.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Um de vós vai me trair-Claretianos

QUARTA-FEIRA, 1 DE ABRIL DE 2015
Hugo

Isaías 50,4-9: O Senhor me ajuda
Salmo 68: Senhor, em tua bondade escuta-me
Mateus 26,14-25: Um de vós vai me trair.

14 Então um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e perguntou-lhes: 15 Que quereis dar-me e eu vo-lo entregarei. Ajustaram com ele trinta moedas de prata. 16 E desde aquele instante, procurava uma ocasião favorável para entregar Jesus. 17 No primeiro dia dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Onde queres que preparemos a ceia pascal? 18 Respondeu-lhes Jesus: Ide à cidade, à casa de um tal, e dizei-lhe: O Mestre manda dizer-te: Meu tempo está próximo. É em tua casa que celebrarei a Páscoa com meus discípulos. 19 Os discípulos fizeram o que Jesus tinha ordenado e prepararam a Páscoa. 20 Ao declinar da tarde, pôs-se Jesus à mesa com os doze discípulos. 21 Durante a ceia, disse: Em verdade vos digo: um de vós me há de trair. 22 Com profunda aflição, cada um começou a perguntar: Sou eu, Senhor? 23 Respondeu ele: Aquele que pôs comigo a mão no prato, esse me trairá. 24 O Filho do Homem vai, como dele está escrito. Mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido! 25 Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: Mestre, serei eu? Sim, disse Jesus.

COMENTARIO

Hoje a Palavra de Deus nos lembra a traição de Judas. Existem dúvidas a respeito de Judas: Que ele pretendia ao trair o mestre? Fazia parte de uma estratégia para forçar o messianismo de Jesus? Judas havia entendido o projeto do Mestre? Seriam muitas as perguntas em torno do tema, o certo e que na comunidade dos Doze nem todos tinham convicção a respeito do projeto de Jesus e essa diversidade é respeitada por Jesus.
Toda traição está ligada a um projeto. A traição chega na medida em que alguém deixa de estar de acordo com o projeto no qual se havia comprometido. Por isso entrar no projeto às cegas ou sem entender seus princípios e finalidade é preparar traições em cadeia. Ainda que o projeto de Jesus tivesse um conteúdo divino, por refletir a proposta de Deus e dele recebesse sua força, ele continua submetido às leis do comportamento humano. Deus jamais violenta a liberdade para evitar que seu projeto seja traído.
Nestes dias santos, oremos por nossas comunidades eclesiais e nossas famílias, pequenas comunidades, para que Deus nos mantenha sempre fiéis e leais, unidos com vínculos de amor, de acolhida e de verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário