.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Uma conexão com o passado, mas algo totalmente novo-Diac. José da Cruz


QUARTA FEIRA - ANUNCIAÇÃO DO SENHOR 25/03/2015
1ª Leitura Isaias 7, 7-14
Salmo 39/40,8 a “ 9 a “Então, eu disse: ”Fazer a vossa vontade ,meu Deus, é o que me agrada”
                                 Evangelho Lucas 1, 26-38
                           “Uma conexão com o passado, mas algo totalmente novo”
Hoje é Festa da Anunciação do Senhor! O Anjo do Senhor não joga todo o passado e a tradição de Israel por água abaixo, para começar algo inédito. Há na mensagem Angelical uma continuidade e uma descontinuidade em relação a História de Israel.
O mesmo Deus que agiu outrora no passado, ungindo o grande Rei Davi e a toda Casa de Jacó, vai agora agir na menina de Nazaré. Maria, muito bem catequizada pelos seus pais Joaquim e Ana, conhece as profecias, sabe da História do seu povo, e sabe muito bem da grande esperança presente no coração deste povo do qual ela faz parte, sobre a vinda do Messias. Maria não caiu de repente de pára-quedista na História das Salvação para dizer cheia de orgulho “Agora é que a verdadeira Salvação vai acontecer...” A Humildade de Maria é de uma pessoa que sabe muito sobre o Deus da Aliança, e que em sua Fé inabalável , quer lhe dar o melhor e tudo de si. Não há ruptura com todas as ações Divinas realizadas até agora para o bem do Povo de Deus. O que há de novo é que, na anunciação a Maria, começa o tempo novo, quando as promessas Divinas serão realizadas e tal realização é do próprio Deus. No passado Deus serviu-se dos Santos Homens para serem seus anunciadores, através dos quais Deus fez acontecer maravilhas, agora é ele próprio que vai agir, sem intermediário...Porém, com a especial e importantíssima colaboração de Maria. A mensagem pode ser assim traduzida “Posso fazer o meu filho ser gerado no seu ventre?”. Que coisa grandiosa e inenarrável, Deus Todo Poderoso e Onipotente, pede licença a Maria, está precisando fazer algo grandioso em benefício de toda Humanidade, e precisa muito da colaboração daquela Menina... Deus poderia fazer Maria entrar em transe, adormecê-la com o seu poder e durante o transe colocar o germe Divino em seu ventre, as explicações poderia dar depois…Mas não! Maria participa, questiona, interroga, expõe suas dúvidas. Deus joga limpo!
Deus explica, através do anjo, qual é o seu plano, mostra a Maria que tudo aquilo que ela e seu povo esperaram e creram, vai agora se cumprir. A menina de Nazaré demonstra uma confiança inabalável e aceita mudar todos os seus planos, esvaziar-se de si mesma, dos seus sonhos e anseios de uma adolescente judia, que estava às vésperas do seu casamento com o noivo José. “Eis aqui a Escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa Palavra”. Guardadas as devidas proporções, e tendo-se a consciência de que Maria está acima de todos os Santos e apenas abaixo de Deus, essa proposta de colaborar com a obra da Salvação continua hoje sendo feita á homens e mulheres de Fé, que conhecedores da Sagrada Escritura e iluminados pela Luz do Espirito Santo, são convidados a tantas tarefas que contribuem com a Salvação, na Comunidade, na Família e na Sociedade. Há também os famosos “cargos” nos trabalhos pastorais, cansativos e desgastantes, mas que podem nos tentar a aplicar nossos míseros planos de ambição, fama, prestígio e poder. Quanto mais importante o cargo que ocupamos na Comunidade, Pastoral ou Movimento, deixemos de lado tantos sonhos de grandiosidade e ambição, digamos como a menina de Nazaré, “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra”. E sejamos como Maria, toda de Deus e toda dos irmãos e irmãs, colocando-nos em humilde serviço. Salve Maria!. (Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP – E-mail cruzsm@uol.com.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário