.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de março de 2015

“NÃO VIM PARA ABOLIR A LEI MAS PARA DAR-LHES PLENO CUMPRIMENTO.” Olívia Coutinho

 
DIA 11 de Março de 2015
 
Evangelho de  Mt 5,17-19
 

Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivência do amor! E o que Jesus nos pede constantemente é que amemos uns aos outros com o mesmo amor que Ele nos ama!

O amor, quando vivido na prática, gera vida, nos une como irmãos, nos torna testemunhas vivas do amor de Deus no mundo, nos possibilita  viver a nossa humanidade de forma divina!

No evangelho de hoje, Jesus nos ensina  o caminho que devemos percorrer, se quisermos de fato, fazer parte do reino dos Céus, que é  o caminho do amor!
“Se a vossa justiça, não for maior que a justiça dos mestres da lei  e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus.” Mt5,20.  Ao contrário do que muitos daquela época pensavam,  Jesus não veio abolir as leis, pelo contrário, Ele veio aprimorá-las! A sua interpretação dos mandamentos, torna explícita a intenção de Deus, que não quis somente nos deixar mandamentos, mas  nos oferecer, por meio de Jesus, diretrizes precisas e importantes para a nossa caminhada rumo a eternidade.  
No pensamento, está a raiz de todo pecado, e Jesus  vem nos ensinar como cortar este mal pela raiz, que é eliminando tudo que pode nos levar a tirar a vida do outro, o que não se faz somente com armas, mas também com atitudes.
O antigo Testamento diz:  “não matarás”, Jesus diz o mesmo, porém, de forma diferente, ao invés Dele dizer: não matarás, Ele  nos convidar a amar! “Amem-se uns aos outros." O amor  é a arma que bloqueia toda ocasião de pecado, pois, quem ama não mata, não escandaliza o outro, preserva a família, perdoa, respeita o que é do outro, enfim, faz a vontade de Deus.
O texto nos alerta sobre o perigo de nos deixar contaminar pela mentalidade farisaica, ainda presente nos dias de hoje, até mesmo dentro de instituições  religiosas. O legalismo  é um instrumento de alienação e opressão, que tem como maior objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto o povo está voltado para o  cumprimento de tantas regras, leis, os que detêm o   poder, sentem-se  livres para praticarem seus atos contrários ao projeto de Deus, um projeto que tem como prioridade, a vida humana!
As leis de organização social e religiosas só têm validade se forem elaboradas em favor da vida. E Jesus veio para promover a justiça, libertar e fazer desabrochar a vida. Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre  deixou claro que a vida  deve estar  acima de toda e qualquer  lei!
 O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, não entra em decadência. Jesus nos deixa este  mandamento, no sentido de destacar  a importância do amor na vida de cada um de nós,  o que não se trata de uma recomendação e muito  menos de uma lei imposta por Ele , mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele.  
Quem ama, obedece todos os  mandamentos e ensina o outro a cumpri-los, com o seu testemunho de vida! Este, diz Jesus: Será considerado grande no Reino dos céus!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. AMÉM! Sejamos portanto obedientes por amor! Seremos sábios e inteligentes e logo, teremos nosso lugar no céu!

    ResponderExcluir
  2. Não é uma recomendação o que JESUS nos pede, é a condição para que ELE venha morar em nós! Comunhão mais perfeita é a que fazemos com o NOSSO SENHOR! Voltarei sempre aqui, pois amei o blog!

    ResponderExcluir