.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de março de 2015

-VOCÊ JÁ CONHECE JESUS?-José Salviano

5º DOMINGO QUARESMA

22 de Março de 2015
AnoB

Evangelho - Jo 12,20-33


PRIMEIRA LEITURA – O profeta Jeremias está anunciando a Nova Aliança que virá com Jesus. Uma Aliança nova, diferente daquela feita com os Hebreus, os quais a violaram. Na Nova Aliança, a Lei não será escrita em tábuas de pedra, mas sim, nas mentes de todos, e o mundo inteiro ouvirá falar de Jesus, e passará a conhecê-Lo.
SALMO 50 –Este lindo salmo é o que devemos rezar todos os dias na hora de deitar. É por ele que recorremos à imensidão do amor de Deus para que em sua infinita misericórdia, tenha piedade de nós, que somos miseráveis pecadores diários.

SEGUNDA LEITURA -  Jesus se dirigia constantemente ao Pai em orações fortes, nas quais demonstrava sua plena obediência àquele que o trouxe ao mundo para a execução do seu Plano de Salvação da humanidade.  Jesus mesmo sendo Deus, "...eu e o Pai somos um"  sentia  a necessidade de rezar. E nós? Miseráveis pecadores? Nós precisamos primeiro pedir o perdão do Pai várias vezes por dia, pois pecamos também muitas vezes diariamente. E nós? Seres limitados, incompletos e cheios de defeitos e vícios, por que não recorremos mais vezes ao Todo Poderoso para nos completar em nossas imperfeições?
         Rezar é carregar a nossa bateria com o amor de Deus, é beber da fonte de água pura que nos fortalece para os tropeços da caminhada, nos abastecendo de sua força que nos encoraja, nos alegra, nos anima, nos dá esperança, e nos fortalece para  enfrentar os perigos do dia a dia, para nos guiar pela estrada dessa vida, e para aliviar os nossos sofrimentos desse vale da lágrimas.
Orar a Deus é uma experiência agradável, um momento de êxtase, de paz, de ternura nos braços do Poderoso Pai que nos ama e quer que façamos isso. Deus sabe de tudo o que nós precisamos. Porém Ele quer que o peçamos. "Vigiai e orai sem cessar" "O espírito está preparado mais a carne é fraca." "Aquele que pede recebe".  Tudo é mais difícil, mais complicado, na vida dos que não rezam.  Já para aqueles que se comunicam com o poder divino várias vezes ao dia, não fica livre dos problemas existenciais, porém, têm a força de Deus para a solução dos mesmos, e sua vida fica mais suave, sem as preocupações, as ansiedades, os medos dos que não recorrem à proteção divina. Rezar é falar com Deus. Falar com Aquele que pode tudo, é entrar em contato com um Pai que nos ama com amor de mãe multiplicado. E mais. Para esse Pai que não desiste de nós, NADA É IMPOSSÍVEL!  Então, o que você está esperando? O que impede você de rezar agora neste momento? Nem precisa ajoelhar-se, nem gritar, basta só elevar seu pensamento a Deus que vê tudo! Que sabe tudo, e que está esperando a sua iniciativa...
         Quanto mais rezamos mais encontramos o sentido da vida, a qual passa ser colorida.  Rezar é acima de tudo absorver a energia divina para enfrentar as armadilhas do maligno.  Com orações, vencemos as tentações, e vivemos libertos do poder do mal. O mundo em nossa volta pode estar de cabeça para baixo, mais o nosso barco viaja em águas tranqüilas. É como estar no centro, ou miolo  do furacão. O poder da oração nos faz suportar a dor, a doença, e  mais:  Nos tira o medo da morte!  Vamos, meu irmão! Reza! Não tenha preguiça, nem vergonha. Fica de bem com seu Pai, fala com Ele, mas faça isso agora mesmo!...

EVANGELHO

Domingo passado, foi Nicodemos quem desejou conhecer de perto o Filho de Deus. Hoje a liturgia nos mostra que os gregos queriam conhecer Jesus.
E você já conhece Jesus? Você já leu o Evangelho? Já leu alguma reflexão ou explicação do Evangelho? Você acredita que Jesus é Deus?
Já sei. Sua desculpa é dizer que tem um emprego e precisa sustentar sua família.  Ou você sendo jovem precisa estudar para as provas, fazer os trabalhos... Mas eu acho meu caro que o que o impede  mesmo de ir ao encontro de Jesus como aqueles gregos, o que o impede de ir à missa, de rezar,  não é bem isso.  O que o impede de rezar é a influência daqueles seus "amigos". Você deve estar pensado: O que os meus amigos vão dizer?
A vontade daqueles gregos de conhecer Jesus não foi uma coisa meramente por acaso. Mais eles foram atraídos assim como você e eu, somos atraídos diariamente pelo próprio Jesus. "Ninguém vai ao Pai sem que o Filho o atraia".  E o mais curioso é que a resposta de Jesus aos discípulos parece não ter nada a ver com os gregos. Mas na verdade, Jesus marcou a hora da entrevista com os "curiosos" e com todos nós.  Jesus fala da hora em que o Filho de Deus ia ser glorificado. Ele se compara com um grão de trigo que para se multiplicar e produzir mais vidas, ele tem de morrer, assim como cada um de nós tem de se entregar por um objetivo maior, um objetivo supremo, sublime e missionário. Pois precisamos morrer para nós mesmos para vivermos de verdade. Cristo morreu, se ofereceu ao Pai em holocausto, pelos nossos pecados. Nós também, em retribuição a Ele, devemos morrer para nós, para os nossos instintos desregrados e com a pessoa errada, morrer para o nosso egoísmo,  para o consumismo desenfreado, e entregar-nos ao projeto de Deus, entrega-nos ao o seu Plano da salvação. 
E os gregos que queriam ver Jesus? Ah! Eles, assim como todos nós, só podemos conhecer Jesus de perto, aderindo ao seu projeto, imitando  a sua trajetória de vida, continuando a sua missão, seja num projeto missionário, catequético-paroquial, ou simplesmente seja dando o nosso testemunho a nossa família, aos nosso amigos, aos nossos colegas de trabalho, em fim, ao mundo todo.
A resposta de Jesus ao desejo daqueles gregos de conhecê-Lo não pareceu mesmo um resposta. Jesus poderia ter dito: Beleza, são mais uns fãs que querem uns autógrafos! Manda vir estou esperando.
Nada disso. O que O Filho de Deus quis  nos dizer, é que o fato  de conhecer Jesus, de ter intimidade com Jesus em momentos de meditação, de orações intensas e sinceras, tudo isso é muito bom. Ou melhor, é indispensável à nossa salvação. Porém, isso só não basta. Pois aquele ou aquela que se esforça para estar com Jesus, para conhecê-lo melhor, para ter experiência com Ele, indo à missa diariamente, participando da Eucaristia, rezando bastante mas não levanta uma palha para levar esse mesmo Cristo ao irmão, está fazendo ou tendo uma prática da fé pela metade. Isto porque a prática da nossa fé não pode nem deve ser individualista.  Comungar, rezar bastante, porém sem se importar com o irmão, com a irmã, é estar cuidando apenas da sua própria salvação.
Nós podemos exalar o perfume do Céu ou a podridão do inferno (Helena Serpa).  O verdadeiro cristão é aquele que transpira o amor de Cristo. É aquela pessoa que se importa com o outro. Que dá atenção ao carente, ao solitário, e não somente àqueles e àquelas que são do seu nível sócio-econômico.  Mas é bom ter o cuidado com os carentes, pois ao dar-lhes um sorriso, uma palavra amiga, eles podem interpretar como se fosse uma "cantada", ou podem se apegar de forma incontrolável à nossa pessoa. Sejamos como Jesus sugeriu: Simples como a pomba, mas prudentes como a serpente.  Mas sejamos caridosos, sejamos espelho do amor de Jesus.       

Meu amigo, minha amiga. Hoje Jesus está atraindo você e eu para aderir a Ele, para negar a nós mesmos e segui-lo.  Jesus está nos propondo a não nos apegar demais a nossa vida terrena, para desse modo ganharmos um dia a vida eterna!


Bom domingo.


José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário