.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 26 de março de 2015

JESUS EM BETÂNIA SE DESPEDE DE SEUS PRECIOSOS AMIGOS – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Segunda-feira, 30 de março de 2015.
EVANGELHO DE Jo 12,1-11

         Jesus era muito amigo de Marta, Maria e Lázaro, aquele que Jesus ressuscitara. A casa deles era o lugar em que Jesus ia para descansar, quando se sentia muito cansado ou queria se isolar um pouco da multidão. Lá, Ele se sentia “em casa”, afinal eram amigos e amigos de verdade. Jesus sentia-se bem com esses amigos, os quais Lhe dedicavam muito amor, carinho, afeto... Jesus era respeitado, amado, bem tratado, havia entre eles atenção e caridade. Lá, Jesus podia reclinar a cabeça e descansar um pouco!
Jesus foi a Betânia seis dias antes da Páscoa, como se estivesse se despedindo dos seus queridos amigos. Em agradecimento a Jesus foi servido para Ele uma refeição em sua honra, pois o Jesus amigo havia ressuscitado há pouco tempo seu querido amigo Lázaro. A refeição é o momento de se alegrar, partilhar a vida, demonstrar gratidão, é encontro, é festa, é amizade. O fato de Lázaro estar junto, comendo, provava que ele realmente estava vivo, que sua ressurreição era verdadeira.
 Verificamos neste evangelho que houve uma refeição que significa a alegria da ressurreição e a unção lembra o sepultamento de Jesus.
Maria, aquela que gostava de ouvir os ensinamentos de Jesus, irmã de Lázaro, pegou um perfume caríssimo, sentou-se aos seus pés, soltou seus cabelos e começou ungir os pés de Jesus e enxugá-los com os cabelos. (Uma mulher judia não podia, por decência, soltar os cabelos em público.) Dessa forma, Jesus foi ungido como um nobre cadáver, com esse gesto de Maria anunciava-se assim seu sepultamento.
O aroma do perfume que enche toda a casa opõe-se ao odor da morte. É o aroma da vida; a casa toda tem o aroma da vida, a vida nova da ressurreição, a plenitude da vitória de Jesus sobre a morte. O gesto de Maria lembra o intenso amor que devotava a Jesus. Podemos observar o grande contraste entre Maria e Judas: Em Maria, a esplêndida generosidade, em Judas, a atitude mesquinha de ladrão e hipócrita.
Jesus aceitou de bom grado o gesto de Maria e respondeu para Judas: “Deixai-a; ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura. Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis”.
Lázaro será perseguido de morte pelos judeus como o Mestre. No discurso de despedida de Jesus, ele disse: “o servo não é maior do que o seu Senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir” (15,20). A perseguição, a hostilidade se dirige não só a Jesus, o enviado de Deus, mas também a quem é testemunha viva de sua vitória.
A atitude de Maria mostra um reconhecimento pelo dom da vida que Jesus comunicara ao ressuscitar Lázaro: é o amor que responde ao amor. Maria deu uma demonstração de adoração, amor e gratidão, e O ungiu como antecipação de seu sepultamento, anunciou a morte-glorificação de Jesus. Ao derramar o seu perfume precioso e caríssimo nos pés de Jesus e enxugá-los com seus cabelos, ela entregava a Ele o que tinha de melhor, a sua vida, o seu amor, a sua adoração. Maria ofereceu o melhor para Cristo.  
Meus irmãos, vamos como Maria, Marta e Lázaro abrir a nossa casa para Jesus morar, abrir o nosso coração e o acolher para Ele fazer morada. Não vamos negar hospedagem para o Rei dos Reis, que humildemente serviu a todos, teve misericórdia, deu seu perdão, restaurou vidas, salvou a humanidade. Vamos dar o melhor para Jesus!
Infelizmente, são milhares de pessoas que negam hospedagem para Cristo em seus corações, mas se abrem para os vícios, violência, para as vaidades e prazeres do mundo. Quem não tem Deus no coração vive nas trevas, no deserto da infelicidade, tem um coração árido, vazio. Só o amor de Deus poderá preenchê-lo.
Amados irmãos, perfumar os pés de Jesus quer nos ensinar o serviço ao próximo, pois no Reino de Deus é maior aquele que serve. Aprendamos com Jesus e Maria nos colocar a serviço do próximo usando os dons que Deus nos deu.
Vamos refletir sobre, com quem você fica: com o serviço, a generosidade, o amor e gratidão de Maria ou a mesquinhez e egoísmo de Judas?
Senhor, eu quero todos os dias da minha vida perfumar seus pés dando o melhor de mim. Quero fazer da minha vida um gesto de amor, adoração, para exalar o seu perfume, onde eu estiver.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes Cury Macedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário