vida, e vida gloriosa, para nunca mais morrer. E o fez com insistência nas mais variadas situações, nas quais, geralmente as pessoas não percebiam de início que era Ele. Também não percebemos quando Jesus se aproxima de nós. Quando o que estamos enfrentando, vivendo, se trata de uma manifestação da presença de Deus, a qual nos mostra a vontade do pai em nossa vida. Peçamos a Deus por Jesus, que nos mostre a presença do ressuscitado no nosso dia-a-dia. Deus fala sempre conosco pelos acontecimentos, mas nem sempre o vemos, o percebemos. "Aquele que come minha carne e bebe o meu sangue estará em mim e eu estarei nele".  Quando estamos vivendo em estado de graça, é constante a presença de Deus vivo em nossa vida. Só precisamos prestar mais atenção nos acontecimentos. Podemos notar sua força para que evitemos os pecados, a sua constante orientação dos nossos passos, e às vezes em pequenos acontecimentos que parecem não ter a menor importância.  Deus não nos abandona um só minuto.
         Naquele tempo e naquele lugar, a pesca era de grande importância para a sobrevivência daquele povo sofrido pela aridez do clima.
         Em nossos dias, a luta pela sobrevivência se torna cada vez mais difícil por causa de muitas coisas que nos tira o emprego. A informática, a internet, tira o emprego de muita gente. Quase tudo encontramos na Internet.  E isso desemprega muitos profissionais. Por  outro lado, as atipicidades climáticas como o efeito estufa, causada pelos abusos do próprio homem que destrói e maltrata a natureza, está dificultando a sobrevivência do ser humano. Inundações destruidoras, geadas, chuvas em lugares desertos (Atacama), secas em outros lugares onde sempre chovia regularmente...  Tudo isso demonstra a nossa irresponsabilidade, o mau uso da nossa liberdade.
         Só nos resta seguir a orientação do Mestre para insistir no lançamento da rede, porém de outro modo de outro jeito, do lado direito. É o Mestre que nos orienta na caminhada da pesca de almas. Quando não conseguimos  nada na tentativa  de converter o nosso irmão, precisamos mudar de método, esperar o momento psicológico, o momento oportuno para dizer a palavra certa. Porém, não devemos desistir.  Os  pescadores haviam jogado a rede por todos os lados e nada! Porém, quando Jesus os mandou jogar a rede do lado direito, tudo aconteceu, tudo deu certo. Será que o problema era o lado? Não! O problema era que JESUS FAZ A DIFERENÇA. Quando estamos na presença de Jesus, tudo dará certo.  "Sem mim nada podereis fazer!" "...Se tieres fé podereis fazer tudo o que eu faço".
          Fica muito mais fácil converter o irmão quando estamos com Cristo, e Cristo está em nós. É mais fácil confortar o nosso irmão, a nossa irmã em desespero, nos momentos de dor, de crise de fé, quando nós, estamos em Cristo e Cristo em nós. Desse modo conseguimos sem muito esforço, envolver o nosso irmão, com o magnetismo da presença de Jesus na nossa pessoa. Nem é preciso muitas palavras. Só a nossa presença, ou melhor, a presença do ressuscitado, o nosso irmão já SENTE A DIFERENÇA!

Vá e faça o mesmo.   Bom dia, José Salviano.

Um comentário:

  1. José Salviano, estou muito feliz pelas suas reflexões evangelizadoras também durante a semana; junto com esta equipe abençoada por Deus. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir