.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de março de 2015

“DESTRUIREI ESTE TEMPLO E EM TRÊS DIAS EU O LEVANTAREI!” – Olívia Coutinho.

3º DOMINGO DA QUARESMA
Dia 08 de Março de 2015
Evangelho de Jo2,13-25
A  cada dia desta nossa caminhada quaresmal,  vamos mergulhando cada vez mais no mistério do amor do Pai, ajustando os nossos passos nos de Jesus!
Como caminheiros da esperança, que caminha  rumo a uma nova Jerusalém, queremos saciar a nossa sede, bebendo  da água viva que jorra do coração misericordioso de Jesus!
A liturgia deste tempo especial, nos convida a percorrer o mesmo caminho que Jesus percorreu, um percurso que deve  ser marcado pelo acentuar da  nossa vida de oração, pelo jejum do pecado, pela  meditação da palavra de Deus e principalmente pelo nosso propósito de  conversão.
O evangelho de hoje, chama a nossa atenção para a importância de cuidarmos bem do nosso interior, de eliminarmos tudo que nos impede de fazer do nosso coração um templo sagrado onde Jesus possa habitar e agir no mundo através de nós!
No texto, podemos perceber claramente a indignação de Jesus diante a tamanha inversão de valores: um templo, isto é, um lugar de oração, onde deveria ser um local de encontro de irmãos, sendo transformado num lugar de comercio, de exploração! 
Indignado, Jesus age repentinamente expulsando os vendedores e os animais. O interessante, é que com as pombas, Jesus foi menos duro, não as expulsou, apenas pediu que as retirassem dali, certamente em respeito aos pobres, pois as pombas, eram as oferendas dos  pobres ao Templo!
É importante conscientizarmos de que a preocupação de Jesus, não era com o templo de pedra em si, e sim, com o templo de pedra viva que é a vida humana! Jesus conhecia a  esperteza dos guardiões do templo, sabia que eles aproveitavam aquela casa de oração para  explorar  o povo, principalmente os mais pobres, eram lobos vestidos de ovelhas!
Sempre que deparamos com este evangelho, é comum ficarmos centrados na atitude dura de Jesus ao expulsar os vendilhões do templo, e com isso não meditamos o cerne do evangelho, que é a apresentação de Jesus como o verdadeiro Templo de Deus! Jesus se apresenta como templo vivo de Deus, quando Ele diz: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei.” Com essas palavras, Jesus fez menção a sua morte e ressurreição. Ele se apresentava com o templo de Deus,  mas esta apresentação, não foi reconhecida por aqueles que estavam voltados somente para as coisas materiais.
Enquanto Jesus falava do templo vivo de Deus que era Ele mesmo, eles estavam voltados para o templo de “pedra”, ou seja, para as coisas materiais! O que pode acontecer conosco também, não reconhecermos Jesus como o Senhor da nossa vida, por estarmos voltados para as coisas materiais!
“O zelo pela casa do meu Pai me consumirá”, estas palavras, descritas nas escrituras, prenunciavam o caminho da Cruz que seria percorrido por Jesus! Hoje, nós sabemos que foi o seu zelo pelo o que é do Pai, isto é, o Zelo pelo o humano, que levou Jesus à morte! Sabemos também, que foi o amor do Pai pela humanidade, que ressuscitou Jesus!
A cultura dos tempos atuais nos induz a valorizar mais o externo, e assim, vamos deixando de cuidar do principal que é o nosso interior, é do nosso interior que vem o amor que nos une como irmãos! Façamos a diferença no mundo, transformando o nosso coração de pedra num coração de carne, nos comprometendo com a construção e a conservação do templo vivo de Deus que é o nosso coração! Cuidemos deste templo, cuidando uns dos outros, para que Deus possa fazer morada no meu e no seu coração!
 FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

 Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

Um comentário: