.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

É preciso nascer de novo-Claretianos

13 DE ABRIL
SEGUNDA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2015
Martim, Hermenegildo

Atos 4,2,3-31: E todos ficaram cheios do Espírito Santo
Salmo 2: Ditosos os que se refugiam em ti, Senhor
João 3,1-8: É preciso nascer de novo.

1 Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele. 3 Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus. 4 Nicodemos perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez? 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. 6 O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. 7 Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.

COMENTÁRIO


No interior do coração de Nicodemos existe uma preocupação que, apesar de ser judeu, não pode esconder. O que faz e propõe Jesus tem muita relação com um Deus muito próximo ao querer dos seres humanos. Por isso se atreve a chama-lo Rabi ou Mestre. Porém, o próprio Jesus lhe faz saber que a única forma de aproximar-se do Deus por ele anunciado é através de um renascer no mais profundo que possibilite assumir uma nova atitude na vida.
Aos judeus do tempo de Jesus não deixa de surpreendê-lo a forma como este anunciam, ensina a respeito do reino. E ele os adverte que se não se tem o desejo de querer ser uma pessoa nova, esse reino estará distante. Assim aconteceu já a Nicodemos e o sente porque em seu agir começou a refletir a vontade de Deus, com quem se identificará na medida que realize suas obras. Em nossas comunidades há muitos Nicodemos. Tocados pela graça do Senhor, aproximam-se querendo clarificar seu posto em uma estrutura que os aliena. Estão desejosos de conscientizar-se da paternidade de Deus e ter definido se desejam ser filhos ou não. Nicodemos é também a voz de toda a comunidade que tem necessidade de encontrar um caminho de conversão, sem se importar o que era antes. Que força se deve ter dentro de si para converter-se? Essa força interior é dada por Deus se lhe abrirmos o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário